Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Premiação do 1º Concurso de Poesia encerra Campanha do 18 de Maio em Padre Marcos

Publicado

em

O município de Padre Marcos realizou neste mês,  a campanha “Padre Marcos Faz Bonito em Defesa das Crianças e dos Adolescentes”, em alusão ao 18 de Maio,  Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A campanha teve como objetivo dialogar, refletir e traçar estratégias de enfretamento e combate à violência sexual contra crianças e  adolescentes, além de chamar a atenção da sociedade padremarcoense para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra o público infanto-juvenil.

A iniciativa foi desenvolvida pela Prefeitura de Padre Marcos, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, através do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência  da Assistência Social (CRAS) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Durante o mês, foram realizadas diversas atividades voltadas a temática. Dentre estas, a Secretaria de Educação de Padre Marcos, realizou com os alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino, o I Concurso de Poesia sobre o tema.

Na manhã desta terça-feira, 25 de maio,  os alunos da Rede Municipal de Ensino foram premiados pela participação no 1º Concurso de Poesia. A solenidade de entrega, que encerrou a campanha, foi realizada no auditório da Secretaria de Educação e premiou os três primeiros lugares.

Publicidade

Foram premiadas duas alunas da Escola Davi Severiano, situada no povoado Riacho do Padre,  Vanessa Anatália Leal, que ficou em primeiro e Kauana de Sousa, na terceira posição. A aluna da escola Cândida Macedo, Maria Izadora Macedo, ficou em segundo lugar. As vencedoras receberam troféu, medalha e uma lembrancinha.

Na ocasião, os secretários de Educação, Eraldo Gomes e de Assistência Social, Lucicleide Dias, e a conselheira tutelar,  Luana Sousa,  parabenizaram as alunas vencedoras e agradeceram ao todos os envolvidos na campanha, bem como reforçaram a importância de  abraçar  e defender as crianças e adolescentes contra a violência sexual.

Segundo Eraldo, uma das tarefas mais importantes da educação é cuidar da criança e do adolescente em todas as suas dimensões.  “A criança tem que estudar, é ser bem cuidada pelas suas famílias. E temos que estar sempre comprometidos e envolvidos com isso, temos que promover a formação de cidadãos plenos, plenos de direitos, de afeto e em condições de aprender cada vez mais e melhor, bem como é compromisso nosso proteger e defender as nossas crianças e adolescentes”, disse.

Thuanny Mikaella, que faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), parabenizou aos todos que participaram da campanha.  “Dizer que essa questão do abuso contra a criança e adolescente, é algo que precisa ser falado, a gente não pode silenciar, e abordar essa temática não somente com a sociedade, mas o com nosso público infanto-juvenil. Quero parabenizar pela forma como as escolas trabalharam o tema, pois a partir do momento que a gente envolveu esse público-alvo, com esse concurso, com  certeza eles sabem falar sobre essa assunto e estão mais preparados para que isso não venham acontecer com os mesmos. Então que possamos sensibilizar mais as crianças e adolescentes para que eles criem mecanismos de defesa e proteção”, destacou.

A mãe da aluna, Vanessa Leal, que ficou em primeiro lugar no concurso, Anátalia Leal, agradeceu pela iniciativa em envolver os alunos na temática e disse estar muito orgulho e feliz com desempenho de sua filha.

Os diretores das escolas, Davi Severiano e Cândida Macedo, também se pronunciaram, quando parabenizaram as estudantes que destacaram no concurso e enalteceram a importância da campanha do 18 de Maio.

 

Publicidade

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS