Connect with us

Jacobina do Piauí

Campanha orienta mulheres de Jacobina do Piauí sobre o câncer de colo do útero e realiza exame de prevenção

Publicado

em

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, é neste mês que acontece a campanha ‘Março Lilás’, com foco na prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo. Em 2021, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, se tornando o terceiro tipo de câncer mais frequente na população feminina.

Diante desse cenário, a saúde pública tem fortalecido o trabalho de prevenção da doença. Em Jacobina do Piauí, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a campanha “Março Lilás”.

Segundo o secretário de Saúde, Gilmar Carvalho, além do trabalho de rotina nas UBS do município, foram realizados encontros com mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

“Nós iniciamos os encontros na terça (29), na UBS Emília de Jesus, na comunidade Juazeiro do Secundo. Na quarta-feira, dia 30, aconteceu na comunidade Vila Pedra Redonda. Nesses encontros acontecem palestras, a atualização do Cartão SUS e a realização do exame citopatológico, o papanicolau.”, disse, destacando a importância do trabalho preventivo. “A prevenção é a melhor alternativa, sempre. Como bem diz o nosso cartaz, prevenir é um ato de amor à vida.”, disse.

Hoje, quinta-feira, 31 de março, na cidade, aconteceu o Dia D da campanha. O primeiro momento aconteceu no Espaço Festa. A enfermeira Poliana Oliveira fez a abertura, falou sobre a campanha e os seus objetivos. “Os cuidados com a nossa saúde devem ser durante todo o ano, mas no mês de março acontece esse campanha, é um mês que a gente intensifica, tenta conscientizar ainda mais as mulheres sobre a prevenção e o combate ao câncer no colo de útero.”, disse, destacando a importância da realização do exame preventivo, o papanicolau, que deve ser feito periodicamente após o início da vida sexual.

Em seguida, acadêmicos do 10º período do curso de Enfermagem da UESPI de Picos ministraram uma palestra, em que abordaram sobre o câncer do colo do útero, conceito, quando fazer o exame, sinais e sintomas, diagnóstico, causas, tratamento, estágios do câncer do colo útero, com destaque para a prevenção com a realização do exame anualmente.

A universitária Marcilene Luz falou sobre o trabalho realizado em parceria com o município de Jacobina. “A ação de hoje é uma extensão do Projeto Cuidados Maternos e Neonatais. Visa a orientação quanto à importância da realização do exame citopatológico nas mulheres, assim como a realização do exame em si. Temos como objetivo a educação em saúde e a disseminação de conhecimentos necessários quanto a prevenção, cuidados e tratamento de patologias incidentes nas mulheres.”, disse.

Após a palestra, o educador físico Lázaro Manoel realizou um momento de alongamento e relaxamento com as mulheres. Também foi realizada a atualização do Cartão SUS dos presentes e foi servido um lanche. As mulheres, além de cuidar da saúde, também receberam brindes da Secretaria de Saúde.

O segundo momento da campanha, na cidade, foi realizado na UBS Gila Almeida, onde três salas foram preparadas para atendimentos às mulheres, com a realização do exame preventivo ao câncer de colo uterino, que visa detectar alterações nas células do colo do útero.

A dona de casa Neusa Maria, de 60 anos, foi uma das mulheres atendidas pela campanha em Jacobina. Ela elogiou a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Achei muito bom. A saúde tá de parabéns. Recebi muitas informações. Deu pra gente ficar bem entendido sobre o assunto.”, afirmou.

 

A família de dona Neusa tem casos de câncer no histórico família, por isso, ela dobra os cuidados. “Eu tenho esse cuidado, essa preocupação, porque na minha família já teve esses casos.  A minha vó paterna morreu de câncer de colo de útero. Uma tia minha teve câncer de mama. Costuma ter na nossa família. Por isso que eu me previno e gosto que todos também se previnam. É o certo que a gente deve fazer.”, acrescentou.

Na cidade, dentre outros, estiveram presentes, também, a secretária de Educação, Edliene Paula, o secretário da Juventude, Chico Abreu, os o presidente da Câmara, Francisco de Assis (Dedé), o vereador Alex de Sousa Oliveira, e os estudantes de Enfermagem, Marcilene Maria da Luz Tomaz, Marisa Carla Rocha Santos, Francisco Railan Alves de Morais, Francielle Maria Araújo dos Santos Gonçalves e Caroline Soares Gerônimo Morais.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS