Connect with us

Jacobina do Piauí

Jornada Pedagógica prepara professores para o ano letivo em Jacobina do Piauí; aulas serão presenciais

Publicado

em

Com o objetivo de acolher os profissionais da educação e constituir um planejamento de ações para o ano letivo de 2022, a Prefeitura de Jacobina do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, está realizando a Jornada Pedagógica 2022.

O evento educacional, que teve início na manhã desta terça-feira, 15 de fevereiro, na Escola Estadual Severo Rocha, é voltado para os profissionais da rede municipal de ensino, e tem como foco trabalhar a estruturação das práticas pedagógicas que serão vivenciadas no cotidiano escolar.

Pela manhã foi realizada a solenidade de abertura da Jornada Pedagógica, que tem como tema central “É hora de Voltar”, e, além dos profissionais de educação, contou com a participação de autoridades municipais.

O prefeito de Jacobina, Gerdelânio Rodrigues de Oliveira, o GD, falou sobre a volta às aulas após quase dois anos de ensino remoto, bem como, sobre a concessão do piso salarial de 33,24% para os professores.

“Dizer da alegria enquanto gestor em estar aqui anunciando o pagamento do piso salarial e mais que isso, dizer que temos honrado com nossos compromissos. Me recordo que na minha primeira posse como prefeito, quando o juiz fez um pedido a cada município da região de Paulistana, e o pedido para Jacobina foi de que eu pagasse os funcionários municipais em dia. Não estou aqui para falar de nenhuma gestão, mas dos desafios que enfrentei para cumprir com esse pedido, pois tudo era incerto, muitas vezes não pagávamos nada, para honrar com o compromisso de pagar o servidor em dia, e desde então, estamos seguimos buscando formas de melhorar as receitas para que pudéssemos proporcionar o salário pago e com reajuste, garantindo seus direitos e, acima de tudo, mostrando respeito e valorização para com toda a classe”, destacou.

O gestor falou sobre todo o trabalho desenvolvido para buscar garantir receitas para Jacobina e disse que mesmo com todas dificuldades enfrentadas, hoje, as contas da gestão estão equilibradas e com condição de pagar o piso salarial, bem como todos os outros direitos dos profissionais.

Ele destacou o papel dos profissionais na educação e pediu o empenho de cada um para que a mesma avance. “Os professores são a base de desenvolvimento de nosso munícipio, se tivermos professores empolgados, motivados, com vontade de ir para sala de aula mostrando sua capacidade, faremos uma educação de qualidade.[…]. Uma gestão é passageira, mas vocês permanecem, então, continuem dando o seu melhor em prol da educação de Jacobina”, frisou.

Por fim, o gestor reafirmou seu compromisso com a educação. “Me comprometo, até o fim da minha gestão, continuar buscando melhorias para a educação e conto com o compromisso do nosso magistério para fazer a nossa educação ser referência. Vamos investir tudo que for preciso para vermos a educação se destacar, promovendo capacitações para os professores onde seremos assessorados por uma equipe de Oeiras, que tem uma educação destaque, estou buscando em Brasília o recurso do antigo Fundef , onde parte desse dinheiro é para os docentes. As escolas estão sendo todas reformadas e os alunos serão transportados com conforto e segurança, estudando em um ambiente adequado e tudo que nossos profissionais precisarem para desenvolverem seu trabalho terão à sua disposição, porque o intuito é fazer a educação avançar, e é juntos que conseguiremos crescer e desenvolver cada vez mais o ensino”, finalizou.

Publicidade

Na oportunidade, o assessor jurídico do munícipio, Helder Jacobina, fez esclarecimentos sobre a situação financeira do munícipio, onde destacou o comprometimento e responsabilidade do prefeito com a gestão pública, o que permitiu ao gestor conceder o piso salarial dos professores.

“GD não mede esforços para buscar melhorias para Jacobina, principalmente em soluções, buscando sempre o equilíbrio financeiro do munícipio. Quando assumimos a assessoria aqui, encontramos muitos problemas e o prefeito com dificuldades e, dai fomos trabalhando alguns aspectos, resolvendo demandas. GD nunca quis e nem pretende tirar nenhum direito de qualquer servidor público, só quer que seja feito o justo e correto. E mesmo o prefeito tendo pago muitas dívidas, que não foram produzidas na gestão dele, ele tem conseguido honrar com seus compromissos e vem cumprindo com o pagamento em dia dos servidores, inclusive, concedendo o piso salarial dos professores, que só foi possível graças a uma gestão equilibrada e organizada”, disse.

Ele ainda falou sobre a mudança do Fundeb, que tem inviabilizado a gestão de muitos gestores, onde afirmou que em Jacobina GD tem feito um trabalho muito forte para conseguir manter o equilíbrio financeiro do munícipio.

Ele ainda se direcionou aos professores. “Educação não se faz só. Não é somente a Edilene e o GD, é um conjunto, que as vezes, os resultados não são imediatos, mas a longo prazo, e talvez esses resultados nem apareçam nessa gestão, mais uma coisa fica, vocês que continuaram na Secretaria de Educação, então se não houver essa sintonia de entender que quem transforma a educação são os atores principais, que os professores, a gente nunca vai conseguir uma melhoria na educação, não é melhorar a educação pela gestão de GD, mas pelas crianças de Jacobina”, conclui.

A secretária de Educação, Edilene Paula, disse que a Jornada é o pontapé inicial do ano letivo. “Queremos começar 100% presencial as aulas da rede municipal e, esse momento é voltado para o planejamento, para nos capacitarmos e aprimorarmos nossas metodologias, e assim, desenvolver uma educação com mais qualidade, atendendo as necessidades desses alunos que estão a muito tempo fora do chão da escola”, disse.

A gestora da pasta falou sobre o reajuste salarial da categoria, quando afirmou que é uma concessão merecida e justa ao magistério. Ela ainda enalteceu o empenho e dedicação do prefeito GD na viabilização ações para valorização dos profissionais de educação.

Na ocasião, uma palestra motivacional foi ministrada por Danysia Holanda, que é coach de alta performance, em que abordou sobre o tema ‘O poder da autoresponsabilidade’. “A educação precisa de pessoas que tenham visão e consciência do seu papel, com desenvolvimento pessoal e profissional, despertando auto responsabilidade para a busca de resultados e mudanças capazes de transformar o ambiente de trabalho, porque tudo parte de cada um de nós. O corpo docente precisa absorver essa questão e colocar em prática suas habilidades”, explicou.

A professora Vanda se pronunciou e falou sobre sugestão e os desafios da educação para o ano letivo. “Para o ano de 2022, a minha sugestão é que acima de tudo tenhamos compromisso, não adianta vir recursos, capacitações, se nós como professores, estando no chão da nossa sala de aula, não tivermos compromisso, dedicação e força de vontade com nosso trabalho e, lembrar sempre que todos nós somos capazes, basta querer e ir atrás. E o maior desafio é encontrar o ponto de partida, devido a esses dois anos que passamos com aulas remotas, não sabemos o que vamos encontrar e precisamos encontrar esse ponto para seguir, então o desafio maior é esse, saber de onde começar”, pontou.

O evento seguiu à tarde com a formação dos docentes. A continuidade dessas atividades seguem durante toda esta quarta-feira (16). As aulas da rede municipal tem previsão para iniciar na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS