Connect with us

Picos

Mais de 200 veículos intermunicipais transportam passageiros de forma irregular em Picos

Publicado

em

O trânsito da cidade de Picos tem como deficiência: a pouca mobilidade urbana. De acordo com levantamento feito em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a frota de veículos entre automóveis, microônibus e ônibus era de 52.500. No entanto, este número é bem maior nos dias atuais e outro fator preocupante é a quantidade de transportes intermunicipais que trafegam em situação irregular.

No tocante ao transporte irregular, a estimativa divulgada pela Cooperativa dos Condutores Autônomos de Veículos de Passageiros da Macrorregião de Picos, é que 208 veículos circulem diariamente nestas condições. Em se tratando do transporte intermunicipal regular apenas 130 vans e micxroônibus estão regulamentados.

Para o presidente da Cooperativa, Edimar Vieira Lima, esta realidade tem prejudicado consideravelmente os proprietários de vans que tem perdido espaço para os transportes irregulares.

“Nós proprietários de vans não podemos embarcar e desembarcar passageiros no Centro de Picos, mas os clandestinos hoje podem entrar. Temos perdido passageiros devido a isso. Com a proibição das vans circularem aumentou a quantidade de carros pequenos trafegando”, disse o presidente.

Edimar Vieira Lima

Publicidade

Edimar Vieira Lima acrescentou que falta fiscalização por parte dos órgãos competentes para que o problema seja sanado. Ele ainda pontuou que diante da proibição do tráfego de veículos intermunicipais no Centro, a falta de organização e mobilidade no trânsito picoense continua.

“Não foi implantada a Lei de Mobilidade Urbana em Picos. É uma maratona para o pedestre andar em Picos, calçadas com degraus, tomadas por produtos à venda. Não há vias específicas para as motocicletas, veículos de carga e descarga apesar do horário estipulado não respeitam”, frisou.

Reivindicações

Os proprietários de vans licenciados que compõem a Cooperativa dos Condutores Autônomos de Veículos de Passageiros da Macrorregião de Picos reivindicam adequações na medida. Uma delas é que o desembarque e embarque de passageiros sejam feitos em pontos estratégicos. A exemplo dos endereços: Rua 15 de Novembro, Coelho Rodrigues, Praça Félix Pacheco e próximo ao INSS.

Diminuição de passageiros

Publicidade

Edimar Vieira Lima ainda revelou que diante das medidas implantadas houve uma redução no número de passageiros flutuantes de seis mil para quatro mil.

“Antes o proprietário de uma van dava três ou quatro viagens e sempre tinha passageiro. Hoje diminuiu para uma vez”, lamentou o presidente.

O outro lado

O secretário de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos, Edilberto Cirilo, assegurou que a fiscalização sobre os transportes irregulares será aumentada no município e no momento aguarda-se um guincho para a retirada de tais veículos das ruas.

Fonte: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS