Connect with us

Jaicós

Vereador propõe a criação da ‘Câmara Mirim’ em Jaicós. Veja!

Publicado

em

Foi apresentado em sessão ordinária realizada na última sexta-feira, 23, no plenário deputado Humberto Reis da Silveira, o Projeto de Resolução de autoria do vereador presidente da Câmara Municipal, Jessé Gonçalo da Silva – PSC, que cria a ‘Câmara Mirim’. A proposta foi encaminhada para análise das Comissões permanentes da Casa.

De acordo com o texto, a escolha dos vereadores mirins acontecerá nas escolas da rede de ensino do município, públicas e particulares, que possuírem turmas de 7º a 9º ano. Cada escola terá, no mínimo, um representante na “Câmara Mirim”.

Cada escola participante ficará responsável pela escolha do seu representante, seja com a realização de eleições visando o surgimento de lideranças, por análise do currículo escolar do aluno de sua atuação e participação na escola ou concurso de redação sobre temas atuais.

O mandato dos vereadores mirins será de um ano letivo, e sua função será considerada de interesse educativo e participativo e não será remunerada. Ainda de acordo com o Projeto, compete à “Câmara Mirim” especificamente, encaminhar propostas ao Município relativas a temas tais como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outras de interesse do município.

 Anualmente, no dia 15 de março, às 8h, será realizada a Sessão Solene de instalação, quando os vereadores mirins deverão prestar compromisso, tomarão posse e escolherão os componentes da Mesa Diretora dos trabalhos. A “Câmara Mirim” deverá se reunir no Plenário da Câmara Municipal uma vez por mês, no período de 15 de março a 30 de junho e de 1 de agosto a 15 de dezembro, uma hora antes da sessão ordinária da Câmara Municipal.

Publicidade

Segundo o autor, o Projeto visa educar os jovens a participarem mais destacadamente da realidade de sua comunidade, despertando e criando interesse pelas decisões que direta e indiretamente o afeta e desenvolvendo uma consciência cívica voltada as necessidades públicas. “Atualmente, é facilmente percebido o desinteresse da juventude pela política e pelas decisões governamentais. Não apenas em nível municipal, ou no Poder Legislativo, mas, em todos os níveis da Federação e em todos os Poderes”, pontuou Irmão Jessé, salientando que o desinteresse é, na verdade, uma forma de protesto.

Em sua justificativa, o autor do Projeto define a situação como “alarmante” e defende uma mudança na ideologia que se desenvolve nos jovens. “Estes jovens de hoje serão os líderes de amanhã, serão aqueles que decidirão o futuro desta nação, deste Estado, deste Município e desta Comunidade. O primeiro passo pode-se dar através da aprovação desta matéria, que sem dúvida será um importante marco para a mudança de atitude e de visão quanto ao futuro de nossa sociedade”, disse, pedindo o apoio dos colegas.

Requerimentos
Na mesma sessão, os vereadores aprovaram cinco Requerimentos solicitando melhorias para o município de Jaicós. Benedito Alencar da Silveira, do PMDB, solicitou do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, a liberação dos recursos de convênio celebrado com a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Jaicós, para implantação de uma Unidade de Transferência de Tecnologia – UTT.

Segundo o autor, a implantação da Unidade servirá para o melhoramento genético e de técnica de manejo aos ovinocaprinocultores da Associação, com toda estrutura física até o treinamento dos sócios, beneficiando diretamente mais de 40 famílias. Benedito informou que o projeto conta com parecer técnico final e declaração de baixo impacto, ambos favoráveis. “Mas a demora na liberação seguida constantes promessas, vem causando desânimo nos produtores, diante de uma expectativa criada com o projeto para melhoria do rebanho, técnicas melhoramento de carcaça, confinamento e da renda dos produtores”, disse.

O vereador Márcio Wander Freitas Crisanto, do PROS, solicitou da Prefeitura Municipal de Jaicós o conserto do corrimão da ladeira da Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, conhecida como ladeira da serra, e construção de corrimão na ladeira do Paraíso. “O corrimão da ladeira está deteriorado pelos efeitos do tempo e ação de vandalismo. O conserto é necessário para facilitar a subida e descida dos pedestres, principalmente dos idosos que necessitam de um apoio para se locomover. A ladeira do Paraíso também é importante no acesso entre o bairro Serranópolis e o Centro e muito utilizada pelas pessoas, sendo importante a colocação do corrimão na ladeira Paraíso”, justificou.

Publicidade

Em outro Requerimento, direcionado a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações e as operadoras de telefonia móvel – TIM, CLARO e VIVO -, solicitando a disponibilização dos sinais de telefonia móvel para o povoado Santo Antônio, zona rural do município de Jaicós. Segundo o autor, o povoado Santo Antônio está localizado acerca de 13 km da sede do município de Jaicós e possui uma população significativa que necessita dos serviços de telefonia móvel naquela região. “Todo tem o direito de utilizar a telefonia móvel devido sua importância nos dias atuais. A comunidade cobra das autoridades as devidas providências visando à concretização da citada instalação”, disse.

Jessé Gonçalo da Silva, do PSC, solicitou da Prefeitura Municipal de Jaicós, através das Secretarias de Obras e Serviços Públicos, e de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, a colocação de uma base com caixa d´agua próximo à casa do Sr. Elisângelo, na localidade Santana III. “O poço da localidade Santana III necessita de uma caixa d´água para armazenamento de água, para que seja realizado o abastecimento de água naquela localidade. A água que sai diretamente do poço, vai para as residências e não para um reservatório nessa região, e esse sistema não tem sido eficiente, fazendo com que a água não chegue por igual a todas as residências. Entendo que é a única forma de solucionar esse problema, é a instalação de uma base com a uma caixa d’água, tanto para as famílias nas proximidades do saudoso irmão Dedé, como também as que residem do outro lado da Br. 407”, pontuou.

A vereadora Maria Sirlene Lopes Silva Barros, do PPL, voltou a reivindicar investimentos para a área da saúde. Em Requerimento direcionado ao Governo Municipal, a parlamentar solicitou a construção de Posto de Saúde na comunidade Balisa, zona rural do município de Jaicós. “Essa é uma reivindicação das pessoas daquela comunidade, que enfrentam muitas dificuldades para a realização de consultas, vacinas e pré-natal das gestantes. Na maioria das vezes tem que se deslocar para outra comunidade por falta de um local apropriado para a realização dessas e outras atividades na comunidade”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS