Connect with us

Alegrete do Piauí

Usuário de Whatsapp usa foto da prefeita de Alegrete do Piauí em perfil e pede PIX

Publicado

em

Um usuário do aplicativo Whatsapp, tentou aplicar um golpe ao usar em seu perfil a foto da prefeita de Alegrete do Piauí, Lilian Alencar (PT).

O usuário colocou em seu perfil a foto utilizada pela prefeita no perfil dela e aproveitando da imagem pediu a algumas pessoas que fizessem uma transação financeira por meio do PIX..

Em contato com a assessoria da prefeita de Alegrete do Piauí, o Cidadesnanet.com, obteve a informação que o telefone de Lilian Alencar não foi hackeado e assim nenhuma transação bancária foi efetuada.

“O celular dela não foi hackeado. A pessoa utilizou outro número, colocou a foto dela e se passou por ela pedindo PIX a algumas pessoas, mas ninguém fez”, esclareceu a assessoria.

Uma das pessoas que recebeu a solicitação de PIX do usuário desconhecido foi até a Prefeitura tomar conhecimento se o pedido era verídico. Ao chegar lá foi orientada que não fizesse nenhuma transação financeira porque se tratava de golpe.

Publicidade

A prefeita Lilian, ao tomar conhecimento, recomendou que as pessoas que receberem a solicitação desconsiderem o pedido e façam o bloqueio do contato do usuário.

Alerta para evitar

Para evitar casos de golpes é necessário configurar a privacidade para apenas os contatos possam ver a foto de perfil.

É importante ficar atento – desconfiar – que em qualquer pedido de solicitação em dinheiro vem sempre junto com uma história sobre troca de número.

A recomendação é de não fazer depósito ou pagamento solicitados através de mensagens. Em caso de dúvidas, ligar para o telefone que já tinha cadastrado anteriormente, o número antigo.

Outra medida cautelar é fazer o alerta para amigos e familiares e, tendo conhecimento do perfil falso, encaminhar e-mail para o serviço de suporte do próprio aplicativo – [email protected]  – informando o número fraudulento, além do número verdadeiro e um breve histórico.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS