Connect with us

POLÍTICA

Governador comemora avanços na reforma, mas Estados continuam fora

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT) comemorou nesta terça-feira (2) alguns avanços no texto da reforma da Previdência, no entanto, a principal reivindicação ainda não foi alvo de consenso com os líderes dos partidos e o relator da proposta. Os Estados e municípios continuam fora do projeto e, ao que tudo indica, o plenário da Câmara Federal é quem baterá o martelo.

“Abrimos o entendimento. O primeiro passo foi retirar toda uma carga colocada sobre os mais pobres: os rurais, o BPC.  Isso foi melhorado. A parte da capitalização era outro ponto de divergência e também foi acatado pelo relator”, disse o governador ao sair de reunião com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia.

Outro avanço, segundo o governador, foi a desconstitucionalização do sistema previdenciário. “Não aceitamos a desconstitucionalização como estava no texto que chegou ao parlamento. Tivemos um melhoramento do texto para garantir um contrato de longo prazo”, disse Wellington Dias, ressaltando benefício para algumas categorias como professores e policiais.

“Tivemos um avanço importante de ontem pra hoje no sentido de ter uma cobertura do déficit, poder ter capacidade de investimento. Tivemos avanços nas propostas de receitas novas e vamos agora aguardar a decisão dos líderes. Eles aceitam ou não manter os estados e municípios?”, questionou o governador.

Após a reunião com os governadores, três dos principais líderes do Centrão disseram que os Estados e municípios devem ficar fora do relatório da reforma da Previdência.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS