Connect with us

POLÍTICA

Mesmo com Marina na disputa, Dilma passa de 61% no Piauí

Publicado

em

Com a entrada de Marina Silva (PSB), que substitui Eduardo Campos, morto em acidente de avião ocorrido em Santos (SP), a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, tem mais de 61% das intenções de voto estimuladas e venceria as eleições no primeiro turno no Piauí.

A nova pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) e Meio Norte, realizada nos dias 16 a 19 de agosto com 1.137 eleitores com com 16 ou mais anos de idade residentes e com domicílio eleitoral em 47 municípios de todas as microrregiões do Piauí, demonstra que Dilma Rousseff tem 61,92% das intenções de voto estimuladas. Em segundo lugar, ultrapassando o candidato do PSDB, senador Aécio Neves, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, obteve 17,5% das intenções de voto estimuladas. Aécio Neves tem 12,05% das intenções de voto dos eleitores piauienses. O candidato do PSC à Presidência, Pastor Everaldo, tem 0,18% das intenções de voto estimuladas; o candidato do PCB, Mauro Iasi, tem 0,09%; Eduardo Jorge (PV) tem 0,18% das intenções de voto estimuladas; Luciana Genro (PSOL) tem 0,7% das manifestações de voto estimuladas; e Zé Maria (PSTU) tem 0,09% das intenções de voto estimuladas.

O presidente do Instituto Amostragem, professor universitário e estatístico João Batista Teles, afirma que como a soma das intenções de voto dos outros candidatos é inferior à de Dilma Rousseff, o que garantiria a reeleição já no primeiro turno no Piauí. A pesquisa do Instituto Amostragem é não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, microrregião e municípios, com entrevistas domiciliares e individuais. Foram pesquisados os seguintes municípios por microrregião: Baixo Parnaíba Piauiense; Litoral Piauiense; Teresina; Campo Maior; Médio Parnaíba Piauiense; Valença; Alto Parnaíba Piauiense; Bertolínia; Floriano; Alto Médio Gurguéia; São Raimundo Nonato; Chapadas do Extremo Sul Piauiense; Picos; Pio IX e Alto Médio Canindé. A margem de erro da pesquisa é de 2,85% para mais ou para menos, em amostragem casual, para um nível de confiança de 95% para o tamanho de amostra de 1.137 eleitores). A pesquisa foi registrada no TSE, em Brasília, sob o protocolo de número Nº BR 00397/2014, no dia 16 de agosto.

 

Dilma tem 51,72% na espontânea

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, tem 51,72% das intenções de voto espontâneas (quando os entrevistadores não mostram aos eleitores a lista dos candidatos), segundo a pesquisa Instituto Amostragem e Meio Norte. Aécio Neves tem 8,36% das intenções de voto espontâneas e Marina Silva tem 6,68% das intenções de voto espontâneas. Morto em acidente aéreo, o ex-candidato do PSB à Presidência Eduardo Campos obteve 2,99% das intenções de voto espontâneas. A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, obteve 0,09% das intenções de voto espontâneas. Apesar de não ser candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva tem 1,85% das intenções de voto espontâneas. Segundo a pesquisa, os eleitores que são sabem ou não opinam somam 25,77% e os que querem votar nulo ou em branco são 1,93%.

Publicidade

Dilma seria reeleita com 66,79% dos votos válidos

Se as eleições fossem hoje, a presidente Dilma Rousseff seria eleita no primeiro turno no Piauí com 66,79% dos votos válidos, quando são excluídos os eleitores indecisos e os que querem votar nulo ou em branco. Em segundo lugar vem Marina Silva (PSB), com 18,87% dos votos válidos. O candidato do PSDB, Aécio Neves, teria 12,99% dos votos válidos, seguido de Eduardo Jorge (PV), com 0,18%; Pastor Everaldo (PSC), com 0,18%; Luciana Genro (PSOL), com 0,75%; Mauro Iasi (PCB), com 0,09%; e Zé Maria (PSTU), com 0,09%.

Mauro Iasi e Zé Maria têm eleitores 100% fiéis

Os candidatos do PCB, Mauro Iasi, e do PSTU, Zé Maria, podem ter poucos eleitores, mas eles são absolutamente fiéis. 100% dos eleitores de Mauro Iasi e de Zé Maria garantem que não vão escolher outro candidato até as eleições gerais deste ano. Os eleitores dos candidatos Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Pastor Everaldo (PSC) estão divididos, sendo que 50% afirmam que sim, podem escolher outro candidato até as eleições, 50% asseguram que isso não vai acontecer.

Entre os eleitores de Dilma Rousseff, 10,38% afirmam que podem escolher outro candidato até as eleições em outubro, 88,62% garantem que isso não vai acontecer e 1% disseram que irão votar nulo ou em branco. Entre os eleitores de Aécio Neves, 20,44% afirmam que podem escolher outro candidato até as eleições em outubro, 77,37% garantem que isso não vai acontecer e 2,19% disseram que irão votar nulo ou em branco. Entre os eleitores de Marina Silva, 26,62% afirmam que podem escolher outro candidato até as eleições em outubro, 66,33% garantem que isso não vai acontecer e 7,04% disseram que irão votar nulo ou em branco.

Publicidade

Microrregiões pesquisadas dão vantagem a candidata do PT

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, tem vantagem em intenções de voto estimuladas em todas as 15 microrregiões do Piauí. Os picos de intenções de voto estimuladas de Dilma Rousseff são verificados nas microrregiões de Bertolínia (88,24%). Chapadas Extremo Sul (87,10%), Pio IX (82,61%),São Raimundo Nonato (73,08%), Alto Médio Gurgueia (69,70%), de Teresina (53,45%) e Litoral Piauiense (52,83%). Marina Silva tem sua melhor performance nas microrregiões Alto Parnaíba Piauiense (35,29%), de Teresina (24,84%), Litoral Piauiense (18,87%), Alto Médio Canindé (15,89%) e de São Raimundo Nonato (15,38%). Aécio Neves tem seu melhor desempenho nas microrregiões de Floriano (23,91%), do Litoral Piauiense (18,87%), Alto Médio Gurgueia (18,18%) e de Teresina (12,89%). A margem de erro da pesquisa relizada pelo Instituto Amostragem para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte é de 2,85% para mais ou para menos, em amostragem casual, para um nível de confiança de 95% para o tamanho de amostra de 1.137 eleitores). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, sob o protocolo de número Nº BR 00397/2014, no dia 16 de agosto. A nova pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, foi realizada nos dias 16 a 19 de agosto com 1.137 eleitores com com 16 ou mais anos de idade residentes e com domicílio eleitoral em 47 municípios de todas as microrregiões mapeadas no estado do Piauí. (E.R.)

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS