Connect with us

Jaicós

Poetisa de Jaicós, Hosana Arlinda, fica entre finalistas do Prêmio Carolina Maria de Jesus de literatura

Publicado

em

O município de Jaicós ganhou destaque a nível nacional. A poetisa jaicoense, Hosana Arlinda da Conceição Neta, foi uma das finalistas do Prêmio Carolina Maria de Jesus de literatura, que é voltado exclusivamente para mulheres.

No total, o prêmio recebeu 2.619 inscrições, sendo que 1.922 foram aceitas. O gênero poesia obteve o maior número de inscritas, com 1.080, reduzindo depois para 758. Romance teve 504 inscritas, Conto 341 Crônica 135, Roteiro de teatro 69 e quadrinhos 5.

Hosana Arlinda concorreu na categoria poesia com 758 escritoras de todo o país e conquistou a classificação 141. A escritora jaicoense participou do concurso com o livro “Flor do semiárido”.

Ao Cidades Na Net, Hosana relatou que fez a inscrição no último momento, faltando apenas três dias para o encerramento, e destacou sua alegria pela classificação obtida.

Hosana Arlinda, conhecida como poetisa ‘Flor do Semiárido”, iniciou sua carreira como escritora no ano de 2002 e tem sete livros publicados.

Sobre o Prêmio

Publicidade

O resultado final foi divulgado no último dia 7 de dezembro, com 61 selecionadas – 12 de mulheres negras; seis PcD (pessoas com deficiência); três indígenas; três quilombolas e 37 na categoria “não se aplica”, que corresponde à ampla concorrência.

Entre as 61 selecionadas, três são do Centro-Oeste (4,92%); 12 do Nordeste (19,67%); quatro do Norte (6,56%), 32 do Sudeste (52,46%) e 10 do Sul (16,39%). Um outro olhar para o resultado aponta uma diversidade de formatos da literatura produzida por mulheres.

Organizado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI), o Prêmio Carolina Maria de Jesus visa promover a literatura brasileira produzida por mulheres, valorizar autoras nacionais e incentivar a qualidade literária por meio de concurso, atendendo aos princípios e diretrizes do Plano Nacional do Livro e Leitura e da Política Nacional de Leitura e Escrita.

O Prêmio Carolina Maria de Jesus passa a ser um instrumento permanente do MinC para o fomento da literatura produzida por mulheres.

Além de impulsionar trabalhos literários produzidos por mulheres, o prêmio homenageia uma escritora brasileira de renome internacional: Carolina Maria de Jesus. Nascida em 1914, ela escrevia sobre o seu cotidiano, suas reflexões e criava imagens literárias em um caderno quando morava na favela do Canindé, na Zona Norte de São Paulo. Em 1958, ela conheceu o jornalista Audálio Dantas, que a auxiliou na publicação de seus diários.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS