Connect with us

Picos

PICOS | Projeto Bar Cultural promove Mostra de Performances. Veja!

Publicado

em

O Projeto Bar Cultural promoveu na noite deste sábado, 09 de dezembro, Mostra de Performances. O evento conduzido pela professora e ativista cultural, Marli Veloso, aconteceu na praça Josino Ferreira.

Abrilhantada por diversas apresentações com música, recitação de poemas e peças teatrais, Mostra de Performances do Projeto Bar Cultural (PBC) tem o objetivo de contribuir para a formação de plateia, valorizar os artistas de Picos e dar visibilidade às artes cênicas produzidas por eles.

Professora e ativista Marli Veloso

A atriz, cantora, multiinstrumentista e diretora de teatro, Deysiane Nunes, iniciou as apresentações da noite cantando a música “Ainda uma vez nessa vida” em homenagem a dois grandes artistas picoenses: Vilebaldo Rocha e Luís Campos.

A atriz Regina Barão recitou o poema “Meninos da Etiópia” do poeta Vilebaldo Rocha e compartilhou a experiência de sua pesquisa acadêmica sobre o autor.

A atriz e diretora do Grupo PBC, Ruthe Barão, apresentou a performance de sua autoria “Negra Sou”.

A atriz Ana Clarissa apresentou a “História de uma Gata” da peça Saltimbancos, de Chico Buarque de Holanda.

O ator Flávio Guedes apresentou a peça Scarlet A’Rasa e o Sonho de um Palhaço, performance que há vinte e três anos arrasa por onde passa.

Deysiane Nunes subiu ao palco mais uma vez para performancear “Disparada”.

Flávio Guedes se metamorfoseou e voltou ao palco para apresentar “A partida” que retrata a busca de um jovem por um futuro melhor ao deixar a humilde casa dos pais e que ao retornar tão alegre se depara com a notícia do falecimento de sua mãe.

O ator e cantor Elton Arthur fez algumas performances musicais com grandes sucessos do pop rock nacional.

A Abertura da Mostra de Performances do Projeto Bar Cultural (PBC) teve a participação especial do poeta Egito Barros que declamou uma poesia de sua autoria intitulada “Chão”

O poeta Vilebaldo Rocha (à esquerda da foto abaixo) recitou o poema autoral “Heróis”. O músico Edilson Mangueira (à direita) foi o responsável pela aparelhagem de som da noite dedicada às artes cênicas.

A atriz Ruthe Barão declarou no evento gratidão pelo comparecimento do público.

“Gostaria de dizer obrigada a cada um de vocês por estarem aqui nos prestigiando. O teatro é uma arte que necessita dessa troca de ator e público e assim aprendemos e evoluímos enquanto humanos. Eu sou Ruthe Barão, atriz e diretora do Grupo Teatral PBC (Projeto Bar Cultural) aqui da cidade de Picos, cidade essa que é um verdadeiro celeiro de artistas que só precisam de vocês, que assistam, valorizem e aplaudam”, disse fazendo o convite e destacou que em breve estreará a nova peça Um conto de amor nordestino.

“Espero poder contar com a presença de vocês e também estaremos abrindo as inscrições para oficinas de iniciação teatral, para aqueles que têm vontade de ter contato com as técnicas teatrais e perder a timidez. Essa é a oportunidade! Sigam a nossa página nas redes sociais @grupoteatralpbc e fiquem ligados nas novidades e inscrições. E mais uma vez, muitíssimo obrigada”, concluiu.


Para o ator Flávio Guedes, o evento na praça “foi uma noite incrível onde pudemos mostrar e sentir que o Teatro de Picos, e o PBC ainda pulsam. Foi emocionante ver a nova geração no palco, sentir a presença de Sávio Barão em cada momento, nas suas filhas, em nossas atuações”.

Publicidade

Flavio Guedes também manifestou insatisfação com o Poder Público pela falta de apoio à cultura. “Mostramos que existimos, resistimos, e vamos continuar, apesar dos que estão no poder nada fazerem para fomentar e movimentar a arte e os artistas picoenses.”

O ator Everaldo Moura, proponente do projeto para a Lei Paulo Gustavo (município de Picos) falou sobre sua trajetória no teatro.

“Comecei minha vida artística há mais de 30 anos quando participei de minha primeira peça teatral ainda no grupo de jovens JUBAP no bairro Paroquial, onde conheci o Sávio Barão que me colocou no mundo das artes cênicas participando do primeiro filme da nossa cidade Senhora dos Remédios, do diretor Flávio Guedes. De lá pra cá já participei de dezenas de filmes e peças teatrais com o Grupo de Teatro Projeto Bar Cultural – PBC. É muito importante realizarmos momentos como esse, vamos organizar outras vezes. Parabéns a todos que contribuíram com essa iniciativa”, concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS