Connect with us

DESTAQUES

PICOS | II Semana de Comunicação da Uespi debate as novas possibilidades do Jornalismo

Publicado

em

Em uma noite de muita conversa e debates, a II Semana de Comunicação da Uespi de Picos abriu oficialmente seus trabalhos com uma palestra que trouxe como tema “as novas possibilidades do Jornalismo”, enfatizando o mercado profissional, a pesquisa e a situação de ataques em que a profissão vive no momento.

Para a mesa principal, os profissionais convidados foram a professora Doutoranda Jaqueline da Silva Torres Cardoso e o repórter da TV Cidade Verde, Clebson Lustosa, egresso da instituição. Como mediadora, esteve a professora Mestranda Ruthy Brito.

A professora Jaqueline Cardoso ressaltou a importância dentro das universidades e para formação do profissional de batente.

Jaqueline Cardoso

“Trouxe hoje um pouco do que é a pesquisa em comunicação e como ela está se constituindo, não só no Piauí, mas de modo geral. E, para comprovar isso, trouxe minha experiência desde a época do mestrado e agora no doutorado, porque acho que precisamos trazer mais pesquisadores, mais alunos que se interessem por pesquisa, pensem em pesquisa. Pensar pesquisa é saber como formar bons jornalistas, bons cidadãos, porque formaremos, com a pesquisa, profissionais contextualizados, humanos, sensíveis ao outro”, disse ela.

O jornalista Clebson Lustosa disse estar emocionado por voltar à sua casa – Uespi – para um momento tão importante: o de construção do saber, de compartilhar experiências.

Publicidade

Clebson Lustosa

“É muito simbólica essa minha volta à Uespi, pois ontem completaram dois anos que deixei Picos, cidade que me acolheu por sete anos e que é responsável por minha formação. Retornar para ela, cidade em que contribui um pouco no “fazer jornalismo”, é muito simbólico. Especialmente por estar retornando para a Uespi, minha casa, que está me dando espaço para tentar contribuir para esses meninos, com o pouco que tenho na minha bagagem de experiências. Vi muito de mim neles”, frisou.

Ele também destacou que a promoção de eventos como este propiciam ganhos não somente para os alunos, mas para quem ministra as palestras e rodas de conversa.

“Quando a gente junta a galera do jornalismo com a do batente para elas conversarem, discutirem, problematizarem o que está errado e certo no jornalismo, todo mundo ganha. Um evento como esse é uma estrada de mão dupla, pois ganham os acadêmicos e nós que estamos palestrando. Sempre quando saio de um evento como este, saio com a bagagem carregada de conhecimento”, afirmou.

A coordenadora do curso de Jornalismo e Relações Púbicas da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos, Lana Krisna, também ressaltou a importância de se promover eventos como a II Semana de Comunicação de Picos, que está sob a responsabilidade dos alunos do décimo período de RP.

Lana Krisna

“Desenvolver esse evento é uma possibilidade de unir a academia ao mercado e à comunidade. Ao tempo em que fortalece a construção de conhecimento dentro da universidade com essa troca daqueles que estão no mercado, estão na pesquisa, também colabora para a comunidade em si, já que é um evento aberto para todos. Estamos realizando uma semana de atividades com palestras, mesa redonda, oficinas, apresentações de trabalhos. Esperamos que esse evento se consolide e que, a partir dos debates que ocorrem dentro da Uespi, possamos realizar mudanças lá fora, na comunidade”, pontuou.

Publicidade

Compuseram a mesa de honra a professora Doutoranda Mayara Ferreira; o professor Jailson Dias; o presidente do DCE, João Pedro; a estudante de Jornalismo, Lívia Costa; a professora Mestranda, Ruthy Brito; e a coordenadora do curso, Lana Krisna.

Ao final da palestra, a professora Lana Krisna fez uma homenagem à Professora Paula Adissi, jornalista e ex-docente do curso na Uespi e Faculdade R.Sá, que faleceu na manhã desta quinta-feira (05), na cidade de João Pessoa-PB, após um ano de luta contra o câncer.

Professora Paula Adissi (in memorian)

Além de docente, Paula Adissi sempre foi uma militante aguerrida de coragem e determinação e que lutou em inúmeras oportunidades nas manifestações de políticas públicas em Picos, sempre buscando igualdade e melhoria para os menos favorecidos. Na oportunidade, Lana Krisna declamou um poema escrito pela professora, in memorian, no ano de 2014. Veja o vídeo abaixo:

_Veja as fotos da primeira noite:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS