Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Prefeito lê mensagem do Executivo e vereadores de oposição apresentam reivindicações na primeira sessão do ano

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou, no último sábado, 13 de fevereiro, a sessão de abertura do ano legislativo de 2021. Os trabalhos foram conduzidos pela vereadora Luzitânia Reis, presidente da mesa diretora da Casa.

No primeiro expediente, foi discutido e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei que cria piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

Na ocasião,  a vereadora Zuleide Costa, que votou a favor do Projeto, pediu para que fosse feita uma alteração no texto do PL, onde, segundo ela, o piso salarial já é criado pelo governo federal, e para tanto, a parlamentar solicitou a troca do termo “cria” por “autoriza”.  A mesma solicitação foi feita pelo vereador José Hélio, o Helim.

No segundo expediente, os parlamentares oposicionistas ocuparam a tribuna da Casa e fizeram diversas reivindicações em prol de melhorias para o município.

Zuleide Costa começou agradecendo a Deus, pela oportunidade de estar na Casa Legislativa em mais um  mandato.  “Iniciando meu segundo mandato, muito feliz, de cabeça erguida e com a certeza que fiz muito, que trabalhei em prol do nosso povo, ao lado do então prefeito, e como oposição, não vou fazer diferente, vou continuar trabalhando, cobrando quando for preciso”, disse.

A parlamentar reivindicou sobre os exames de sangue, que não estão sendo realizados na UBS, onde ela disse que fica mais complicado os usuários ter que deslocar até a cidade Picos, tendo em vista, o risco de contaminação pelo vírus da Covdi-19.

Publicidade

Ela reivindicou ainda sobre os poços quebrados no município, quando relatou que as vezes que precisou de pipa da água, a gestão concedeu, mas que os poços é que melhor atende as comunidades. Também cobrou abertura e funcionamento do Espaço Cidadão, onde é expedido os documentos como RG e Reservista. E por fim, pediu informações de como está o atendimento médico no povoado Cajueiro.

O vereador Francisco Oseas agradeceu pelo início de mais ano de trabalho, parabenizou todos os vereadores que se elegeram e reelegeram e o  prefeito, Joaquim Neto e vice-prefeito Luizinho pela vitória e desejou sorte.

Ele se colocou a disposição para ajudar no que for preciso e salientou que quem o conhece sabe que não é muito de defender gestor. “Sou vereador, fui presidente e sempre cobrei quando achei necessário, e não farei diferente”, disse.

Ele parabenizou o prefeito, pela escolha do comandante do GPM  do município. “Observei que o povoado Cajueiro deu uma melhorada e acredito que deva continuar desse jeito, ou melhorar mais. Pois é evidente que tem algumas coisas em relação a segurança que precisa melhorar, pois segurança nunca é demais”, disse, lamentando alguns acontecimentos da sede do município, dizendo que espera logo seja sanado.

O vereador oposicionista, agradeceu as pessoas que depositaram seu voto nele e disse que irá honrar a confiança. Ele ainda fez cobranças sobre os testes rápidos que não estão sendo feitos no povoado Cajueiro. “Na gestão passada, no povoado, era feito os testes rápidos nas residências e agora está sendo feito somente aqui na sede”, questionou.

Publicidade

Ele ainda reivindicou uma quantidade maior materiais de EPI para os profissionais de saúde que atendem no posto de saúde do povoado Cajueiro, bem como uma ambulância para o povoado. E ainda fez criticas sobre a forma de funcionamento da UBS da referida localidade aos sábados.

Ele também reivindicou sobre um problema, que segundo ele é recorrente no povoado Cajueiro, que são os animais soltos nas ruas. “Não é um problema de agora, sei que não é algo fácil, porque a população muitas vezes não ajuda, mas algo precisa ser feito”, disse ele,  que fez a mesma cobrança em relação ao lixão, citando que tem uma grande quantidade lixo próximo ao açude, onde é preciso trabalhar a questão com o povo.

O vereador finalizou  repercutindo sobre os problemas da educação, quando frisou que acredita que o prefeito vai olhar com bons olhos para o setor, tendo em vista, que a mesma foi um dos temas mais cobrados na Casa por vereadores que eram então oposição.

O parlamentar Antônio Rufino agradeceu a Deus por mais um mandato, chegando ao oitavo mandato na Casa. Ele ainda repercutiu sobre as dificuldades enfrentadas durante a campanha, bem como agradeceu aos votos recebidos, que mostraram que tem amigos sinceros, devido a sua ausência durante o pleito.

Ele cobrou sobre a realização de exames sangue na UBS. E também parabenizou o prefeito pela vitória. E finalizou agradecendo a Deus pelas chuvas registradas no município.

Publicidade

José Hélio, líder da oposição, agradeceu pelo início de mais um semestre legislativo. E disse que já foi situação, oposição e que cobrará o que achar que é necessário, mas com responsabilidade.

Ele apoiou as cobranças feitas pelos colegas de bancada e relatou sobre os recursos  recebidos pelo município em janeiro e fevereiro de 2020, na gestão passada e janeiro e fevereiro de 2021, na atual gestão, onde citou em números que os valores recebidos este ano, são mais altos do que os entraram ano passado.

Ele mencionou sobre as dificuldades que o prefeito vai encontrar  na educação, onde disse que a situação só vai melhorar, se alguns professores se aposentarem, ou  se aumentar os recursos do Fundeb.

Em outro momento, o  vereador disse que até onde tem conhecimento,  o município  não está inadimplente, nem tão pouco impossibilitado de receber recurso estadual ou federal.

Ele ainda relatou sobre uma funcionária concursada que está lotada em quatro locais, diferentes,  onde a mesma antes trabalhava somente do posto, quando disse que isso é uma  forma de perseguição. Por fim, repercutiu sobre as pessoas que trabalham nos quiosques aos quais receberam ordem de despejo, onde segundo ele,  essas pessoas na gestão de Dr. Agenilson, não votaram nele, mas  nem por isso, foram despejadas.

Publicidade

Conforme o Regimento Interno da Casa Legislativa,  o prefeito Municipal, Joaquim Neto, acompanhado do vice-prefeito, Luiz Evaristo, o Luizinho, participou da sessão.

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo Municipal, parabenizou os vereadores eleitos, e pediu que o Legislativo trabalhe em parceria com o Executivo.  Ele relatou  sobre as dificuldades encontradas no início da gestão e respondeu sobre as revindicações feitas pelos parlamentares oposicionistas, onde disse que buscará sanar os mesmos, mas que precisa primeiro conseguir recursos.

O prefeito de Patos do Piauí também apresentou as melhorias e obras que pretende realizar no município no primeiro ano de mandato.

Participaram da sessão, os vereadores Chico de Oseas, Cornélio Edmundo, José Helio, Marlon Costa, Francisco Evaristo, Luzitânia Reis (Presidente da Câmara), Wilson Vieira e Zuleide Costa e Antônio Rufino.

 

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS