Connect with us

DESTAQUES

Saúde de Picos adere e implanta Política Nacional de Integração à Saúde das Pessoas no Sistema Prisional

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde, e juntamente com a Secretaria de Justiça do Piauí, realizou, na manhã desta quarta-feira (16), na Penitenciária José de Deus Barros, a implantação da Política Nacional de Integração à Saúde das Pessoas no Sistema Prisional.

Segundo a idealizadora do projeto para Picos, Micherlla Brito, coordenadora de Saúde do Adulto, o sonho iniciou em 2017, mas só se concretizou este ano. O Piauí é uma das poucas cidades do interior do Estado a implantar a Pnaisp.

Micherlla Brito

“Estamos implantando esse programa em Picos, que vem desde 2017, mas atuando em 2019. Ele será implantado nas duas penitenciárias: tanto masculina como feminina. O objetivo dela é garantir a saúde para as pessoas privadas de liberdade. No Piauí só funciona em apenas seis municípios, sendo Picos uma delas”, informou ela.

Micherlla falou ainda em que áreas a Pnaisp estará atuando dentro das unidades prisionais de Picos.  “Uma das assistências voltadas para as pessoas privadas de liberdade é a promoção e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, assim como o serviço que prestamos na atenção Básica, estará disponível aqui, nas unidades prisionais, como, além do médico, dentista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e todas as profissões do Núcleo de Assistência à Saúde da Família – Nasf”, relatou.

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, defendeu o direito da pessoa privada de sua liberdade de ter seus direitos preservados e de fácil acesso.

“Até pouco tempo, falar em disponibilizar certos serviços de saúde era raro para a população toda. Mas temos avançado no que diz respeito à saúde em Picos. A ressocialização é um sonho, por isso estamos todos juntos aqui, comungando deste momento. E a garantia da saúde para as pessoas privadas de liberdade é um dos meios para se obter a ressocialização. É com o reconhecimento dos direitos, dos serviços públicos, e de tantos outros, que se poderá obter a dignidade dessas pessoas. Não estamos fazendo nada além do que nossa obrigação, do que o que prega a Constituição”, declarou ele.

Publicidade

Padre Walmir Lima

O secretário de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, disse estar feliz com a concretização do programa na cidade e garantiu que será um sucesso.

“Essa é uma causa nobre, que vai proporcionar aos detentos uma melhor qualidade na saúde. Como gestor, fico feliz quando conseguimos trazer programas para a cidade de Picos. É uma determinação de nosso prefeito, que a gente sempre lute e consiga avanços na saúde para melhorar a qualidade de vida da população. E a população carcerária também faz parte de Picos. Iremos fortalecer esse elo da Saúde com as penitenciárias. É um projeto que tenho certeza de que será um sucesso”, afirmou.

Dr. Júnior Santos

Carlos Edilson, secretário de Justiça do Piauí, parabenizou o trabalho desempenhado pela Prefeitura Municipal de Picos, em especial à Secretaria de Saúde.

“Quero enaltecer o trabalho do prefeito Padre Walmir. Ainda como subsecretário, já defendíamos a implantação da Pnaisp nas penitenciárias, mas poucos prefeitos têm a visão que esse homem tem. Parabenizo ao poder público de Picos por atender essa demanda e entender essa necessidade. Já dispomos do serviço básico de saúde, mas essa ajuda com esse projeto, trazendo mais profissionais, engrandece e fortalece o direito do preso, que mesmo estando recolhido, deve ter seus direitos preservados”, pontuou.

Carlos Edilson

O gerente da Penitenciária José de Deus Barros, Sinval Hipólito, reafirmou a preocupação com a vida dos detentos, especialmente no que tange a saúde física.

Publicidade

“Quem ganha isso somos nós, que fazemos a Secretaria de Justiça do Estado, e os detentos. É um benefício grandioso. Essa parceria é de extrema importância. Desde que estamos aqui, temos preocupação com os detentos, não apenas na questão jurídica, mas na saúde, no espiritual”, disse.

Sinval Hipólito

Alguns detentos estiveram prestigiando a solenidade, assim como os profissionais da saúde que compõem a equipe da Pnaisp; a diretora do CIEM, Maria Santana; o gerente da Penitenciária Feminina, Diego Gonçalves; o defensor público Erivaldo Marques dos Reis; a subdefensora Carla Yascar Bento; os vereadores Rinaldinho e Evandro Paturi; e o representante da OAB, Lucas Rufino.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS