Connect with us

POLÍTICA

Heráclito revela que fez as pazes com Ciro por intermédio de Temer e dá adeus ao PSB

Publicado

em

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB) finalmente fez as pazes com o senador progressista Ciro Nogueira, e não foi espontaneamente. O presidente Michel Temer (PMDB) teve que intervir para que a paz fosse celada entre os dois parlamentares. O fato foi confirmado durante sua participação no programa Bancada Piauí, da Tv Antena 10, nesta sexta-feira (15/12), que também contou com os esclarecimentos da saída do seu partido rumo ao Democratas.

O comentarista político Pedro Alcântara indagou o parlamentar relembrando-o de um momento festivo, há alguns meses atrás, no qual questionou Heráclito sobre sua saída do PSB para o Democratas.

Deputado federal Heráclito Fortes (PSB), durante programa Bancada Piauí (Foto: Reprodução/Facebook)

Segundo o jornalista, a reação do deputado foi de chamar tal pergunta de “canalhice”. Hoje no programa, voltou atrás e disse que a realidade é outra, que seu partido está preocupado apenas no cenário pernambucano, e não com o nacional. “O partido deixou de se preocupar com o cenário nacional para preocupar-se com a sucessão em Pernambuco. Eu fui para o PSB porque tinha planos com o Eduardo Campos, mas hoje o cenário mudou”, disse o deputado.

RUMO AO DEMOCRATAS

Publicidade

Os primeiros sinais de sua ida ao Democratas foi a filiação do ex-vice-prefeito de Teresina, Ronney Lustosa, na sigla. Ele, que é afilhado político de Fortes, e recém-derrotado nas eleições para vereador de Teresina, foi para o partido deixando claro os planos de mudança de Heráclito Fortes. Agora de malas prontas para o novo partido, surge a denúncia de corrupção e lavagem de dinheiro do deputado José Agripino Maia, que é presidente nacional do Democratas, mas isso não intimida Heráclito que diz “não achar grave” tal processo.

“Não me sinto incomodado por isso, pela circunstância que ocorreu. Esse processo de José Agripino Maia não é um processo grave, é uma suposição que não se chegou a uma conclusão. O que é grave disso aí, o que foi que fizeram… Denunciaram ele na véspera da convenção anunciada para o partido, e não se pode fazer isso também, que tem os mecanismos da lei, tudo bem… Agora não pode abusar”.

EXPLORAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA: PEC DOS ROYALTIES

Na primeira semana desse mês de dezembro, o deputado Heráclito conseguiu aprovar na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 97/15, que inclui o potencial de energia eólica entre os bens da União e garante que o resultado da exploração da energia dos ventos para geração de eletricidade, os chamados royalties, seja compartilhado entre a União, estados e municípios.

Ainda durante sua entrevista, o deputado explicou que agora será discutido o lucro que esses municípios deverão ter ao disponibilizarem seus espaços geográficos para as grandes empresas instalarem seus parques. “Os municípios que são detentores de áreas para energia eólica ou solar, vão receber algo que vamos discutir. O que está doendo neles [empresários] é que não vamos aumentar o preço, mas diminuir o lucro deles que já é grande. É preciso que essas coisas sejam esclarecidas”, afirmou

Publicidade

Atualmente, a Constituição garante a partilha dos royalties obtidos pela exploração de petróleo e gás natural, recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e recursos minerais.

PAZ E AMOR COM CIRO

Desde as eleições de 2010, quando o senador Ciro Nogueira ganhou o pleito para o Senado Federal sobre Heráclito, a relação entre os dois políticos piauienses não era nada amigável. Vez ou outra existia ataques ao senador, mas assim seguiu a vida de ambos e, hoje, segundo o próprio deputado federal, a relação entre os dois está normalizada.

Entretanto, para o deputado, essa união foi celada novamente “pelo bem do Piauí”, e através do intermédio do presidente Michel Temer (PMDB). “É verdade, fizemos as pazes, conversamos. O senador fez vários apelos ao Michel e ao Moreira, e eu fui chamado… E toda vez que o bem do Piauí tiver em jogo, eu não posso ser contra. Cada um tem sua vida”, pontuou.

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Foto destaque: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS