Connect with us

Vila Nova do Piauí

Através do Projeto Piauí Sem Drogas, gestores e professores participam de palestras de prevenção em Vila Nova do Piauí

Publicado

em


Durante todo o dia desta quarta-feira, 20 de março, foi realizado no município de Vila Nova do Piauí o segundo dia de evento voltado para a prevenção do uso de drogas entre os jovens. Desta vez houve uma oficina científico-pedagógica.

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e teve como público alvo os gestores e professores da Rede Municipal e Estadual.

A ação faz parte do Projeto Piauí Sem Drogas, de iniciativa da Fundação Hospitalar Joaquim Simeão Filho, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.

O secretário de Educação e organizador do evento, Flávio Sousa, agradeceu aos profissionais pela presença e destacou a importância de ser trabalhado o tema no município, frisando que assim é possível encontrar soluções.

“Agradeço ao coordenador do projeto, Baruc, pela parceria, já tivemos o primeiro momento que a gente teve foi com os alunos e os pais e agora com os professores. Esse assunto é muito importa e precisa ser discutido para sempre buscarmos soluções para vivermos em um Piauí sem drogas. Agradeço aos professores que vieram, hoje não tivemos aula para que toda equipe da educação estivesse aqui recebendo mais conhecimento acerca desse tema”, disse.

A primeira palestra foi conduzida por Caroline Mentor que abordou o tema: “Cultura de paz e prevenção ao uso de drogas”, orientando os profissionais a trabalharem o assunto nas escolas.

“Aqui nós buscamos entender o conceito sobre cultura de paz, o que significa, analisar o impacto do uso de álcool e drogas na comunidade escolar e buscamos trabalhar a realidade do município, trazendo informações para os profissionais para que seja trabalhado essa temática nas escolas, com o objetivo de reduzir o número de jovens que usam entorpecentes, porque sabemos dos riscos e consequências ruins que trás para a sociedade”, frisou.

A tarde, a palestra ficou por conta da pedagoga, Juliana Gomes, que trabalhou o tema: “Metodologias ativas”, que objetiva trazer mais conhecimentos para os docentes trabalharem em sala de aula e assim contribuir no desenvolvimento dos alunos.

“Falamos sobre metodologias que propõe aos professores em sala de aula colocar o aluno como protagonista no processo ensino-aprendizagem, valorizando esse aluno e trazendo benefícios para esse processo, onde o professor passa a ser mediador, trazendo uma aprendizagem e coletiva dentro da sala de aula, fazendo uma construção de saberes e não apenas a educação tradicional, onde somente o professor tem vez. A ideia das metodologias ativas são favorecer o desenvolvimento do aluno tanto em conhecimentos científicos como pessoal”, explicou.

O coordenador do Projeto Piauí Sem Drogas, Baruc Bandeira, ressaltou sobre as temáticas trabalhadas no segundo dia de evento e agradeceu o apoio gestão municipal.

“Trouxemos duas profissionais que vieram facilitar esse conhecimento a respeito de metodologias ativas, cultura de paz, como abordar o tema de prevenção de drogas dentro das escolas. Foi compartilhado conhecimentos e técnicas para que os profissionais desenvolvam um melhor trabalho na educação do município e a gente agradece o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação que estão engajados nessa ação. Muito obrigado”, finalizou.

O projeto visa capacitar os gestores e professores para trabalhar métodos de prevenção às drogas, conscientizando também os alunos acerca das consequências do uso de entorpecentes.

Fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS