Connect with us

MUNICÍPIOS

PICOS | Amigos da Comunidade iniciam processo seletivo para voluntários

Publicado

em

O Projeto Amigos da Comunidade, iniciado em 2017, está no período de processo seletivo de voluntários, onde os inscritos passam por seleção a fim de definir se estão aptos a cooperarem com a ação social que está em sua 3ª edição.

O projeto é um programa de assistência ao sertão, que foi idealizado e realizado por acadêmicos de cursos da área da saúde, primeiramente de medicina, nutrição e enfermagem, mas ao longo dos anos a equipe foi crescendo e inseriu fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, farmácia, odontologia, educação física e direito.

“Então, o projeto tem como objetivo fazer com que os acadêmicos possam estar colocando em prática tudo aquilo que ele aprende durante sua graduação. A gente sabe que as aulas práticas costumam ser muito poucas, principalmente em determinados cursos específicos. Ele vem para dar essa oportunidade ao aluno de estar realizando esse atendimento clínico, para ver como funciona no dia a dia do profissional. Além disso, a população recebe esse atendimento de uma forma totalmente gratuita. Então, todo mundo sai ganhando”, afirmou uma das idealizadoras, a acadêmica de nutrição, Ana Rafaela Silva Pereira.

A estudante comentou que, no início do projeto, um dos entraves seria a desconfiança da população quanto ao atendimento. Mas ela garante que todos os voluntários são monitorados por profissionais das áreas às quais pertencem.

“Às vezes as pessoas pensam: ‘Ah, são alunos e eles não vão saber fazer nada’, mas pelo contrário. As pessoas envolvidas passam por um processo seletivo para saber se realmente estão aptas a realizarem esses atendimentos. Todos esses atendimentos, seja de qual for a área, eles são assistidos por profissionais já formados, os quais verificam se o aluno está realizando o atendimento de forma correta. Se durante o atendimento ocorrer algum erro, o profissional vai estar lá para reparar”, declarou.

Publicidade

Ana Rafaela disse que no primeiro ano foram realizados 700 atendimentos na Unidade Básica de Saúde do bairro Passagem das Pedras. No ano passado, foram realizados 1000 atendimentos na Escola Normal Oficial de Picos e no Sest Senat. Neste ano, os locais de atuação serão os mesmos de 2018.

“Já são 175 inscritos para se voluntariarem. Estamos tentando aprimorar para esse ano, nós queremos mais qualidade que quantidade. Então estamos tentando o melhor para a população, já que estamos ganhando reconhecimento na cidade e apoio de todos que vêm e participam do projeto. Nós temos uma data fixa, que são os dias 20 e 21 de julho. Na primeira edição nós descobrimos que no dia 21 de julho é comemorado o Dia do amigo, por isso definimos esses dias como os de atendimento, pois é isso que somos: amigos! Independente de qual seja o dia da semana, são nesses dias que realizaremos nosso projeto”, frisou Ana Rafaela.

A voluntária disse que o atendimento está disponível a qualquer pessoa que precise de atenção na área da saúde e aberto a quem queira conhecer o projeto. “Só pedimos que quem esteja indo para ser atendido, que leve o cartão do SUS e documento com foto. Deixo o convite a quem quiser participar”, concluiu.

 

Imagens: Reprodução Amigos da Comunidade

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS