Connect with us

Jaicós

Estado convoca Adapi de Jaicós para auxiliar no combate ao surto de Peste Suína em Lagoa do Piauí

Publicado

em

O Governo do Estado convocou em caráter emergencial a Adapi de Jaicós, representada pelo Médico Veterinário Dr.Abdias Último e o Técnico em Agropecuária, José Luiz Coelho Ferreira, para auxiliar em tempo real, medidas de controle e prevenção para erradicar dois focos confirmados no município de Lagoa do Piauí, a aproximadamente 50 km da capital Teresina.

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), está alertando aos produtores piauienses de suínos, que devido aos focos de peste suína clássica no estado, o trânsito desses animais com o estado está proibido por tempo indeterminado.

Em 6 de outubro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, confirmou um foco de Peste Suína Clássica no município de Forquilha-CE. Atualmente a doença já foi confirmada em onze municípios e mais de 500 animais foram abatidos como precaução para que a doença não se propagasse, mas o surto vem tomando grandes proporções e está presente em criadores que não possuem a tecnificação necessária para o manejo de suínos.

De acordo com o coordenador da Adapi em Jaicós, Dr Abdias Último, a suspeita é que feiras irregulares, que comercializam animais sem autorização da fiscalização agropecuária, e sem atestados clínicos assinados por veterinários tenham expandido o problema na região, atingido um ponto isolado no município de Lagoa do PI.

“Piauí já tem dois focos confirmados através de exames sorológicos, fazemos divisa com o Ceará e é preciso ficarmos atentos, principalmente ao comércio desses animais em feiras de gado e aos criatórios de fundo de quintal ou soltos na rua. A proibição de trânsito com o Ceará e demais estados vizinhos, será mantido até o estado erradicar todos os focos” alertou o coordenador.

Publicidade

A peste ou cólera suína é uma doença viral contagiosa, com mortalidade elevada, que afeta suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies. Os principais sintomas da doença são: lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (membros, orelhas, focinho e cauda), febre alta, constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos (tremores nas patas), conjuntivite, problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio), falta de apetite e fraqueza.

Abdias também destacou que outros focos estão sendo investigados e que os criadores devem estar atentos. “Outros focos no Piauí, especificamente em Lagoa do PI, ainda estão sendo investigados, para posteriormente sugerirmos resultados, sejam negativos ou positivos, por isso os produtores suinícolas, devem ficar atentos e qualquer suspeita deve ser comunicada na Adapi em sua região mais próxima” falou.

O veterinário também ressaltou que o governo do Estado, em consonância com a Adapi, baixou uma portaria proibindo por tempo indeterminado todo e qualquer trânsito de suínos, sobretudo, em feiras ou aglomerações de comercialização de suínos, seja de subsistência ou comercial. E que caso o infrator insista  em comercializar suínos em feiras livres, será notificado pelo órgão e consequentemente a carga recolhida para posterior sacrifício dos animais suspeitos.

O coordenador finalizou informando que o governo do Estado já autorizou indenização dos criadores de suínos sacrificados em decorrência da doença.

 

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS