Connect with us

DESTAQUES

‘Sertão do Bem’ investe R$ 400 mil na apicultura familiar e gera oportunidades em Massapê do Piauí

Publicado

em

Um projeto de empreendedorismo social denominado “Sertão do Bem” trouxe esperança, tem gerado oportunidades e já começa a transformar a vida de pessoas em Massapê do Piauí, por meio da apicultura familiar

Objetivo, segundo Rafael Parra, presidente da ITUS, é promover uma transformação social através da geração de renda, junto com a pregação do evangelho. O projeto é realizado pela ITUS, uma entidade formada por um grupo de pessoas da igreja Central.

“A ideia surgiu em 2019, antes da pandemia, com uma visita a Massapê do Piauí. Nós nos apaixonamos por este lugar, que nos recebeu muito bem. Conhecemos um pouco do município, suas potencialidades, e elaboramos um projeto para trazer transformação.”, disse Parra.

Duas potencialidades estão sendo trabalhadas pelo projeto em Massapê, a apicultura familiar, beneficiando famílias de localidades como Angical, Gangorrinha e Abóbora, e o artesanato a base de palha de carnaúba, no povoado Porteiras.

No último sábado (4), um grupo de voluntários da ITUS esteve novamente no município. À tarde, na Escola Municipal João Manoel da Costa, aconteceu a entrega simbólica das colmeias, quando os 70 beneficiários projeto formalizaram o recebimento dos kits e também foram certificados pela participação nas oficinas de apicultura.

Publicidade
Encontro com beneficiários do projeto – Foto: Studio Som

Todos os beneficiários do projeto foram capacitados para serem apicultores, produzirem mel de abelhas de forma sistemática, e com isso, incrementarem sua renda familiar. Foram 40 horas de treinamento prático e teórico. Eles também receberam kits para criação de abelhas e produção de mel, como roupas, colmeias, melgueiras, enxames, cera e tudo o que precisam para começar.

Beneficiários assinam formalizam recebimento de kits – Foto: Studio Som

Projeto é financiado por empresários da região Sudeste do Brasil. Na apicultura, inicialmente, serão investidos 400 mil reais. “Vamos chegar a esse valor agora em janeiro, com a entrega de mais 30 kits. Neste ano, 400 mil foram investidos em vidas, em famílias. E nós queremos o dobro disso, queremos chegar a 200 famílias.”, disse Rafael.

O sonho da ITUS é fazer Massapê ser conhecido como um polo produtor de mel. “Quem sabe um dia termos aqui a festa do mel. E pra dar certo, a gente precisa da ajuda de Deus, a ajuda do poder público, que aqui tem apoiado e permitido fazermos esse investimento em Massapê, e, também, da ajuda das pessoas que estão no projeto. O sucesso do projeto é o sucesso deles”, pontuou o presidente da entidade.

Filme

No sábado à noite, na praça Matias Costa, no centro da cidade, foi exibido um filme curta-metragem protagonizado por beneficiários do projeto. Eles falam sobre o aprendizado, as oportunidades e a esperança de melhorar a renda a partir do trabalho na apicultura.

Apoio

No município, o projeto foi abraçado pelo Governo Municipal. O prefeito Rivaldo Carvalho assistiu a exibição do filme, recebeu a camisa do projeto e reafirmou o apoio da gestão.

Publicidade
Prefeito Rivaldo reafirma apoio ao projeto – Foto: Ascom Massapê

“Massapê está de portas abertas para esse grande projeto. Somos gratos por essa oportunidade que está sendo dada aos apicultores dos nosso município, que vai melhorar a renda das famílias a partir da criação de abelhas e produção do mel. Aqui está sendo plantada uma semente. Deus vai abençoar e nós vamos colher bons frutos.”, disse.

Fotos: Studio Som

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS