Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA │Gestão do prefeito Edilson Brito realiza Reunião Intermediária do Selo UNICEF

Publicado

em

Foi realizada na cidade de Vila Nova do Piauí, nesta quarta-feira (27), no Ponto de Cultura Cidade Poesia, a Reunião Intermediária de Acompanhamento do Selo UNICEF. O encontro teve como objetivo apresentar dados para discussão e reflexão sobre os principais pontos que devem ser melhorados para os munícipes e através do avanço, adquirir a 4ª certificação.

Durante o encontro, adolescentes do NUCA fizeram uso da palavra. A adolescente, Sara Suelen, disse que a participação na reunião intermediária do Selo Unicef causa orgulho, por ser também membro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes.

“Para mim é um motivo de muito orgulho ser uma Nuquense e participar dessa reunião intermediária do Selo Unicef de Vila Nova do Piauí defendendo os direitos da criança e adolescentes”, declarou.

Integrante do NUCA de Vila Nova, o adolescente Carlos Eduardo que participou do encontro, explicou de forma breve sobre a finalidade do espaço de discussão.

“O Nuca  é responsável por realizar ações e projetos que visam o desenvolvimento para com os adolescentes e também a comunidade em geral. Estamos nessa reunião com objetivo de avaliar como está o desenvolvimento do núcleo, no que tange a avaliação positiva ou negativa e quais as questões que estão se saindo bem e onde é necessário melhorar”, disse.

A primeira – dama Ana Carolina que também gere a Secretaria Municipal de Assistência Social saudou os participantes acolhendo a todos com boas-vindas, destacando que a junção de todas as secretarias é necessária para o desenvolvimento das ações.

Publicidade

“Todas as secretarias estão engajadas em busca do quarto Selo Unicef. São momentos de analisarmos as questões que estão com deficiência e assim procurar melhoras. Somos interligados e buscamos essa melhoria com as crianças, adolescentes e toda a comunidade, e, se os jovens, crianças e adolescentes estão bem dentro da comunidade, certamente os pais e avós estarão bem”, frisou Ana Carolina.

Representando o prefeito municipal, no uso da palavra, Antônio Tiago, que é vice-gestor vila-novense, fez seus cumprimentos a todos da mesa de honra e os jovens do NUCA ressaltando a necessidade de avaliação para assim o município obter melhorias.

“Temos o prazer de trabalhar por Vila Nova e hoje estamos aqui para trabalharmos pelo reconhecimento do Selo Unicef e assim conseguir mais benefícios e melhorias para a população”, ressaltou o vice-prefeito.

Na ocasião a professora e secretária de Cultura, Marli Veloso, que é articuladora do Selo no município, ressaltou que o fortalecimento dos direitos humanos deve estar em pauta priorizando crianças e adolescentes.

“Crianças e adolescentes são seres que estão mais vulneráveis e as igrejas são organizações que prezam pelos direitos humanos das pessoas e das famílias. Somamos as diversas instituições para discutir e fortalecer essas ações porque precisamos acompanhar, discutir e reavaliar”, pontuou articuladora do Selo Unicef em Vila Nova.

Publicidade

O encontro contou com a formação da mesa de honra, apresentação do AJA e momentos de debates.

Durante a explanação do enfermeiro Dayro Coutinho, foi mencionado que sete dos doze indicadores instituídos pelo Selo Unicef são incumbidos à Saúde Municipal.

“É preciso que nós profissionais da saúde voltemos nossos olhares para os grupos atingidos e para nossos resultados com objetivo de identificarmos e resolver para que seja revertida a situação melhorando o indicador e a vida das pessoas”, orientou.

Dentre os indicadores destacados por Dayro, está o que trata sobre o percentual de crianças com peso alto em desconformidade com a idade e também como indicador acerca da gravidez em crianças de 10 a 14 anos

“Hoje temos 15 crianças com peso acima do normal com relação a idade e altura. É um dado do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional […] No ano de 2016 não tivemos nenhuma crianças grávida graças as formas de prevenção, educação e saúde”, relatou o Dayro destacando outros fatores que são de suma importância para o desenvolvimento do município exigidos pelo selo.

Publicidade

Sobre os dados da Educação, Jasmira, citou dois indicadores que são de responsabilidade da pasta como a taxa de abandono no Ensino Fundamental e da taxa de distorção e idade série.

“Em 2016 tivemos uma taxa de abandono em 1,2. No ano de 2017 a taxa caiu para 0,07%, ou seja, tivemos uma melhora com a redução. Outro indicador foi a distorção idade-série do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No ano de 2016 estávamos com 36% da distorção idade-série. Em 2017 reduzimos para 32%. Tivemos uma redução nos dois indicadores. Isso mostra que o trabalho da Secretaria de Educação vem sendo realizado com o Unicef. Nosso objetivo é zerar esse indicador com trabalho e ações”, destacou.

Estiveram presentes: O vice-prefeito Antônio Tiago; a primeira-dama, Ana Carolina; a articuladora Marli Veloso; a mobilizadora do NUCA, Taynara Oliveira; presidente do CMDCA, Jhônatas Luz; a secretária de Educação, Antônia Maria; o enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família, Dayro Coutinho;  as diretoras: Esmeralda (U.E. Sabino Gomes de Lima); Alcinete Bezerra (U. E. Professor José Osvaldo de Oliveira); Luzia Francisca (Creche Plágida de França); Luzia (U. E. Zacarias Manoel da Silva; os adolescentes Carlos Eduardo e Sara Suelen entre outros.

Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS