Connect with us

Patos do Piauí

PATOS | Associação comercializa 9 toneladas de peixe na Semana Santa

Publicado

em

Associação dos Pescadores e Aquicultores do município de Patos do Piauí comercializou, somente no período da Semana Santa, mais de 9 mil quilos de peixe. Em toda Quaresma, iniciada na quarta-feira de cinzas, esse número aumenta ainda mais e chega a 20 toneladas.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/05/DSC07713.jpg

Francivaldo da Costa Veloso, presidente da APAPPI, explica que o aumento das vendas acontece de acordo com a tradição católica. De olho na demanda, a Associação se preparou para atender aos pedidos vindos de toda a região. O pescado foi comercializado em 15 municípios do Piauí e até do Pernambuco.

A produção é realizada nas águas da barragem Poço de Marruá, em Patos. Os alevinos foram depositados nos berçários em setembro de 2014. Em janeiro, teve início o abate desse lote com mais de 30 toneladas.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2014/05/DSC07719.jpg

No mês de março, a Associação foi contemplada com um novo projeto da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco. Nessa etapa, foram adquiridos mais um barco motorizado, trinta tanques de rede, dezesseis berçários, um freezer, caixas térmicas e de água, kit de análise da água, cordas, entre outros materiais. “Graças a esse incentivo da Codevasf, nós conseguimos atender a demanda com eficiência”, disse Costa.

Para realizar a despesca e o abate dos peixes, um mutirão foi formado. A mão de obra teve que ser reforçada. Além dos 17 associados, mais cinco pessoas foram contratadas temporariamente.

Publicidade

SAM_1053

Francivaldo Costa comemora os números. “Com muito esforço e dedicação de todos, e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Prefeitura Municipal, entre outros parceiros, nós temos alcançados as nossas metas e aumentado significativamente a produção. No ano passado, no período da Semana Santa, nós comercializamos 4 toneladas. Esse ano conseguimos mais que o dobro”, disse. O trabalho desenvolvimento na Associação fomenta a economia local. Hoje, o recurso arrecadado garante uma complementação de renda e até o sustendo de associados através da produção de peixes.

O presidente do APAPPI afirmou que um novo ciclo produtivo já está em andamento. “Atualmente nós já temos cerca de 7 toneladas pronta para o abate e comercialização, além de 70 mil alevinos foram depositados nos berçários no dia 25 de fevereiro”, disse.

SAM_1039

Com ampla estrutura, hoje a Associação é uma das maiores produtoras de peixe do Piauí. São 215 tanques redes, dois barcos motorizados, máquina de gelo, cinco freezers, duas plataformas, dois galpões, cozinha e depósito.

SAM_1016 SAM_1019 SAM_1035 SAM_1039 SAM_1043 SAM_1051 SAM_1052 SAM_1053 SAM_1057 SAM_1061 SAM_1063 SAM_1065 SAM_1067 SAM_1072 SAM_1076

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS