Connect with us

Jaicós

Contra evasão escolar, Secretaria de Educação de Jaicós inicia Busca Ativa de alunos

Publicado

em

Como parte de um trabalho voltado a combater a evasão e o abandono escolar, a Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Educação, está realizando a Busca Ativa, estratégia que integra a campanha ‘Fora da Escola, Não Pode’.

A busca ativa permite a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A ação consiste em ir atrás da criança em casa, contatar o responsável por ela e conscientizar da importância dos estudos

Jaicós iniciou a ação nesta terça-feira (10), atendendo a zona urbana do município. Antes das 8 da manhã, coordenadores, diretores e toda equipe da educação se reuniu na sede da secretaria para de lá iniciar as visitas às residências.

O prefeito municipal, Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, esteve presente e destacou a importância da ação. “Hoje vocês não serão professores, mas agentes da educação. Essas informações que vocês vão colher, vão ajudar na educação, como contribuir com o estudo que estamos fazendo. Vocês vão trazer informações não só da educação, mas com a visita, terão o conhecimento in loco, da realidade de cada cidadão jaicoense”.

Ele também parabenizou pela iniciativa e disse que a mesma terá resultados futuros. “Peço o apoio de vocês, que façam com amor, pois confio e acredito em vocês. Desejo sucesso nessa busca e digo que Jaicós está de parabéns com a educação, os coordenadores, secretário. Parabenizo a todos pela ideia, sei que isso terá um reflexo lá na frente, é o primeiro passo, que mostra a organização da gestão”.

Logo após o momento de abertura, foram direcionadas equipes para os bairros João Melé, Nossa Senhora das Mercês, Armínio José de Sousa, Bonsucesso, Cohab e Francílio Almeida (Matadouro).

Nas visitas às residências, as equipes repassam orientações, e sendo o caso, realizam a pré-matrícula da criança em idade escolar, que ainda não integra a rede de ensino.

A articuladora do Selo Unicef no município, Jasmira Leal, que também participou das atividades, disse que a busca ativa integra as ações do Selo. “O Busca Ativa Escolar é uma das ações obrigatórias para o município ser contemplado com o Selo Unicef. Estamos na edição 2021-2024, em processo de início, e Jaicós já está começando a desenvolver as ações para que consigamos ser contemplados com mais uma edição do Selo Unicef”.

O secretário de Educação, Antônio de Pádua Carvalho, o Tontonho, em entrevista, explicou o intuito da ação. “A Busca Ativa é uma estratégia do Plano Brasil Sem Miséria e nossa principal meta é resgatar os alunos que estão sem matrícula na escola, como também os que estão matriculados, mas ausentes na escola. A Busca Ativa não vai trabalhar só visando a área da educação, mas como se fazendo um diagnóstico das famílias visitadas, vendo também as áreas da saúde e assistência social”.

Para o gestor, trazer os alunos para a escola é garantia de transformação. “Vamos fazer essa busca ativa também visando que quando chegarmos a um futuro não tão distante e olharmos para trás, vermos que fizemos algo que transformou a vida dos nossos meninos e meninas que estavam fora da sala de aula. Hoje toda equipe da educação está envolvida, e comprometida na busca ativa desses alunos. E se a gente conseguir resgatar um aluno para a escola, já vai ser uma grande vantagem, pois estaremos trazendo ele de volta a escola e promovendo uma transformação. Um aluno que conseguirmos já é uma vitória”.

Publicidade

O secretário explicou que foi feito um levantamento em cada escola, dos alunos que estão matriculados, mas não frequentam. “Vamos atrás desses alunos, e consequentemente, ao adentrar de casa em casa, veremos também os que estão em idade de matricula, mas ainda não estão matriculados. É um resgate, tanto dos matriculados ausentes, como dos não matriculados”.

Tontonho ainda disse que a ausência de alunos acontece devido a pandemia e também pelo fato de várias famílias se deslocarem para Matão. “No nosso censo houve uma queda em virtude principalmente das transferências para Matão, e também a gente percebe que tem muito aluno na idade certa fora da sala de aula. Em virtude da pandemia, alguns responsáveis acham que não precisa a criança está matriculada, frequentando através das atividades remotas. A gente sabe que o ano teve o problema atípico da pandemia, mas tanto as atividades remotas, como as presenciais, são de grande importância para a vida do aluno” falou.

Aulas

A Secretaria Municipal de Educação também segue se preparando para o retorno das aulas de forma presencial. Tontonho informou que a previsão é que entre 1 e 15 de setembro, as aulas sejam iniciadas no modo híbrido.

No momento, os alunos seguem sendo atendidos com a entrega de material impresso, que conta com atividades elaboradas especificamente para cada turma.

Além disso, o regime de plantão nas escolas também continua sendo adotado, visando atender os estudantes que enfrentam dificuldades na realização das atividades do ensino remoto.

Publicidade

Cronograma Busca Ativa

A Busca Ativa seguirá sendo realizada até o próximo dia 17 de agosto. A partir desta quarta-feira (11), as equipes estarão atuando nas comunidades da zona rural, conforme o cronograma a seguir:

11/08 QUARTA- FEIRA 7: 30 AS 11:30

CAPIM
GAMELEIRA
TANQUINHO

13: 00 ÀS 17:00h

Publicidade

LAGOA DO SABINO
BARREIRO
CHAPADA DO BARREIRO
PAU DO ENXUÍ
SERROTA

12/08 QUINTA– FEIRA 7: 30 AS 11: 30


BAIXA DO MANOEL VELHO
ANGICAL DOS MAGROS
VÁRZEA QUEIMADA

13:00 AS 17:00H

POÇO DO PATO
FORMOSA
SANTO ANTÔNIO

Publicidade

13/08 SEXTA- FEIRA 7: 30 ÀS 11: 30

SANTANA III
TANQUE DOS BATISTAS
ESQUESITO
BALIZA
SACO DA SERRA
MORRO DA PINICADA

13: 00 AS 17:00

SANTANA I
SANTANA II
VAZANTE
SITIO

17/08 TERÇA – FEIRA 7: 30 AS 11: 30

Publicidade

CROAZAL
BAIXÃO
BATISTA
BAIXA BRANCA
TIRICA I
TIRICA II
FLAMENGO
UMBURANA


Veja mais fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS