Connect with us

MUNICÍPIOS

Internauta registra chuva de granizo na cidade de São Pedro do Piauí

Publicado

em

Moradores de São Pedro do Piauí, a 107 Km de Teresina, foram surpreendidos na tarde desta quinta-feira (25) por uma chuva de granizo. Segundo o estudante Pablo Vale, o fenômeno durou apenas 20 minutos, mas foi tempo suficiente para destruir alguns telhados e derrubar árvores. A Casa Paroquial da cidade foi uma das que teve o teto arrancado. O estudante gravou um vídeo da chuva e enviou as imagens ao G1. No vídeo é possível observar que há algumas pedras de gelo sobre um telhado. O barulho delas caindo também é muito forte.

A meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, afirmou que este tipo de chuva não estava prevista, mas  explicou que precipitações desta natureza não são difíceis de ocorrer, pois pode surgir em dias com temperaturas elevadas quando ocorre a junção do ar quente com uma nuvem de tempestade localizada na atmosfera.

“Em um dia de calor, o ar quente sobe levando vapor de água para a atmosfera. Quando chega lá, este ar quente pode encontrar uma nuvem de tempestade que fica localizada a cerca de 15 km da superfície. Por conta da união de ar quente com o frio as gotas se formam e depois congelam. Dentro da nuvem, elas fazem movimentos de sobe e desce até ficarem pesadas e cair formando pedaços pequenos de gelo”, afirmou.

Segundo Sônia Feitosa, chuvas com granizo acontecem de forma isolada e sempre vêm acompanhas de ventania. “Acredito que a destruição dos telhados tenha sido provocada pelos ventos fortes que são característicos de chuva com granizo. Além disso, dependo do tamanho da pedra de gelo, o impacto dela ao cair pode ocasionar estragos”, comentou a meteorologista.

 

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS