Connect with us

GERAL

PICOS | IMH promove encontro celebrativo para alunos do 1º ano; veja fotos

Publicado

em

O Instituto Monsenhor Hipólito “Compromisso com a fé e o saber”, promoveu nesta sexta-feira (11), um Encontro Presencial Celebrativo para os alunos do 1º ano A, B e C do Ensino Fundamental.

Com o tema A aventura continua, voe mais alto, o evento foi realizado em duas modalidades: de forma presencial com turmas em horários separados e com confirmação de presença seguindo todas as normas preventivas contra o coronavírus. A outra modalidade, on-line, transmitida pelo Google Meet para aqueles que não puderam ou optaram por não estarem presentes.

Durante o período da manhã, as crianças do ‘1º ano A’, foram recepcionadas com muita música e animação. Para manter o distanciamento, o espaço e os materiais foram organizados de acordo com a quantidade de alunos. Logo em seguida, de forma individual passaram pelos cantinhos especiais para fotos.

Na programação, os alunos e professores participaram da solenidade com acolhida, oração, apresentação e brincadeiras em inglês. Todas as crianças, ainda receberam uma caixa e dentro havia objetos como máscara, e lápis de cor que foram utilizados para a realização de coreografias e logo em seguida, para as crianças participarem de um bingo, que estimulava à escrita de palavras de afeto e sentimentos bons.

As apresentações continuaram com coreografia relacionada ao Natal, bem como a chegada do menino Jesus.

Publicidade

Na oportunidade, as crianças ainda participaram de uma cerimônia de certificação dos alunos líderes contemplados em assiduidade de atividades do 1º e 2º semestre e da Olimpíada interna MATIFIC.

A professora do 1º Ano A e C, Lucinete Araújo, falou da satisfação em poder rever os seus alunos de forma presencial e agradeceu ao Instituto pela realização do encontro e as famílias por terem aceitado o convite.

Professora Lucinete Araújo

“Hoje para mim foi um dia muito prazeroso, pois, diante da nossa realidade há muito tempo a gente não se encontrava com as crianças. O nosso contato era apenas virtual. Essa oportunidade nos trouxe uma alegria enorme porque nos apegamos a eles, é como se eles fizessem parte da nossa família. O meu sentimento é apenas de gratidão à escola por ter me dado à oportunidade e gratidão às famílias por terem confiado”, agradeceu.

No período da tarde, as crianças do 1º Ano B e C participaram do Encontro Presencial Celebrativo. Seguindo a programação, os alunos e professores participaram da solenidade com acolhida geral, acolhida orante, Ioga e jogo das cores – momento bilíngue, caixa surpresa – troca de máscaras e dinâmica ritmada com lápis de cor -, bingo dos valores, encenação natalina – a estrela natalina e o sino de Belém -, coreografia com a música “Melhor Presente”, momento da escuta, caixas de surpresas com certificados MATIFIC e o Menino Jesus.

Houve a entrega dos certificados para os alunos e a execução do Hino do Instituto Monsenhor Hipólito a bandeira da escola erguida e, com a presença da diretora do IMH, Irmã Ana Teresa.

Publicidade

A professora Inês Borges, que também é coordenadora do 1º Ano do Ensino Fundamental, explica que o encontro é um momento para celebrar as conquistas adquiridas durante o ano.

“Este encontro celebra todas as conquistas do ano de 2020, pois, sabemos que foi um ano muito desafiador. O 1º Ano é uma série muito especial, pois eles irão desenvolver definitivamente a questão da leitura e da escrita, e este ano, por ter sido tão diferenciado, a aprendizagem também aconteceu de forma diferente remota e virtual, mas aqui estamos e conseguimos chegar ao final do ano com muito êxito. Mesmo as crianças distantes umas das outras, elas podem se olhar, conversar e amenizar essa saudade que estávamos uns dos outros. Então, esse encontro é festa!”, disse.

“Além da conquista da leitura e da escrita estamos celebrando e premiando os alunos que foram contemplados nas Olimpíadas da MATIFIC que é uma plataforma que utilizamos, e ela motiva o desenvolvimento e o raciocínio das crianças na área da matemática. Hoje eles também estão sendo premiados pelas atividades que realizaram durante o ano”, explica.

A professora do 1º Ano B, Gilvânia Leal, falou sobre como foi ministrar aulas em tempos de pandemia e destacou que mesmo com as dificuldades impostas, houve dedicação, muito diálogo com os pais, e assim as expectativas foram atendias.

“Foi um momento de muitos desafios, um ano desafiador, mas que podemos aprender muito e descobrir novas formas de ensinar, aprender, reaprender e educar sempre pensando na fé, no amor, no carinho à educação e tentando repassar cada vez melhor o que a gente podia transmitir para essas crianças. Conseguimos atender nossas expectativas através de conversas com os pais e tivemos o retorno. Isso foi gratificante”, disse.

Publicidade

A professora de Educação Física da Educação Infantil e Séries Iniciais Fundamental I, Giovanna Barbosa, destacou que durante o ano, de forma remota obedecendo as determinações dos órgãos de saúde, a metodologia utilizada foi por meio de vídeo aulas e assim houve interação professor-aluno e aluno-família, uma vez que as atividades eram registradas e enviadas para o professor.

“Realmente foi um desafio. A princípio foi um susto, saber como é que ia ser em relação ao crescimento e desenvolvimento físico e motor dos meus alunos. Foi um pouco estranho e ao mesmo tempo desafiador, mas fomos melhorando a cada aula. As vídeo aulas eram gravadas remotas e divididas em 03 fases, com brincadeiras, construção de brinquedos para eles interagirem com as famílias dentro de casa.. Com isso eu solicitava o registro deles realizando as atividades e construindo os brinquedos ou a brincadeira. No segundo semestre, aconteceram As aulas síncronas, a aula on-line que eu fazia aqui do IMH ou da minha casa ao vivo com os próprios alunos de forma virtual. A gente interagiu bastante, e eu vejo que as crianças estão saudáveis e felizes. Com as atividades físicas eles interagiram de forma lúdica e prazerosa cuidando  também da saúde física e mental”, explicou a professora Giovanna.

O aluno  Gabriel, do 1º ano B, disse que, mesmo com as aulas remotas, aprendeu muito.

“Consegui aprender muito, mesmo com as aulas remotas. Gosto muito da professora e ela bem”, disse o aluno Gabriel.

A diretora do Instituto Monsenhor Hipólito, Irmã Ana Teresa, participou do momento, da entrega de certificados e felicitou as crianças.

Publicidade

“Queridas crianças! Que alegria tê-las neste momento em nossa casa onde celebramos a festa do saber, da leitura, da escrita e do letramento. Vocês são os doutores do saber e do conhecimento adquirido. Parabéns pequenos grandes doutores. Uma vida toda pela frente para desenvolver a escrita, a sabedoria. Vocês acabam de receber neste instante o globo com o menino Jesus que está para celebrar seu aniversário e convida cada um de nós para participar dessa grande festa, a festa universal, o Natal. É a festa do menino Deus”, disse.

“Celebrar seu aniversário é renovar nossa fé, esperança e o amor. Coloque agora pertinho do seu coração e vamos rezar por suas famílias, por vocês, sua escola, pelos seus professores. Vamos rezar pelo mundo inteiro e agradecer a Deus pelo dom da vida, pedir saúde para a humanidade e acreditar que venceremos e teremos dias melhores. Que o menino Deus que acaba de nascer permanecerá em cada coração e, de cada um de vocês desça em todos nós as bênçãos do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! Feliz Natal”, concluiu a diretora com votos de felicidades.

Somando as três turmas do 1º ano A, B e C totalizam 68 alunos.

Confira as imagens

Veja fotos das turmas B e C no evento da tarde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS