Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Pequeno Polegar e SESCOOP promovem oficina sobre competências socioemocionais com professores

Publicado

em

A Cooperativa Educacional Pequeno Polegar (COEPP), do município de Jaicós, promoveu na última quinta-feira (24), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), uma oficina voltada para os professores.

A oficina, que foi ministrada pela Pedagoga e Assistente Social Tânia Maria Sales, que trabalha na área de consultoria e desenvolvimento humano, abordou a temática Intervenções Socioemocionais e Reconstrutivas no Ambiente Escolar.

A oficina chega como um suporte motivacional para a comunidade escolar em tempos de pandemia. A diretora da COEPP, Rosângela Silveira, disse que o intuito é gerar motivação.

“É uma oficina de suma importância para os professores, pois depois de dois anos de pandemia, estamos precisando de motivação, de uma reviravolta. Uma oficina que está sendo promovida com o intuito de trazer melhorias, positividade e mais ânimo para continuar a luta nesse retorno, em meio aos muitos desafios, que são enfrentados principalmente pelos professores” destacou.

Carmem Campelo, Analista de Promoção Social do SESCOOP-PI, disse que a oficina é uma ferramenta de apoio às cooperativas em meio aos desafios da pandemia. “O SESCOOP Piauí está fazendo um trabalho junto às cooperativas educacionais, promovendo um apoio nesse momento difícil de pandemia. Estamos trabalhando em relação ao autoconhecimento do professor, tentamos ajudar da melhor forma possível, trazendo uma empresa especializada para estar dando todo esse apoio e suporte ao professor, voltado também ao trabalho com o aluno em sala de aula”.

Ela explicou que é trabalhado o autoconhecimento e também as habilidades dos profissionais. “Na primeira oficina é mais autoconhecimento, escutar o professor, ver o que está acontecendo, as dificuldades que eles passaram, é um feedback de tudo que eles vivenciaram, que eles tiveram que se reinventar nesse momento tão difícil da pandemia. Já a segunda parte, é voltada a conhecer as habilidades, as competências de cada professor, uma auto ajuda para eles desenvolverem o trabalho aqui dentro da cooperativa nessa parte socioemocional”.

A oficina com os educadores da COEPP aconteceu durante a tarde e noite. Na primeira parte da programação, houve um momento de escuta, de compartilhamento das experiências dos professores, seus sentimentos e emoções.

Já no segundo momento, foram trabalhadas às competências socioemocionais no mercado de trabalho, com o intuito de colaborar para desenvolve-las nos colaboradores, contribuindo para um melhor clima organizacional e para o estabelecimento de uma maior maturidade no ambiente de trabalho.

Ao Cidades na Net, Tânia Maria falou sobre o trabalho realizado com a equipe do Kairós. “Estamos fazendo um trabalho de diagnóstico de emoção, de como eles estão se sentindo emocionalmente, como estão pós pandemia. Chamamos a atenção para a necessidade de auto conhecimento e desenvolvimento, porque hoje temos um número exorbitante de pessoas patologicamente emocional, com doenças como depressão, síndrome do pânico, ansiedade em excesso. No segundo momento, a gente trabalha as competências socioemocionais, voltadas para o mercado do trabalho, no caso, para a escola”.

Veja todas as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS