Connect with us

DESTAQUES

Após quase um ano, CRM decide desinterditar maior maternidade do Piauí

Publicado

em

Depois de quase um ano interditada, a Maternidade Dona Evangelina Rosa foi liberada para todos os atendimentos pelo Conselho Regional de Medicina, que decidiu na noite de segunda-feira (4) pela desinterdição ética. Desde novembro de 2018, a maternidade estava interditada. A partir de quarta-feira (6), os médicos voltam a atender casos de baixa e média complexidade, já que durante a interdição parcial somente os casos de alta complexidade eram recebidos.

A decisão foi tomada após um vistoria realizada no local na sexta-feira (1) com apoio do Ministério Público Estadual. O Secretário de Saúde Florentino Neto afirmou durante entrevista ao Bom Dia Piauí desta terça-feira (5) que a desinterdição foi possível graças ao esforço da administração e dos funcionários do local que conseguiram realizar todas as solicitações do Conselho Regional de Medicina.

Segundo o CRM, vários itens que antes eram apontados como irregulares, estavam funcionando a contento, entre eles o setor de admissão, onde houve uma reforma e foi instalada uma sala com equipamentos de urgência e reanimação.

Outra melhoria foi o problema de laboratório, com a maternidade funcionando com laboratório próprio, feito no Instituto de Perinatologia, e tendo ainda o apoio de exames do Lacen. As reformas dos banheiros nas enfermarias que apresentaram problemas de mofo, pintura e insalubridade foram resolvidos; a farmácia e o estoque não têm sofrido com falta de medicamentos e os insumos estão em dia, segundo o CRM.

A presidente do CRM-PI, Mírian Palha Dias Parente, afirmou que também foram adquiridos carrinhos para socorro em caso parada respiratória, cardiotocógrafo e outros equipamentos que estavam em falta.

Publicidade

“Ainda está acontecendo a reforma solicitada dentro das UTIs, mas dentro de alguns poucos dias essa reforma será entregue, então de uma maneira geral as melhorias dos principais pontos aconteceram, por isso a aprovação da desinterdição ética”, informou Mírian Parente.

Florentino estabeleceu com o CRM o compromisso de estimular o fortalecimento do setor de obstetrícia em vários hospitais próximos a Teresina, além de continuar realizando vistorias contínuas na Evangelina Rosa, afim do cumprimento de todos os regulamentos que dizem respeito ao funcionamento da unidade de saúde.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS