Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Ministro Vicente Leal lança livro em solenidade bastante prestigiada; veja fotos

Publicado

em

O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Vicente Leal de Araújo, lançou na noite desta terça-feira, 28, na cidade de Jaicós, sua terra natal, o seu primeiro livro, intitulado de “Ao Entardecer”. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal, com o apoio da Prefeitura Municipal, e prestigiada por um grande número de pessoas, dentre familiares e amigos.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DO EVENTO!

O livro é composto por 75 textos, e, segundo o autor, reúne registros de memória e avaliações circunstanciais de fatos da vida.  “São ideias proclamadas por quem já não tem um púlpito para viabilizar suas crenças”, afirma Vicente. Um trabalho que ele qualifica como “gritos da alma”.

DSC_0141

A maioria dos textos já tinham sido publicados em grandes jornais de Teresina, Brasília e João Pessoa. “Fiz uma seleção e os reuni num livro, somado a outros textos, como cartas endereçadas à minha esposa Nazaré, e a amigos que já partiram, como o querido padre David e o meu irmão Lucrécio Leal. É uma obra para leitores de todas as idades, escrita no entardecer da vida, quando o coração humano abre espaço para a melancolia do tempo passado e visualiza a incerteza do porvir”, disse.

Vicente Leal, autor do livro

Vicente Leal, autor do livro

Em seu pronunciamento, Vicente Leal falou da satisfação de estar lançando o livro na sua terra natal. “Moro distante, mas a querida Jaicós está no meu coração. Minha cidade natal, onde vivi minha adolescência, época de grandes experiências. Hoje, é uma grande alegria voltar a esta terra, a esta Casa, onde certa vez, pelas mãos do seu ex-presidente, o saudoso Gilberto Coelho, recebi a um tempo atrás uma magnífica homenagem. A maior honra é a presença maciça de todos vocês, meus amigos”.

Publicidade

Ao final, Leal manifestou o desejo de lançar o livro também nas cidades de Massapê do Piauí e Padre Marcos e anunciou uma nova obra, que segundo ele, está em andamento. “Neste segundo livro eu falo mais de Jaicós”, antecipou.

Seu amigo de infância, o médico e ex-prefeito de Jaicós, Dr. Crisanto Neto, representou o município na solenidade. Em seu pronunciamento, Crisanto recordou momentos da infância vividos com o amigo Vicente Leal, na cidade de Jaicós. “Quando ele veio da Caiçara para estudar aqui em Jaicós, quem o levou no seu primeiro dia de aula fui eu. Desde então somos amigos até hoje”, disse.

Crisanto Neto, amigo de infância do autor

Crisanto Neto, amigo de infância do autor

Crisanto destacou, ainda, a dedicação do autor aos estudos. “O Vicente sempre marcou sua vida pelo estudo. Lembro-me muito bem que fizemos nosso exame de admissão ao ginásio na mesma época, no ano de 1956. O Vicente sempre se destacou pela dedicação que tinha aos estudos. Nós, colegas de turma, terminávamos as aulas nós íamos brincar, jogar bola, enquanto o ‘Caiçarinha’, estava a estudar na casa de sua tia Basiliza. Com sua dedicação conseguiu chegar a um dos mais altos cargos da magistratura nacional, como ministro do Superior Tribunal de Justiça, onde trabalhou com dedicação e afinco, elaborou sentenças que são exemplos para todas as escolas deste país”, disse. Para Crisanto, o ministro Vicente é uma referência para os jaicoenses. “Vicente está de parabéns, Jaicós está de parabéns. É um momento que enriquece a cultura da nossa cidade. Tenho certeza que “Ao Entardecer” será o primeiro de uma série livros que nosso ministro lançará”, pontuou.

Danilo Bezerra representou a família na solenidade

Danilo Bezerra representou a família na solenidade

Danilo Bezerra, primo do ministro Vicente Leal e um dos articuladores do evento, representou a família na solenidade e enalteceu a figura do autor. “Figuras como Vicente são pessoas que servem de bom exemplo para nossa família e para todos que o conhecem. É um homem de uma história invejável. Para nós, seus familiares, é um momento de muita honra, um momento especial. Este é o segundo livro que é lançado na nossa família. O primeiro foi o saudoso Donato Ângelo Leal, com o título ‘Pedras da Vida’, e agora, o senhor nos brinda com essa importante obra literária”, disse. Ao se referir ao livro, Danilo destacou os trechos em que Vicente escreve a cartas ao padre David e a Lucrécio.

DSC_0163

Após os pronunciamentos, o ministro Vicente autografou os livros e recepcionou a todos. Todos os livros foram vendidos. O dinheiro arrecadado será doado para a reforma da capela de Nossa Senhora da Conceição, da localidade Caiçara, onde o ministro tem suas origens familiares.

Publicidade

Encerrada a cerimônia, um jantar de confraternização foi servido aos convidados na residência da prefeita Waldelina Crisanto, que deu todo apoio ao evento.

Vicente acompanhado dos familiares

Vicente acompanhado dos familiares

Dentre outros, estiveram presentes autoridades como a prefeita Waldelina Crisanto; o esposo e secretário de Obras, Crisanto Neto; os prefeitos Chico Carvalho (de Massapê) e Netinho Araújo (de Padre Marcos), os vereadores de Jaicós, Benedito Alencar, Mávio Silveira, Olisabel Silveira, Elias Pereira, Robim Silveira, Francisca Rodrigues e Jozete Carvalho; os vereadores de Padre Marcos, Antônio Chiquinho e Ana Meire; os secretários municipais, Waldek Soares, Francisco das Chagas (Kim) e Dalva Feitosa; o médico escritor e integrante da Academia Picoense de Letras, Solon Reis; além de advogados, empresários, médicos e outros segmentos da sociedade civil.

Mais fotos:

DSC_0260 DSC_0264 DSC_0266 DSC_0246 DSC_0229 DSC_0219 DSC_0223 DSC_0227 DSC_0216 DSC_0210 DSC_0195 DSC_0189 DSC_0172 DSC_0154 DSC_0149

DSC_0306 DSC_0301 DSC_0298 DSC_0297 DSC_0268 DSC_0276

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS