Connect with us

DESTAQUES

Açúde Pantanal, em Pimenteiras, está sob risco de rompimento e prefeitura alerta

Publicado

em

Após fortes chuvas, a prefeitura da cidade de Pimenteiras, a 257,9 km de Teresina, emitiu um alerta para a população que reside nas proximidades do Açude Pantanal, que está em iminente risco de rompimento.

Além disso, na manhã desta sexta-feira (12), as autoridades chamaram a atenção para a estrada que leva ao Curral de Pedras, próximo à igreja matriz, que está prestes a se romper.

O que diz a Defesa Civil? 

O Diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, alertou à população do município para que evitem estar próximo à parede da barragem e sigam de forma estrita as orientações da Defesa Civil do município e da prefeitura municipal. Segundo ele “ as chuvas devem continuar intensas pelas próximas 72 horas”. 

“Existe indicativo de chuvas intensas sobre o município, e isso pode agravar o quadro. A Defesa Civil Estadual está preparando um grupo de engenheiros que deve fazer uma vistoria criteriosa na barragem Pantanal”, disse o diretor ao Portal SambitoNews. 

Publicidade

Qual a causa dos temporais? 

Werton Costa explicou que com base em dados dos modelos estrangeiros e nacionais de meteorologia há um alerta de chuvas intensas no estado do Piauí nas próximas 48 horas e afirma: 

“Nós sabemos que a temperatura do Oceano Atlântico está bastante elevada, e isso alimentou o fenômeno da banda dupla da zona de convergência intertropical”.

Outras áreas afetadas: 

“O território do Entre Rios a faixa Metropolitana a região dos Cocais Carnaubais a região serradeira e sertaneja, especificamente entorno entre Palmeiras e Floriano, região da Serra da capivara, Vale do Guaribas, Vale do Itaim e Vale do Canindé. A Defesa Civil alerta para condições de risco potencial nas estradas e alagamentos em áreas urbanas”, disse o diretor. 

Publicidade

CONFIRA A NOTA DA PREFEITURA: 

“Prezados moradores e frequentadores da região do Açude Pantanal,

Informamos, com urgência, que a parede do Açude Pantanal está em iminente risco de rompimento. As autoridades competentes já foram notificadas e estão tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população.

Pedimos que todos evitem a área próxima à parede do açude e sigam as orientações das autoridades locais. Estamos monitorando de perto a situação e forneceremos mais informações assim que estiverem disponíveis. A segurança de todos é nossa prioridade máxima”.

Foto: reproduçãoFoto: reprodução

Estradas: A prefeitura municipal destacou os perigos na estrada que leva ao Curral de Pedras, próximo à igreja matriz, que está prestes a se romper. 

Publicidade

“Por questões de segurança, recomendamos evitar o uso da estrada até que medidas adequadas sejam tomadas para reparar os danos. Pedimos também que informem a todos que possam ser afetados por essa situação”, afirmou a prefeitura.

Alerta para estrada./Foto: reproduçãoAlerta para estrada./Foto: reprodução

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS