Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Projeto são encaminhados às Comissões e vereadores abordam assuntos diversos na tribuna

Publicado

em

O vereador Adalberto José Lopes (PP) presidiu no último sábado (5) mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Patos do Piauí, onde estiveram presentes, também, outros seis vereadores do município, sendo dois oposicionistas e quatro da base do governo.

No primeiro expediente foram apresentados dois Projetos de Lei, ambos de autoria do Poder Executivo Municipal. O primeiro, que cria no âmbito do município o Serviço de Inspeção Municipal e fixa as normas de inspeção sanitária em estabelecimentos que produzam produtos de origem animal.

Outro Projeto institui no município a Semana do Bebê, que passa a integrar o calendário oficial de eventos do município, a ser realizada anualmente na segunda semana do mês de outubro. Segundo o projeto, a Semana do Bebê compreenderá a realização de seminários, palestras e ações educativas nos estabelecimentos da rede pública de ensino, postos de saúde, bem como, a divulgação de programas e serviços oferecidos às gestantes e crianças e até seis anos de idade, atendimento médico e psicológico, dentre outros.

Os Projetos foram encaminhados para análise das Comissões Permanentes da Casa.

DSC_1459

No segundo expediente, alguns vereadores ocuparam a tribuna. Em seus pronunciamentos, abordaram assuntos diversos. O vereador José Hélio, do PDT, líder do prefeito na Câmara Municipal, foi o primeiro a se pronunciar.

Publicidade

O vereador voltou a fazer referência aos problemas enfrentados pelos municípios, enfatizando a crise financeira, consequência da queda continuada dos recursos públicos. “Em Patos, a dificuldade maior que vejo é por causa da seca, da falta de chuva. As pessoas que vivem no Campo precisam de água. Os criadores que tem seus animais tem tido muita dificuldade para manter o sustento, e fica inviável para a Prefeitura atender a todos”, disse, salientando que o prefeito tem buscado atender as demandas dentro do possível.

DSC_1456

Outro assunto abordado pelo vereador foi com relação a má qualidade da energia elétrica. “É um problema sério, mas que não depende da gente, nem do município. É uma responsabilidade da Eletrobras. Existem ruas aqui em Patos que onde não é possível ligar uma televisão na parte da tarde. São muitas pessoas nessa situação. Tem ruas que estão escuras. A energia é fraca, insuficiente. Temos exemplo de poços que o prefeito teve que comprar um gerador para tentar resolver o problema da água. Resta a gente pede a Deus que mande chuva o mais rápido possível”, disse. O vereador finalizou abordando os fatos da política nacional, à cerca do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).

DSC_1475

O vereador Antônio Rufino, o Tonhão (PP), também lamentou a situação do município por conta da falta de chuva, e falou sobre os problemas relacionados à energia. “Soube que a região do Umbuzeiro queimaram muitos aparelhos essa semana. É uma situação lamentável. O povo tá pagando caro por uma energia de baixa qualidade, e ainda tem prejuízo com os aparelhos”. O parlamentar destacou os esforços do prefeito para manter o funcionamento dos poços. “O prefeito colocou um gerador no poço da localidade Algodões e parece que ainda não resolveu o problema todo. A situação é muito difícil. É esperar que Deus mande chuva”.

O vereador Wilson Vieira (PTB), líder da oposição na Câmara, cobrou mais uma vez a apreciação e votação de um Projeto de Lei de sua autoria, que cria no município a Semana do Homem. Ele também comentou sobre a falta de água.“A gente lamenta muito as condições do nosso município, a questão de recursos hídricos, mas acho que deve ser trabalho muito a conscientização da população, principalmente nas escolas, pois a tendência é piorar com relação a falta de água e são as crianças e jovens que vão viver no futuro. […] Essa semana se viu reportagens a nível nacional falando sobre a seca. Tem Estados que estão com 13% da capacidade, como o Ceará, onde centenas de cidades já esgotaram os seus mananciais”. Wilson cobrou da Prefeitura e polícia mais organização no trânsito da cidade, algo que tem sido alvo de reclamação da população. “Sábado eu vi senti. Tinha tanta moto no meio na rua da casa do prefeito que não se passava um carro. Acho que deveriam se organizar de forma que atrapalhe o tráfego.

DSC_1487

O vereador falou sobre o vencimento dos professores. Segundo ele, apesar das dificuldades que o município enfrenta, é possível realizar o pagamento dos professores dentro do mês. “Eu fiz um levantamento e vi que entrou em média 273 mil reais por mês. Acho que seja dinheiro possível para pagar dentro do mês. E essas quantias que vão entrando mês a mês tem que ser preservado para o final do ano ter as reservas. Acho que já devia ter controlado gastos para o pagamento ser dentro do mês. O limite de pagamento é dia 5, mas já está passando para dia 10, e se a gente deixar escapar, passa para o dia 20, daqui a pouco está com um mês dentro”. Ao final, Wilson lamentou o falecimento de ‘Luiz da Verdura’, comerciante que convive semanalmente em Patos há mais de 20 anos. “Acho que todo patoense conhecia seu Luiz. Queria deixar registrado meu voto de pesar à família”.

Publicidade

DSC_1489

O vereador Luiz Evaristo (SDD) iniciou justificando a ausência na sessão passada. Em seguida, relatou uma situação que disse ter presenciado no povoado Cajueiro, a soltura de animais pelas ruas. “É preciso recolher aqueles animais. Sinceramente, está de fazer vergonha. Chega uma pessoa de fora que vem visitar nosso povoado e vê jumentos no meio da feira. Peço que levem essa mensagem ao prefeito e providenciasse a retirada dos animais da rua”. Outra reivindicação verbal apresentada pelo vereador foi pelo conserto do poço da localidade Lagoinha. Ao final, Luizinho enfatizou o Ofício de sua autoria, lido na sessão, onde informou que, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí, o mesmo teve todas as suas prestações de contas dos anos 2011 e 2012 aprovadas. O parlamentar encerrou convidando a todos para assistirem as sessões de encerramento dos trabalhos legislativos de 2015.

DSC_1500

Adalberto Lopes (PP), presidente da mesa diretora, foi o último a se pronunciar. “Fico muito feliz em ver a tranquilidade e a paz voltar a esta Casa. Tivemos uma sessão proveitosa, com muita educação”. Ele também abordou a questão da energia elétrica e os prejuízos causados pela má qualidade da mesma. “Esta semana fui até a Casa Lotérica, na quinta-feira, umas 9h, e já não estava mais funcionando por causa da energia. O proprietário Fernando me procurou para saber o que nós vereadores e o prefeito poderíamos fazer, e me comprometi em fala com Vossas Excelências e com o senhor prefeito para buscarmos uma saída, cobrar da empresa competente. “É momento de nos sentarmos para tentar achar uma solução, porque o município hoje é um dos maiores prejudicados. Temos regiões que as bombas dos poços queimaram quase todas. Precisamos lutar por isso”.

DSC_1458   DSC_1485   DSC_1493

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS