Connect with us

DESTAQUES

Delegacia de Jaicós é reformada e ampliada; obra otimiza atendimentos e investigações

Publicado

em

A segurança pública na região de Jaicós ganhou um importante reforço com a reforma e ampliação da 13º Delegacia Regional de Polícia Civil, sediada no município. A solenidade de inauguração da obra foi realizada na manhã desta sexta-feira (04) e contou com a presença de diversas autoridades.

A obra, que era uma demanda antiga, foi realizada por meio de uma parceria entre diversos órgãos e instituições e vai contribuir para o melhor andamento dos trabalhos de investigação e elucidação dos casos ocorridos na região.

Em entrevista, o delegado Miguel Carneiro, titular da 13º Delegacia, explicou as melhorias realizadas e disse que as mesmas irão contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades.  “Além da reforma fizemos a ampliação, porque tínhamos um grande problema aqui na delegacia, não tinha o gabinete do delegado, tinha apenas uma sala para todos os agentes e quando a pessoa chegava não tinha um gabinete para atender. Agora, fizemos um gabinete e uma outra sala que poderá servir até mesmo para alojamento em uma situação de emergência e também a sala dos advogados para atendimento aos clientes. Trocamos o piso também, enfim, isso vai melhorar bastante nosso trabalho “disse o delegado, que ainda ressaltou que a segunda aquisição reivindicada é o aumento do efetivo.

Segundo Dr. Miguel, os recursos para a obra foram destinados através dos Ministérios Público e Judiciário, prefeitos e Secretaria de Segurança. “Os recursos foram através do Ministério Público e Judiciário que destinaram o valor das penas pecuniárias, os prefeitos das cidades vizinhas todos fizeram alguma colaboração com material de construção e quando a obra já estava em andamento o secretário de Segurança e a Delegacia Geral forneceram alguns valores e também centrais de ar” disse ele.

A promotora Ednólia Evangelista de Almeida, que foi uma importante colaboradora para a realização da obra, disse que a mesma irá otimizar os trabalhos e investigações. “Essa implementação só está sendo possível hoje pelo projeto em parceria com vários órgãos e instituições. É sabido que a criminalidade em Jaicós e nos arredores cresce a cada momento e por mais que os órgãos e instituições se empenhem, se a delegacia não tiver a mínima estrutura de investigação, de acolhimento e de uma série de outras coisas para otimizar as investigações elas não poderão lograr êxito. Essa inauguração da reforma e ampliação representa um marco no sentido de que vai conseguir otimizar os trabalhos e investigações” disse.

Publicidade

Ela afirmou que vai continuar a busca por melhorias e a destinação de recursos por meio do Ministério Público. “A minha participação e parceria, através do Poder Judiciário, vai continuar, porque ainda há coisas a serem feitas, reparos, e o número de procedimentos está em um volume considerável aqui, então o Ministério Público vai continuar com as transações penais e continuar destinando recursos à delegacia de polícia, porque entende que é relevante e imprescindível para o bom funcionamento da segurança pública em Jaicós” falou.

A promotora ressaltou ainda que acompanhará o andamento do trabalhos e parabenizou os envolvidos e o delegado Miguel Carneiro. “O Ministério Público também instaurará um procedimento administrativo de acompanhamento da ampliação e reforma para começarmos a emitir as comunicações no sentido de realmente angariar recursos e acompanhar essa reforma de perto que é um dever do Ministério Público também o controle da atividade policial e essa parceria. Parabenizo a todas as instituições e órgãos, mas principalmente ao Dr. Miguel Carneiro com quem tenho um ótimo relacionamento de trabalho e comunicação, o que facilita muito as investigações. Tenho acompanhado o emprenho do delegado na concretização desse sonho, dessa estruturação que vai atender a população de Jaicós” concluiu.

Também estiveram presentas na solenidade o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Rubens Pereira, o subcomandante da PM no Piauí, coronel Alberto Menezes, o Comandante da 3° Companhia de Polícia Militar de Jaicós, capitão Lindomar Felix dos Santos, os prefeitos de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, de Massapê do PI, Francisco Epifânio Carvalho, e Valdinar Silva, de Padre Marcos, vice-prefeito de Jaicós, Francisco Rodrigues, vereadores e outras autoridades.

Trabalho desenvolvido pela 13° Delegacia Regional de Polícia Civil

Atualmente, a 13° Delegacia Regional de Polícia Civil atende a 8 municípios – Jaicós, Padre Marcos, Patos, Campo Grande, Vila Nova, Massapê, Belém e Francisco Macedo – correspondendo a uma população de mais de 50 mil habitantes. “A delegacia hoje atende a 8 municípios, o delegado fica aqui e eu conto com a participação dos policiais militares. Em cada um desses municípios tem o GPM, que são a extensão da delegacia nessas cidades” ressaltou o delegado.

Miguel Carneiro ainda fez uma avaliação positiva com relação aos trabalhos de investigação de casos mais violentos. “Pela quantidade de serviços estamos dando preferência ao casos mais violentos. Então, ultimamente, estamos conseguindo elucidar 90% dos casos de homicídio. No último em Jaicós o envolvido foi preso em flagrante, os de Patos e Campo Grande foram presos preventivamente e o de Vila Nova estamos com a investigação em bastante andamento” disse.

Publicidade

O titular da 13° Delegacia disse ainda que os casos só não estão cem por cento elucidados pela falta de efetivo. “O trabalho está sendo realizado dentro das condições. Diria que os homicídios e crimes mais graves não estão 100% elucidados por falta de efetivo. A exceção é o caso do novo cangaço, que é uma organização criminosa muito bem montada que precisa ser investigada por uma delegacia especializada” finalizou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS