Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Carreata ‘Faça Bonito’ encerra campanha de proteção às crianças e adolescentes

Publicado

em

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, que simboliza a luta pela preservação e garantia da proteção e dos direitos da população infanto juvenil, foi lembrada no município de Massapê do Piauí.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, com o apoio do CRAS, CMDCA e Conselho Tutelar, realizou a carreata “Faça Bonito”, com o objetivo de mobilizar, conscientizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.

VEJA MAIS: Fotos da carreata ‘Faça Bonito’

A mobilização teve início com a concentração em frente a UBAS, o principal centro de saúde do município. De lá, os participantes saíram em passeata pelas ruas da cidade, encerrando na Praça Isabel Coutinho, no centro.

Ao final, os participantes depositaram flores amarelas, símbolo da campanha, no canteiro da praça, ao lado do nome “Faca Bonito”.

Dentre os presentes, o prefeito Rivaldo Carvalho, a primeira-dama Lucileide Carvalho; a secretária de Assistência Social, Fernanda Coutinho; o coordenador do CRAS, Wanderley Veloso; os secretários municipais Francivaldo Reis (de Gestão), Maria Lúcia (de Saúde), Junior Esmério (de Meio Ambiente), Leonel Lopes (de Educação); Rosana Carvalho, Supervisora do Programa Criança Feliz; Maura Reis, presidente do CMDCA; conselheiros tutelares e técnicos do CRAS.

As praças da cidade também foram decoradas em alusão ao dia, com faixas e banners informativos, e flores amarelas.

Publicidade

A campanha

A campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” foi iniciada no dia 03 de maio. Esse ano, em razão do contexto de pandemia do coronavírus (Covid-19), a mobilização aconteceu, em sua maior parte, através das redes sociais e do rádio e com a exposição de faixas e banners em locais públicos da cidade.

Vídeos

Desde o dia 09 de maio, vídeos eram publicados diariamente nas redes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e compartilhados em grupos de aplicativos de mensagens.

Gestores municipais e membros de órgãos da rede de proteção à criança e o adolescente participaram da ação. Ao todo, foram nove vídeos produzidos. No primeiro, a secretária de Assistência Social, Fernanda Coutinho, e o coordenador do CRAS, Wanderley Veloso, falaram sobre a origem do dia 18 de Maio.

Publicidade

No último, o prefeito Rivaldo Carvalho alertou para os danos causados pelo abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, e convocou a sociedade a participar da luta, a denunciar os casos no Conselho Tutelar, no CRAS, na polícia ou pelo Disque 100.

“As dores de um abuso criam marcas eternas, e denunciar é uma forma de levar esperança para crianças vítimas. Precisamos proteger nossas crianças todos os dias”, disse o prefeito, no vídeo.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Assistência Social de Massapê (@semasm_pi)

Publicidade

Concurso

Também pelas redes sociais, e com o mesmo objetivo, envolver a sociedade e conscientizá-la sobre o seu papel, a Assistência Social lançou o concurso “Faça Bonito”. Crianças e adolescentes produziam vídeos acerca da temática.

Os vídeos, num total de seis, foram publicados na página da Assistência Social no Instagram. Os três mais curtidos seriam premiados. A campanha viralisou e alcançou milhares de pessoas na internet. Ao final, foram contabilizadas 9.864 curtidas.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação compartilhada por Assistência Social de Massapê (@semasm_pi)

Ytallo Solyvan, de 4 anos, morador da localidade Angical, foi o vencedor. Seu vídeo obteve 5.406 curtidas e ele ganhou 300 reais de premiação. Jônathas Rodrigues, de 17 anos, da cidade, ficou em segundo lugar com 3.395 curtidas, e ganhou 200 reais. E em terceiro, Maria Aylla, de 1 ano, também da cidade, que obteve 339 curtidas e levou o prêmio de R$ 100.

Programa

Outra ação que levou informação para muitas pessoas foi um programa de rádio realizado na Sintonia FM. O bate-papo sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes contou com a participação da assistente social Conceição Carvalho, da pedagoga Joelma Araújo, da enfermeira Danielly Xavier, do psicólogo Evilásio Moura e do coordenador do CRAS, Wanderley Veloso.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS