Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Saúde promove campanha contra o diabetes na Feira Livre da cidade e intensifica ações do Novembro Azul

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, na gestão “Trabalho e Compromisso”, que tem à frente o prefeito Edílson Brito, através da Secretaria de Saúde, administrada pela secretária, Almerinda Luz, realizou na manhã sexta-feira, 22 de novembro, na Feira Livre da cidade, as ações da campanha “Vila Nova Contra o Diabetes”.

O Dia Mundial do Diabetes, é celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença.

Hoje, durante as ações realizadas em Vila Nova, estiveram presente a secretária de Saúde, Almerinda Luz, e toda a equipe multiprofissional do município formada pelo enfermeiro, Dayro Coutinho, a nutricionista, Aurileia Paiva, a fisioterapeuta, Micaela Rocha, agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem e demais funcionários da SMS.

Na ocasião foram oferecidos serviços como: teste de glicemia, aferição de pressão arterial, medição de índice de Massa Corpórea (lMC) e de circunferência abdominal, orientação nutricional, orientação medicamentosa e avaliação neuromotora do ‘Pé Diabético’.

O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlado. Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções nos pés. Se não for tratado, o pé diabético pode levar à amputação.

A nutricionista e coordenadora no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Aurileia Paiva, que participou do evento de mobilização juntamente com a equipe da Saúde, falou sobre o objetivo do encontro e os serviços ofertados. Além de ressaltar a importância de cuidar do pé diabético e os riscos que eles oferecem à saúde.

Publicidade

“Estamos aqui hoje ofertando serviços para a prevenção e o controle da diabetes. Nosso objetivo é fazer uma prevenção para que as pessoas que não tem diabetes recebam orientações e não passem a ter. Também estamos fazendo o controle de quem é diabético e hipertenso, através da aferição da pressão arterial, teste glicêmico, e controle do pé diabético, pois muitas pessoas não sabem que podem ocasionar amputação. Hoje a 3ª maior causa de amputação no Piauí é por causa do pé diabético, e isso que queremos prevenir, e orientar o controle de peso e alimentação”, explicou.

O enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família de Vila Nova, Dayro Coutinho, falou sobre a organização das ações contra a diabetes, dos pacientes já identificados no município e como eles são atendidos.

“A mobilização foi uma iniciativa que traçamos dentro das nossas reuniões mensais, com o apoio e parceria da nossa nutricionista, Aurileia Paiva. Estamos fazemos este atendimento multifuncional voltado a atenção, sempre de forma holística. Nós temos hoje em Vila Nova, 90 diabéticos cadastrados, infelizmente gostaríamos que esse número fosse menor, pois a nossa população não é muito grande. O importante é que essas pessoas são acompanhados e avaliados mensalmente por meio do atendimento do hiperdia pelo médico, enfermeiro e nutricionistas. São realizados exames laboratoriais de 4 em 4 meses ou de 6 em 6 meses, dependendo do quadro clínico e laboratorial de cada paciente”, explicou.

Dayro Coutinho, ainda explicou sobre as ações realizadas no município durante todo o ano e no desenvolvimento das atividades seguindo as normas do Ministério da Saúde. Além de ressaltar o compromisso da gestão municipal em fornecer atendimento de qualidade a toda a população local

“Como todos nós sabemos, o Ministério da Saúde, lança algumas atividades e iniciativas para que os municípios e suas equipes comecem a atuar em cima do público alvo. Conforme acontece durante todo o ano como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa, e agora o Novembro Azul, onde estamos atendendo a temática. Sempre buscamos realizar os nossos trabalhos de forma continua, trabalhando durante todo o ano a prevenção destas doenças e não apenas nas campanhas, de forma rotineira, independente do mês. O prefeito, Edílson fomenta a qualidade de vida das pessoas e a prova disso são as ações. Estamos em feira livre, mais de 40 pessoas já passaram na tenda da saúde em menos de 2 horas de atendimentos e a tendência é que esse número se multiplique pelo menos mais duas vezes”, disse.

Publicidade

Dona Modestina, tem 69 anos, participou da mobilização contra a diabetes, e falou sobre a importância do evento. “Esse momento é muito especial para as pessoas do município, principalmente para os idosos que visitam com frequência as unidades de saúde. Já realizei todos os procedimentos que estão sendo ofertados e até recebi boas notícias em relação a minha saúde”, pontuou.

_Novembro Azul

A campanha Novembro Azul é um movimento que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A gestão municipal de Vila Nova irá fornecer na próxima sexta-feira (29) e no sábado (30), consultas e realizações de exames como explica o enfermeiro, Dayro Coutinho.

 

“Vale salientar que em alusão ao Novembro Azul, o prefeito, Edílson Brito, e sua gestão, junto a secretária, Almerinda Luz, está nesta mobilização com 200 requisições para os homens realizarem o exame de ultrassom, em referencia a avaliação da condição da próstata.  As consultas serão realizadas nas UBAS pelo Dr. Ryan Lacerda da Uni Clinic do Araripe, ou seja,  um dos médicos mais renomados da nossa região. Ele está vindo do Pernambuco, exclusivamente para realizar este serviço no município. Além de oportunizar e dar a oportunidade para que esses homens a partir de 45 anos realizem a ultrassonografia é contribuir na logística. Muitas vezes conseguimos dar a requisição e a regularização na marcação dos exames, e as pessoas tem que se deslocar para Picos, e o nosso gestor, Edílson, busca facilitar a realização dos 200 exames aqui mesmo, no município. A equipe estará trabalhando nas UBAS para o povo do município por meio do prefeito municipal. Concluímos então que a Saúde de Vila Nova do Piauí, mesmo a gente só tendo uma equipe do ESF conseguimos surpreender tanto nos recursos materiais quanto nos recursos de serviços”, pontuou.

Publicidade

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS