Connect with us

Vera Mendes

VERA MENDES | Vereadores de oposição votam contra projeto de lei que institui ficha limpa municipal

Publicado

em

Nova NetPublicidade

Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Vera Mendes, realizada no último dia 07 de outubro, vereadores da bancada de oposição ao governo municipal votaram contra o projeto de lei que instituía a ‘Ficha Limpa Municipal’.

Conforme a proposta apresentada pelo vereador Carlos José da Silva, o Carlinhos (PR), ficaria proibida a nomeação de pessoas quem tenham sido condenados por crimes que configurem inelegibilidade, para ocupar os cargos comissionados do primeiro escalão do Poder Executivo Municipal. Para assumir o cargo comissionado, a pessoa indicada deveria, obrigatoriamente, apresentar declaração de que não se encontra na situação de vedação.

Ainda segundo o projeto de lei, o prefeito municipal teria o prazo de noventa dias – a partir da publicação – para exonerar os eventuais ocupantes de cargos de comissão da atual administração, que se enquadrassem nas vedações.

O vereador Carlinhos sustentou durante a defesa da matéria que o projeto estaria regulamentando, tornando lei uma medida que já deveria ser adotada pelo chefe do Poder Executivo Municipal. “É necessária a comprovação que a pessoa detém as condições para o exercício da atividade, ou seja, que não pesa sobre eles nenhuma das causas de inelegibilidade e, portanto, esteja apto a gerir a máquina pública”, disse.

Vereador Carlinhos - PR, autor do projeto

Vereador Carlinhos – PR, autor do projeto

Segundo o parlamentar autor, a condição deverá ser renovada a cada início de mandato ou de acordo com as substituições de pessoas nos referidos cargos em comissão. “É importante destacar que o projeto alcança não somente situações futuras, como também os servidores e agentes públicos e políticos que já se encontram em exercício”, pontuou Carlinhos, da base aliada ao prefeito.

Publicidade

Em votação, o projeto recebeu seis votos contrários dos vereadores oposicionistas, Domingos José (Dodosa – PT), Luís Abreu (PTB), Joaquim Gonçalves (PP), Noemio Vera (PSD), Antônia Noêmia (Toinha – PSD) e Mirlene Vera (PSB).

Vereadores da bancada de oposição

Vereadores da bancada de oposição

O vereador autor do projeto lamentou a posição dos vereadores, contrários a uma proposta que prevê a moralização no poder público municipal, impedindo que agentes públicos e políticos que tiveram suas contas rejeitadas e que não demonstram as qualidades morais necessárias para tanto, voltem à gestão das atividades e recursos públicos.

Para o vereador Carlos José da Silva, o fato de ter maioria na Câmara não exime a oposição de defender os interesses da municipalidade. “No entanto, notamos que as decisões dos opositores tem sido meramente políticas e contrariado os interesses dos munícipes, utilizando apenas como meio de medir força com a atual gestão”, disse, citando como exemplo a derrubada do veto do prefeito ao projeto que aumenta o subsidio do próprio prefeito e da vice em 64%, contrariando a Constituição do Estado.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS