Connect with us

DESTAQUES

‘Nossa meta é melhorar sempre mais’, diz prefeito de Jaicós ao participar de Plenária para discutir melhorias para saúde

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jaicós, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira, 26, a Plenária Municipal de Saúde, que teve por objetivo discutir e elencar propostas para a 9º Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada em 2018.

O evento aconteceu na Câmara Municipal e teve como tema central “Ampliação da assistência  em saúde, objetivando a integralidade do cuidado e superação dos desafios”.  A plenária municipal reuniu gestores municipais, como o prefeito Ogilvan da Silva Oliveira (Neném de Edite), o vice-prefeito Francisco Rodrigues (Branco), secretários municipais, vereadores, profissionais e servidores da saúde, conselheiros, usuários do Sistema Único de Saúde, representantes de entidades não governamentais e a sociedade civil organizada.

 A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lariana Feitosa, fez a abertura do evento. “Sejam bem vindos a esta Plenária Municipal de Saúde. Agradeço a presença de todos e desejo que tenham todos um bom e proveitoso evento”, disse.

 A Secretária de Saúde, Omaciana Franco, deu as boas vindas e ressaltou a importância da Plenária de Saúde.  “Espero que possamos  ter boas discussões nesta Plenária,  que sirva de base  para nossa Conferência , e  que e aqui possamos colocar o que realmente a gente quer realizar na saúde nos próximos anos. A gente quer fazer a diferença planejando de acordo com as nossas necessidades, então  é essencial  que todos tenhamos um olhar atento voltado aos anseios da saúde pública do município, para que possamos melhorar  cada vez mais o serviço oferecido”, destacou.

O prefeito de Jaicós,  Ogilvan da Silva Oliveira, manifestou a alegria de estar reunido com a população para discutir melhorias para a saúde. Segundo ele, o município tem melhorado a saúde significativamente. “Com certeza a saúde de Jaicós melhorou, mas  muito ainda temos para  melhorar e avançar, os recursos são poucos, não temos como fazer tudo aquilo que gostaríamos, mas estamos nos esforçando  ao máximo, para que tenhamos uma saúde que  atenda ao anseios da população”, disse o gestor.

Publicidade

Na ocasião, Neném de Edite, como é conhecido, destacou que tem cobrado muito de sua equipe e  esclareceu que isso se faz necessário.   “Peço até desculpas a minha equipe, porque Neném é enjoado,  cobra demais, e cobro mesmo,  porque fomos eleito para dar  resultados. E quero ter esses resultados,  para que,  quando terminarmos essa gestão,  possamos dizer que fizemos  muito por Jaicós, que proporcionamos a mudança desejada”, declarou.

O gestor encerrou enfatizando que nem tudo depende dele, mas que está  sempre presente no município e se empenhando para melhorar a saúde e a gestão como um todo. “Estive ontem na Secretaria de Saúde procurando saber da própria população como é que está o atendimento. Sabemos que tudo depende de nós e  não há como agradar a todos, mas dentro das nossas possibilidades, estamos  buscando  oferecer o melhor. A demanda é muito grande, mas estamos dando conta do recado,  respondendo a sociedade e a nossa meta é  melhorar ”, concluiu.

Durante a Plenária foi apresentado pelo enfermeiro e coordenador da Atenção Básica, Kainã Mendes,  um diagnóstico da saúde de Jaicós. Também foi apresentado pela secretária de Saúde, Omaciana Franco, o Sistema de Informação sobre  Orçamento Público em Saúde- SIOPS, em que  foi feito a prestação de contas de todas receitas e despesas da Saúde no primeiro semestre.

A palestra magna, com tema “Ampliação da assistência  em saúde, objetivando a integralidade do cuidado e superação dos desafios”, foi ministrada pelo diretor do Hospital Florisa Silva, Dr. José Maria, que explanou sobre  os desafios  e caminhos  para a efetivação da integralidade, destacando a saúde, direito e cidadania, a integralidade  e seus sentidos, e os desafios e caminhos  para efetivação  da integralidade.

Na oportunidade, Zé Maria parabenizou a gestão pelo evento. “Quero parabenizar a Secretaria de Saúde por  estar permitindo a participação popular nas discussões das ações de saúde, e ao prefeito pelo governo democrático que também dar oportunidade  para que as pessoas e os profissionais  participem no processo de planejamento  da saúde do município”, disse.

Publicidade

Foram realizado debates, onde foram elaboradas propostas que servirão como diretrizes para a 9º Conferência Municipal de Saúde, que será realizada em 2018.

 Ao término dos trabalhos da plenária, foram entregues certificados aos participantes.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS