Connect with us

POLÍTICA

MDA anuncia 5 milhões para o Crédito Fundiário no Piauí

Publicado

em

Foi liberado o convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para o custeio da execução e operacionalização do Programa do Crédito Fundiário, que beneficiará as famílias atendidas pelo programa em todo o estado. Serão aplicados R$ 5,2 milhões para a realização da iniciativa.
A liberação aconteceu no último sábado (17), durante visita do governador Wellington Dias ao município de Oeiras, acompanhado do secretário de Reordenamento Agrário do MDA, Adhemar Lopes de Almeida, do secretário Francisco Limma e da diretora do Crédito Fundiário no Piauí, Patrícia Vasconcelos.
Na ocasião, três agricultores receberam simbolicamente as escrituras das terras financiadas pelo Programa Nacional do Crédito fundiário, representando as 20 famílias da Unidade de Produção Familiar de Ipueiras, localizada no município de Simplício Mendes, onde há investimentos em infraestrutura e produção de mais de 1 milhão de reais.
Hélio José dos Santos, presidente da Associação dos Agricultores familiares de Ipueira, disse que esta foi uma conquista esperada há anos. “Agora, enfim, vamos poder levar esta boa notícia, que vai dar mais dignidade para nossas famílias. As escrituras dos imóveis foram conquistadas com a criação da Associação e o apoio do governo” pontuou.
Além da terra, o financiamento, que possui juros e prazos acessíveis, disponibiliza recursos para infraestrutura básica e produtiva, acompanhamento técnico e outras necessidades que os agricultores e agricultoras possam vir a ter para desenvolver de forma independente e com autonomia o financiamento (individual ou coletivo).
Segundo o secretário Francisco Limma, assim como o PAA e o Viva Semiárido, executados pela SDR, esta é uma iniciativa que busca valorizar o homem e a mulher do campo com ações que levantam a autoestima e dão condições para o desenvolvimento da Agricultura Familiar. “Com terra e trabalho e condições para comercializar seus produtos de forma lucrativa, além de investimento na agroindústria, projeto que tem o incentivo do governador Wellington Dias, vamos continuar trabalhando para o desenvolvimento do estado,” concluiu.
Crédito Fundiário
O PCNF é uma política pública do Governo Federal criado para que os Agricultores familiares sem-terra, ou com pouca terra, possam adquirir Imóveis Rurais. O Programa funciona como uma política complementar à Reforma Agrária, já que permite a aquisição de áreas que não são independentes.
O Programa, desenvolvido em parceria com os estados, já beneficiou mais de 136 mil famílias,18 mil só no Piauí.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS