Connect with us

Jaicós

Vereadora Francisca de Manin quer frentistas e trabalhadores da educação no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19

Publicado

em

A vereadora Francisca de Paiva Carvalho, a Francisca de Manin, quer que os trabalhadores da educação e os frentistas de postos de combustíveis, do município de Jaicós, sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Com esse objetivo, a vereadora apresentou, durante a sessão remota desta sexta-feira (28), os Projetos de Lei nº 09/2021 e nº 10/2021, solicitando que os profissionais passem a fazer parte do público prioritário da campanha de vacinação.

A vereadora justificou que há a necessidade imperativa da adoção de práticas, para garantia da viabilidade do recomeço das atividades escolares, com o retorno de forma presencial de estudantes e todos/as trabalhadores/as em Educação no Município de Jaicós.

Francisca também disse que é preciso sensibilidade e medidas sanitárias diversas e protecionistas para todos que se expuserem, por obrigação de sua função, aos riscos de contagio pelo COVID-19.

“Nesse estágio, que combina as já tradicionais medidas preventivas (isolamento social, uso de máscaras, lavar as mãos com sabão e uso de álcool em gel), com o advento ou chegada da vacina, dá-se então, a busca por compatibilizar no cenário de retorno as aulas presenciais com a vacinação dos/as trabalhadores/as em educação, de forma irrestrita” completou.

Publicidade

Sobre a prioridade para os frentistas de postos de combustíveis, a vereadora justificou que os mesmos nunca cessaram suas atividades durante o período de pandemia, por incluídos no grupo que desempenha atividades essenciais.

Ela também falou que priorizar tais profissionais é priorizar o corpo de prestadores de serviço que tradicionalmente enfrenta difíceis condições no exercício de suas atividades, ao lidar com o atendimento ao público em vários níveis desse tipo de serviço.

A vereadora ainda disse que o número de contágio entre os trabalhadores tem sido alto e que os mesmos estão expostos ao risco diariamente. “Neste momento isso passa a ser uma prioridade também em razão de uma alta dos índices de contágio, principalmente nas camadas de trabalhadores cada vez mais desprovidos de serviços de saúde básica. Os frentistas são uma categoria de trabalhadores que no mais completo anonimato realiza atividades de risco diária e noturnamente, nos seus locais de trabalho”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS