Connect with us

DESTAQUES

Jaicós adere ao programa Busca Ativa e inicia testagem de pessoas mais vulneráveis a contaminação pelo coronavírus

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), está realizando a implantação do Programa Emergencial de Busca Ativa Covid-19 no município de Jaicós.

Conforme o assessor técnico da Secretaria de Saúde, Kainã Mendes, o objetivo do programa é rastrear a existência de casos no município. “O programa é formado por equipe de saúde exclusiva (médico, enfermeiro e técnico de enfermagem) para exercer o trabalho e tem por objetivo principal rastrear a existência de possíveis casos de Covid19 no Município, facilitando o acompanhamento precoce das pessoas que mantém contato direto com os indivíduos infectados” explicou.

Equipe do programa Busca Ativa

Kainã informou também que através do programa são realizados testes em pessoas mais vulneráveis a contaminação pelo coronavírus. “Para a concretização do trabalho, será realizado o teste rápido para covid-19 nas pessoas mais expostas e com maior vulnerabilidade para desenvolver a doença. Além disso, a equipe de saúde realizará orientações de prevenção ao covid-19 a todas as pessoas que forem atendidas. Dessa forma, ofertamos à população jaicoense mais um serviço com a finalidade dar mais suporte assistencial durante essa pandemia” disse.

A ação, que prevê a aplicação de testes para Covid-19 a fim de identificar os pacientes positivados, que serão cadastrados no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19, teve início em Jaicós na tarde desta terça-feira, 30 de junho.

A diretora do Hospital Florisa Silva, Lariana Feitosa e o coordenador da Atenção Básica, Vinícius Franklin, estiveram acompanhando o início das ações do programa. Os testes estão sendo realizados na área Covid instalada no Centro de Fisioterapia do hospital.

Segundo o coordenador Vinícius Franklin, a testagem será realizada durante três dias na semana. “Para essa semana foram agendados balconistas de algumas farmácias e frentistas de postos de combustível para a realização da testagem. O serviço será ofertado nos dias de segunda, terça e quarta, no turno da tarde, onde contamos com uma equipe completa, dando todo o suporte necessário” disse.

Publicidade

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que está sendo reforçada a testagem de profissionais do hospital Florisa Silva. “Cada município tem uma realidade. Em Jaicós resolvemos iniciar por onde a gente já tinha começado mesmo antes de aderir ao programa. Vamos iniciar com a testagem dos profissionais do hospital. Boa parte dos profissionais já foi testada, como médico, enfermeiros e técnicos, só que vamos fazer a testagem em massa, desde o médico até os servidores dos serviços gerais” disse.

Audeli explicou que os trabalhadores de farmácias e postos estão entre os primeiros a serem testados devido aos contatos que os mesmos tem com diferentes pessoas. “Vamos estar fazendo também com os trabalhadores dos postos de combustível, pois eles têm contato com todos que passam pela cidade, um caminhoneiro que vem lá da Bahia por exemplo. Então, por esses contatos, eles acabam sendo mais propícios a adquirir o vírus. Posteriormente iremos fazer também nos balconistas de farmácia, pois eles são similares à saúde, podem estar tendo contato com sintomáticos e assintomáticos”.

Ela disse ainda que a testagem será realizada conforme o repasse de material por parte do estado. “A gente queria testar os trabalhadores do comércio, mas não temos uma quantidade de testes para isso. Então, conforme a gente vai realizando, vamos solicitando do estado mais uma remessa. Como a quantidade de testes que está vindo não é muito grande, inicialmente vamos priorizar esse público”, disse ela que também destacou: “É importante ressaltar que o Busca Ativa não é um programa que vai vir um recurso destinado a ele, mas o estado vai apenas nos ajudar e vai ter a contrapartida do município” completou.

Ainda conforme a gestora, a secretaria também vai orientar as equipes de Saúde da Família para que as mesmas estejam fazendo a busca ativa também em algum idoso, que possa estar com algum sintoma, para que assim seja feita também a testagem.

O objetivo da Secretaria de Saúde é realizar a testagem nos trabalhadores de todos os 6 postos de combustível e 12 farmácias da cidade.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS