Connect with us

Jaicós

Aos 100 anos, Maria das Mercês é a primeira idosa vacinada contra Covid-19 em Jaicós

Publicado

em

A tarde desta terça-feira (09), foi de alegria para a senhora Maria das Mercês de Sousa. Ela, aos 100 anos de idade, foi a primeira idosa a ser vacinada contra a Covid-19 no município.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde foram ao encontro de dona Maria na tarde de ontem (09), e realizaram a imunização da idosa em sua própria residência. “Estou muito feliz e agradeço a eles por terem vindo me vacinar. Graças a Deus, vou ficar mais tranquila” comemorou dona Maria.

Suely Gonçalves, neta de dona Maria, também se alegrou com a vacinação da avó. “Para nós é uma benção de Deus ela estar tomando essa vacina hoje, e ter passado todo esse ano, com a idade que ela tem, saudável” disse.

A vacinação do público idoso, acima de 90 anos de idade, foi iniciada pela Secretaria de Saúde de Jaicós, nesta terça (09). A imunização está sendo realizada pelas Técnicas em Enfermagem, Andreia Alcântara e Késia Alcântara, na UBS Amélia Crisanto (Policlínica), onde fica a sala de vacinação da Covid-19, e nas residências, para os idosos que não podem se deslocar até a unidade.

Uma das idosas que foi até a UBS se vacinar foi a mãe de Josefa Maria de Sousa, que tem 91 anos de idade, e é da localidade Capim. Para a filha, a mãe ser imunizada representa um momento de alegria. “Para mim é um momento de alegria a minha mãe está recebendo essa vacina hoje, pois se é para proteger ela dessa doença, é muito importante para nós. Ela não sai de casa, mas chega pessoas e é importante que ela esteja protegida” disse.

Já entre os idosos que receberam a vacina em casa, estão Aldemar Enoque da Silva e Adelina Farias de Oliveira, que foram vacinados pela própria neta, a Técnica em Enfermagem, Ionara Fernanda, que integra a equipe de imunização contra a Covid-19.

A imunização dos idosos foi iniciada após Jaicós ter recebido uma nova remessa de vacinas, ainda neste dia 09 de fevereiro. Segundo a coordenadora de imunização, Rakel Monteiro, além dos idosos, as novas vacinas são destinadas para aplicação da segunda dose dos profissionais de saúde.

A coordenadora disse que a cidade recebeu a quantidade suficiente para imunizar todos os idosos do município que tem idade acima de 90 anos. Ela também destacou, que no momento da vacinação, é preciso a apresentação do RG, CPF e cartão do SUS do idoso.

Publicidade

Após a vacinação, os idosos recebem um cartão, com as informações, incluindo a data de aplicação da segunda dose, que deve ser realizada em um prazo de 28 dias. Rakel também informou que caso haja algum idoso que não aceite tomar a vacina, existe um termo de recusa que deve ser assinado, e a dose é repassada para outro idoso.

“Nós não queremos que a população recuse a vacina, mas caso isso aconteça, não iremos transferir essa dose para um familiar, pois estamos trabalhando com responsabilidade e transparência. Então, nesses casos, é preciso a assinatura do termo de recusa, e assim a vacina será cedida para outro idoso do público contemplado” completou Rakel.

A Coordenadora ainda informou que, a partir de hoje (10), a sala de vacinação da Covid-19 seguirá funcionando nos períodos da manhã e tarde, para a imunização dos idosos e profissionais.


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS