Connect with us

DESTAQUES

Acompanhe, ao vivo, o julgamento de Lula que acontece nesta quarta em Porto Alegre

Publicado

em

O desembargador Leandro Paulsen, presidente da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), abriu a sessão às 08h30 (horário de Brasília) e posteriormente, o desembargador João Pedro Gebran Neto leu o seu relatório, que durou cerca de 27 minutos.

O Ministério Público Federal, através do procurador Mauricio Gerum foi o segundo a se manifestar. Ele concluiu seu pronunciamento no tempo estipulado: 30min. O órgão ministerial pediu o aumento da condenação ajuizado colocada pelo Juiz Sérgio Moro.

A defesa de todos os envolvidos no processo: Lula; Petrobrás e o ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto, se posicionou oralmente pelo tempo de 15 minutos. O advogado de Lula,  Cristiano Zanin Martins, foi o terceiro a se pronunciar. Na tribuna ele disse que “o juízo jamais afirmou na sentença que os valores nos contratos da Petrobrás foram utilizados para pagar vantagens indevidas ao ex-presidente” e acusou a Lava Jato de atuar “para cercear a defesa”.

O relator Gebran Neto está fazendo a leitura do seu voto. O magistrado é o primeiro desembargador a se pronunciar.

Gebran levou mais de 100 dias para elaborar o relatório (Foto: Reprodução/YouTube/TRF4)
Gebran levou mais de 100 dias para elaborar o relatório (Foto: Reprodução/YouTube/TRF4)

Caso os magistrados não peçam vista do processo, o resultado do julgamento será anunciando ainda hoje (24) pelo desembargador, Leandro Paulsen.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o “Lula”, está sendo julgado em Porto Alegre, sede do TRF4. Caso seja condenado, o ex-presidente ficará inelegível por um bom período, ou seja, não poderá disputar a próxima eleição.

Publicidade

Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro, no dia 12 de julho do ano passado, a nove anos e meio de prisão. Na sentença Moro também proibiu Lula de ocupar cargos públicos por sete anos, mas a proibição só valerá se a sentença for confirmada em segunda instância pelo TRF4. Ainda assim, há alguns poréns.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: AFP)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: AFP)

O TRF4 pode levar de um ano a dois para dar a decisão final. Portanto, caso ela não aconteça antes das eleições, Lula poderia se candidatar. A confirmação da pena pode demorar até dois anos.

Visando amenizar um abalo maior na imagem do ex-presidente o diretório nacional petista traçou uma estratégia clara e que vem sendo colocada em prática desde o início do ano, que é promover o lançamento de comitês “Em defesa de Lula e da democracia” em todo o país. Só no Piauí foram instalado 215 comitês.

O objetivo do partido, com isso, seria trazer o julgamento de Lula da esfera jurídica para o campo político, provocando assim uma mobilização popular em favor do petista. De qualquer forma, Lula, novamente, surge como “salvador da pátria” para os petistas.

A expectativa gerada em torno do evento é imensa porque a condenação do petista pode alterar de forma significativa a eleição presidencial que se aproxima.

O PT, claro, é o principal interessado no desfecho da situação, mas justamente porque está em jogo também o futuro do partido, que vem perdendo força desde o último e conturbado período em que Dilma Roussef esteve no comando do executivo nacional.

Publicidade

Assista ao julgamento do ex-presidente Lula:

Políticos se manifestam sobre julgamento 

“Esse é um processo eminentemente jurídico. Vão discutir os autos, as provas dos autos, e como está comprovado para todos é que ele [Lula] realmente cometeu o crime e tem que responder”, disparou um dos líderes da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Robert Rios (PDT).

Robert Rios (Foto: Divulgação/Alepi)
Robert Rios (Foto: Divulgação/Alepi)

“Sabemos o que Lula deixou de herança para o Brasil. Deixou o Brasil sucateado, você vê a situação ai do BNDES, a própria Caixa Econômica”, acrescentou ele.

“Estão rasgando a constituição”, critica o governador do Estado, Wellignton Dias.

Wellington dias (Foto: Divulgação)
Wellington dias (Foto: Divulgação)

“Pesando no presidente Lula mudaram a regra. Qualquer um que for julgado basta uma segunda instância e ele já é condenado, e não pode ser mais candidato a qualquer coisa. Qual é a lei que diz isso? Nenhuma, e lei maior, que é a constituição brasileira, tem um artigo que diz que ninguém pode ser condenado enquanto o processo não transitar em julgado”, defendeu Wellington Dias em pronunciamento realizado nesta segunda-feira (22), durante mobilização em favor de Lula organizada pelo PT/PI na Praça da Liberdade, Centro de Teresina.

O deputado federal pelo PSD, Júlio César, foi mais comedido. Em entrevista concedida ao Portal AZ ele preferiu não emitir opinião sobre as questões jurídicas que envolvem o caso, mas elogiou o ex-presidente: “é um grande líder”.

Publicidade
Deputado federal Júlio César, do PSD (Foto: Divulgação)
Deputado federal Júlio César, do PSD (Foto: Divulgação)

“É um assunto que eu não trato; decisão de justiça eu espero que aconteça, nunca dou opinião porque qualquer opinião que eu dê não é legítima e poderá ser censurada. Estou até meio distante”, disse o deputado.

O deputado Wilson Brandão foi procurado pelo Portal AZ, mas disse que não emitiria opinião sobre o assunto.

Vem Pra Rua

O movimento ‘Vem Pra Rua’ aconteceu na tarde desta terça-feira (23), na Ponte Estaiada. O aconteceu simultaneamente em cerca de 40 cidades de todo o Brasil. O movimento é favor da condenação do ex-presidente Lula.

Adriana Sousa
Adriana Sousa

“O ato é de apoio à justiça. Que a sentença em 1º instância seja mantida em 2º instância e que ele pague pelo o que foi feito” afirma a médica, Adriana Sousa, uma das líderes do movimento no Piauí.

Ato em defesa de Lula

Representantes do PT e militantes do partido se concentraram na Praça da Liberdade em defesa do Lula, na segunda-feira (21). Mais de quinhentas pessoas do Piauí da comitiva da sigla já seguiram para Porto Alegre para acompanharem o julgamento de Lula.

Foto: Wanderson Camêlo / Portal AZ
Foto: Wanderson Camêlo / Portal AZ

Fonte: Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS