Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PATOS | Presidente da Câmara divulga nota e diz que tentaram denegrir o Poder Legislativo

Publicado

em

O vereador presidente da Câmara Municipal de Patos do Piauí, José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT), divulgou nesta quarta-feira (9) uma Nota de Esclarecimento a respeito de uma matéria jornalística publicada por dois portais noticiosos da cidade de Jacobina do Piauí, que segundo o parlamentar, de forma apelativa, tentaram denegrir a imagem do Poder Legislativo do município.

Um fato lamentável e que chama a atenção, é a possibilidade dos dois meios de comunicação terem acompanhado a última sessão ordinária do primeiro período legislativo e produzido a referida matéria sensacionalista, patrocinados por um vereador da bancada de oposição.

Veja abaixo, na íntegra, a nota de esclarecimento publicada pelo presidente da Casa:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O vereador José Hélio dos Santos – PDT, presidente da Câmara Municipal de Patos do Piauí, vem por meio desta prestar informações à população e lamentar o perfil adotado pela editoria dos portais – Portal Jacobina e O Jacu -, em desrespeito ao Poder Legislativo Municipal deste Município.

Publicidade

A Câmara Municipal de Patos é composta, em sua maioria, por homens de bem, eleitos pelo povo como seus legítimos representantes. E cientes desse dever a que nos foi confiado, temos trabalhado com responsabilidade, visando sempre contribuir com o processo de desenvolvimento do nosso município e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida da população.

A exemplo, no sábado, dia 28 de junho, na sessão ordinária de encerramento do período legislativo, o plenário da Casa discutiu e aprovou três importantes projetos de lei. Dentre estes, o PL que trata das diretrizes para a elaboração do orçamento do município para o ano de 2015. Ou seja, um projeto de suma importância, que indica o compromisso do prefeito e suas secretarias com o desenvolvimento do município e que norteará o Governo Municipal na elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual, que estabelecerá as receitas e as despesas que serão realizadas no próximo ano, compatível com a Lei de Diretrizes.

Os vereadores, por sua vez, opinaram e votaram, de acordo com suas ideologias. As reportagens dos portais O Jacu  e Portal Jacobina acompanharam as discussões, votações e os pronunciamentos dos parlamentares acerca de assuntos importantes para o município de Patos do Piauí, mas, numa fracassada tentativa de ridicularizar e debochar deste Poder, optou por evidenciar em sua publicação a presença de um sapo – um anfíbio inofensivo e comum em nosso meio – que apareceu no plenário, mas que em momento algum prejudicou o andamento dos trabalhos. Um acontecimento não comum na Casa Legislativa, mas que, diante da importância do que se discutia na sessão, quase passou desapercebido pelos presentes.

Em outro trecho, os portais abordaram o prédio onde funciona a Câmara Municipal, que pertence a uma Associação Comunitária e que é alugado para este Poder. Este presidente, por reconhecer a necessidade de ter sede própria, tem se empenhado em parceria com o prefeito Agenilson Teixeira Dias, para garantir os recursos para a construção da Câmara Municipal.  Vale ressaltar que o convênio com o Governo do Estado já foi assinado, no valor de R$ 137.718,56. E diga-se de passagem, este é o maior investimento já pleiteado pela presidência desta Casa desde a emancipação do município de Patos do Piauí.

É importante destacar que, desde que assumi a presidência da mesa diretora da Casa, foram várias as melhorias implantadas em pouco mais de um ano de gestão. Destacam-se entre outras, a aquisição de um moderno sistema de sonorização, com caixas acústicas e microfones individuais para cada vereador; e das bancadas confeccionadas em mármore para a presidência e vereadores, melhorando, portanto, o local de trabalho dos vereadores.

Publicidade

Além disso, propomos e o plenário aprovou, recentemente, um Projeto de Resolução de autoria da mesa diretora, que institui o sistema de som e ata eletrônica no Legislativo Municipal. Com isso, as sessões passarão a ser gravadas e arquivadas pelo período de 20 anos. Isso só confirma a nossa responsabilidade e compromisso em trabalhar por melhorias no Poder Legislativo e pelo município.

Dessa forma, venho mais uma vez lamentar o perfil adotado pela editoria dos referidos meios de comunicação, que desconhece o trabalho e a preocupação do Legislativo pela população do município, que desconhece a atuação dos parlamentares, os projetos e a participação da Câmara no processo de desenvolvimento do município, e que por isso, tentou denegrir a imagem desta importante Casa e dos seus integrantes, os nove vereadores e servidores.

Por fim, na nossa gestão, a Câmara Municipal sempre esteve e estará a inteira disposição e de portas abertas para receber os meios de comunicação, por reconhecermos a importância do seu papel como informadores. Respeitamos a liberdade de expressão, no entanto, rogamos pela responsabilidade, respeito e ética.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS