Connect with us

DESTAQUES

Feira da Cidadania ofertará serviços gratuitos em Jaicós; inscrições para oficinas estão abertas

Publicado

em

No próximo final de semana,  dias 10 e 11 de março, a população do município de Jaicós e cidades vizinhas será contemplada com diversos serviços ofertados gratuitamente através da Feira da Cidadania 2018.

O evento será realizado pelo Instituto Conhecer Brasil, com patrocínio do SESI e apoio da Prefeitura Municipal de Jaicós, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

No sábado (10), a partir das 8h acontece a solenidade de abertura, logo em seguida serão ofertados diversos serviços, como oficinas e atendimentos médicos, no horário de 09 às 16h. O evento acontecerá na principal avenida da cidade, Engenheiro Ribeiro Gonçalves.

Quatro unidades moveis estarão realizando os atendimentos. Unidade Móvel de Inclusão Digital, com a Oficina de Educação Continuada, com 176 vagas, sendo 4 oficinas por dia, duas no período da manhã e duas a tarde; Unidade Móvel do Cozinha Brasil, com a Oficina de Educação Alimentar com Produtos Regionais, ofertando 120 vagas e duas oficinas por dia; Unidade Móvel de Saúde Ocupacional, com atendimentos ao cidadão em dois consultórios, sendo um ocupado pelo clínico geral; e Unidade Móvel de Saúde e Segurança, que ofertará atendimentos clínicos e odontológicos.

As inscrições para as oficinas tiveram início nesta quinta-feira (1°) e seguem até o dia 6 de março, podendo ser efetuadas no horário de 8h às 13h. As inscrições para a oficina de Inclusão Digital serão realizadas na Secretaria de Cultura, no Centro de Jaicós, e para a oficina de Educação Alimentar com Produtos Regionais, as inscrições acontecem no CRAS, que funciona na Secretaria Municipal de Assistência Social. No ato da inscrição, os interessados  deverão portar RG e CPF.

Publicidade

Além dos atendimentos nas Unidades Móveis, serão realizadas também atividades esportivas e culturais, atividades lúdicas paras as crianças e um stand que vai expor produtos regionais. Na noite do sábado (10) serão realizadas apresentações culturais com Paulo Henrique e Arthur e show musical com o cantor Noel Nascimento e com a banda Loz Kuatros. Durante o evento, haverá também a participação de artistas locais.

De acordo com informações da Secretária Municipal de Administração, Audeli Coutinho, para os jaicoenses que residem na zona rural do município, a Prefeitura Municipal estará disponibilizando o trasporte.  Os ônibus serão disponibilizados nas principais localidades, Várzea Queimada, Croazal, Esquisito, Santo Antônio, Gameleira, Lagoa do Sabino, Pau do Inxuí e Barreiro. Os veículos estarão nas localidades a partir das 6:30 da manhã.

O prefeito municipal de Jaicós, o Neném de Edite (PSD), falou da importância do evento. “Esse evento vai ajudar muito a nossa população, pois vai ter atendimentos médicos, dentistas, assessores jurídicos orientando, palestras, brincadeiras para as crianças, campeonatos, enfim, várias atividades que vem para engrandecer o nosso município. Já reunimos com os secretários e coordenadores para que todos participem e que possamos fazer um grande evento para alavancar Jaicós e para que a cidade possa receber outros eventos desse tipo” disse o gestor.

A Feira da Cidadania 

A Feira da Cidadania, que conta também com o apoio do sistema FIEPI, é um projeto que reúne um conjunto de ações, com o objetivo de fortalecer a cidadania de uma grande parcela da população de municípios que tem dificuldades em ter acesso ao serviço garantido pela constituição.

Publicidade

Nesta terceira etapa do projeto, no estado do Piauí, ele será realizado em três cidades polos, Jacobina (3 e 4 de março), Jaicós (10 e 11 de março), Simões (17 e 18 de março) e Fronteiras (24 e 25 de março), que serão beneficiadas com atendimentos, muita ação e diversão para toda a família. O evento disponibilizará também distribuição de material educativo, apresentações culturais, competições esportivas, entre outros serviços.

O projeto objetiva também facilitar o acesso a direitos que são essenciais a todos. Em dois dias, no mesmo local, serão emitidos documentos e realizados atendimentos médicos e ainda uma recreação infantil.

Com um grande volume de atendimentos à sociedade, o evento funciona como um centralizador e medidor das necessidades da população dos municípios e chama a atenção para a questão do direito à cidadania. Há ainda orientações sobre a prática do esporte e como ela pode contribuir para a inclusão social, a qualidade de vida e a melhoria da produtividade no trabalho.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS