Connect with us

DESTAQUES

Missa Solene e procissão encerram celebração aos 300 anos de devoção a padroeira de Jaicós

Publicado

em

Iniciada oficialmente no dia 15 de setembro, a tradicional Festa de Nossa Senhora das Mercês, padroeira de Jaicós, foi encerrada neste domingo (24). Completando o seu tricentenário, este ano o festejo teve como tema “300 anos de benção e de graça com a Virgem das Mercês”.

A manhã de hoje foi dedicada a Missa Solene da festa, para a qual os fiéis se prepararam durante nove dias de celebração, entre 15 e 23 de setembro. Expressando gratidão e alegria, pelo período de renovação da fé, diversos fiéis se dirigiram até a Igreja Matriz para fazer parte da festa em honra à padroeira.

A santa missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Plínio José da Luz e concelebrada pelos padres Francisco Pereira (pe. Chiquinho), Antônio Mendes, Claudio Santana, Francisco Berto, Edivaldo Silva, Francisco de Assis, Paulo Henrique e Miguel Feitosa, pároco local.

Durante a celebração, diversas demonstrações de fé marcaram a manhã de festa. Devotos pagavam promessas, agradeciam por graças alcançadas, outros faziam preces a Deus e à Virgem das Mercês.

A senhora Maria das Mercês, veio do interior da cidade de Itainópolis para participar da festa. Ela, que aniversaria em 24 de setembro, assistiu a missa descalça e agradecia pelo dom de vida.

“Estou muito feliz, hoje é o dia do meu aniversário e vim pagar promessa por hoje estar completando 67 anos. Fiquei muito emocionada, pois sou muito devota de Nossa Senhora, amo ela. Sou muito agradecida por meu nome ser Maria das Mercês. Estou muito feliz de estar aqui hoje. Agradeço a ele, à minha família, e peço a Deus que no próximo ano eu esteja aqui de novo” disse.

Entre as diversas pessoas que pagavam promessas, estava a jovem Jaqueline Oliveira Sousa, de Jaicós. Ela passou por um grave problema de saúde, enfrentou um procedimento cirúrgico, e após ter alcançado a graça da recuperação, foi à festa da padroeira agradecer.

“Tinha um problema no útero e tive que passar por uma cirurgia um pouco complicada, então, quando eu estava entrando pra cirurgia, minha tinha fez uma promessa e se desse tudo certo eu teria que vir e vestir branco no dia 24. E estou aqui hoje, me sinto muito feliz e realizada por estar aqui, pois passei por um momento muito difícil. Sou muito grata por estar aqui saudável, viva, não sei onde estaria se minha tia não tivesse feito essa promessa. Agradeço a minha tia e a Nossa Senhora das Mercês por ter atendido o pedido dela”.

A missa também foi marcada por duas apresentações. Na primeira, a poetisa Hosana Arlinda, cantou um hino de sua autoria, em homenagem aos 300 anos da festa. Depois, uma peça teatral encenada por jovens do município, retratou um pouco da história da chegada da primeira imagem da padroeira na cidade.

Publicidade

A peça foi encenada por alunos da oficina de teatro que está sendo desenvolvida no município através do Ponto de Cultura da Fundação Educacional e Cultural São Francisco de Assis, que tem como coordenadora Rosângela Silveira.

Rute Barão, que atua no teatro há 30 anos e ministra a oficina no município, disse que foi motivo de honra narrar um pouco da história de Jaicós. “Fico muito feliz que a peça teatral tenha agradado a cidade de Jaicós. Me sinto muito honrada. Eu não conhecia a história da cidade, fizemos algumas pesquisas juntamente com a dona Rosângela, para tentarmos abordar da forma mais realista possível. Fiquei muito feliz em poder contar essa história, revivê-la. Muito contente também em poder exaltar a cultura indígena, os Icós, que vem da raiz da cidade. Fico muito honrada de poder participar e contribuir para a cultura de Jaicós”.

O Bispo Diocesano Dom Plínio, em entrevista, disse que a festa representa toda trajetória de um povo e parabenizou Jaicós. “Muito importante celebrar essa festa, porque ela diz respeito a uma caminhada. Não acontece só num dia, só durante o festejo, mas vem de uma história de 300 anos. Gerações fizeram essa história. Pessoas vem de suas comunidades com muito sacrifício, mas com tanto gosto, que voltam agradecidas e certamente retornam no ano seguinte. Essa festa vai revigorar cada vez mais a história dessa devoção a Nossa Senhora, e por certo, vai aproximar muito mais gente de Deus […] Parabéns a Jaicós por esse empenho, parabéns ao padre Miguel Feitosa que preparou, acompanhou e participou desse momento com muita alegria, dando o testemunho de pastor diante do seu povo”.

O pároco local, Miguel Feitosa, destacou sua alegria pela realização com júbilo, da festa da padroeira. “Meu sentimento nessa festa é de gratidão, de alegria, por ver o empenho de tantas pessoas, de nossas pastorais, para fazer com que essa festa aconteça. Não tenho palavras para descrever o tamanho da alegria que estou sentindo. Esse tricentenário foi celebrado com muito empenho, muito amor, e nós fizemos com que a festa acontecesse. Minha avaliação é de 100% de realizações de nossos objetivos. Tudo aquilo que a gente sonhava, eu acredito que foi feito a mais. Nossos sonhos foram pequenos diante da realização. E o que eu espero que fique é esse vigor, esse empenho de evangelização, que nasceu no coração das pastorais, grupos e movimentos”.

Encerrando oficialmente o festejo, no período da tarde e noite foi também foi realizada a missa, no adro da igreja, seguida da grande procissão com a imagem de Nossa Senhora das Mercês.

Guiados pela imagem, rezando e entoando louvores, os fiéis percorreram algumas das principais ruas da cidade. No retorno à Igreja Matriz, o festejo foi encerrado com o momento de adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e Arreamento da Bandeira da padroeira.


Veja fotos da Missa Solene da Festa de Nossa Senhora das Mercês

Confira fotos da procissão de encerramento do festejo de Jaicós

Facebook

MAIS ACESSADAS