Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Chuvas fazem barragem transbordar e danificam estradas em Padre Marcos

Publicado

em

Após anos de estiagem e baixa precipitação pluviométrica, o município de Padre Marcos, situado na região do semiárido piauiense, a 392 km ao sul de Teresina, registra, esse ano, um inverno atípico. Desde o ano de 2004, não se chovia tanto. Segundo o prefeito José Valdinar da Silva, já foram registrados cerca de 500 milímetros no período entre dezembro do ano passado e o mês de abril de 2020.

Rios e riachos que cortam o município registram cheias. Açudes e barragens também elevaram o volume de água represado. A barragem Boa Esperança, por exemplo, que fica situada ao lado da cidade de Padre Marcos, atingiu seu volume máximo e transbordou com intensidade.

O rio que deságua na represa está perene há mais de duas semanas, e aumentou seu volume de água corrente depois que a barragem do Estreito, situada no município vizinho de Francisco Macedo, transbordou.

O inverno trouxe alegria para a população do município, sobretudo, ao homem do campo, que depende principalmente das chuvas para a sobrevivência, a partir da produção agrícola. A colheita do feijão está acontecendo, mas a maior safra deve ser de milho.

_Estradas

Mas tudo não são só benefícios. As chuvas que trazem a alegria para a população, também causam transtornos. O acesso a algumas comunidades rurais está prejudicado com a cheia dos rios e riachos e pela condição das estradas, que foram danificadas pelas águas das chuvas.

Publicidade

“Foi em torno de 500 milímetros de chuva em nosso município, e com isso, danificou as estradas do município. Tem alguns lugares que não dá pra passar”, disse o prefeito Valdinar.

O gestor salientou que em nos anos anteriores, a Prefeitura Municipal iniciava o trabalho de recuperação das estradas na primeira quinzena do mês de março. “Esse ano nós começamos. Fizemos a estrada que vai da sede do município, passando pelo Perigo, até Vila Nova, fizemos também a estrada que liga às localidades Jurema, Batata e Casa Nova, até o município de Francisco Macedo, mas as chuvas intensificaram agora no mês de abril e teremos que fazer tudo novamente”, disse.

Apesar dos estragos nas estradas, o prefeito Valdinar, que por muitos esteve à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, afirma que o momento é de agradecimento. “As barragens estão tudo cheias, as roças plantadas, o agricultor colhendo a produção. Então, a gente tem muito é que agradecer a Deus pelas chuvas. As estradas a gente vai consertar tudo logo que passarem as chuvas”, pontuou.

O gestor acrescentou que o trabalho de recuperação das estradas será mais demorado, considerando que a situação é precária em todo o território. “Nos outros anos a gente levava dois meses para fazer tudo, esse ano vamos levar uns quatro meses. A demanda é bem maior, pois choveu mais”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS