Connect with us

DESTAQUES

Com unidade móvel, Santo Antônio de Lisboa investe no rastreamento do câncer de mama

Publicado

em

A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), está desenvolvendo uma importante ação voltada para os cuidados com a saúde da mulher.

A “Capital do Caju” está com a unidade móvel de atendimento de exames de mamografia em frente ao Centro de Saúde José Cipriano Marcelino, desde esta terça-feira, 1º, e contemplará cerca de 300 mulheres, aproximadamente, até a próxima sexta-feira, 04. O objetivo é fazer o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O prefeito Francisco Karlos Leal Gomes, Dr. Karlão, médico da área de oncologia, reforçou a importância da prevenção de qualquer doença e principalmente do câncer.

“Sabemos que a prevenção é o melhor remédio na realidade e essa ação que chega para os municípios é uma forma de prevenir as mulheres. O câncer quando detectado precocemente tem grandes e reais chances de cura. Então a prevenção é o primeiro passo a ser dado. É importante sempre as pessoas, não só mulheres, mas os homens também, se atentem para esse detalhe”, orienta o prefeito de Santo Antônio de Lisboa.

Os atendimentos são distribuídos por dia de acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde. A secretária Kelvane Leal destacou por telefone que a iniciativa é de grande importância.

Secretária de Saúde Kelvane Leal – Arquivo: Cidades na Net

“Tudo que vem para a saúde é de grande importância e esses exames de prevenção para mulheres através da iniciativa e parceria entre o governo e a prefeitura são muito louváveis. A prevenção contra qualquer tipo de doença é uma ação que nós seres humanos devemos ter sempre como meta e principalmente quando se trata do câncer”, destacou.

Cada dia de atendimento é acompanhado por dois profissionais de saúde por turno, sendo 23 mulheres para cada agente de saúde, o que corresponde a 46 pessoas atendidas pela manhã e 46 a tarde, totalizando 92 por dia com idade entre 40 e 69 anos.

Na terça-feira, Marinete e Anti, ficaram pela manhã, Josafá e Joana D´arc durante a tarde. Nesta quarta-feira, pela manhã, o acompanhamento foi de Iranete e Dalvinha e a tarde ficou a cargo de Renata e Antônia Ferreira. Na quinta-feira, 03, o expediente será de Maria de Fátima e Jacob pela manhã e Marly no período da tarde. Na sexta-feira, 04, Edineide e Antônia Macedo ficam pela manhã. Vanda e Justina concluem durante a tarde.

Dentre os critérios estabelecidos pela SESAPI o público precisa constatar ter baixa renda, histórico de câncer na família ou estiver com tratamento em curso.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS