Comissão aprova manutenção da franquia de bagagens em voos
Publicado por: Junior Oliveira | Data: 08/07/17

Comissão aprova manutenção da franquia de bagagens em voos

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (06), o projeto de decreto legislativo, do Senado Federal, que cancela a decisão da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) de extinguir a franquia de bagagens em voos nacionais e internacionais, que libera as companhias aéreas para estabelecer suas próprias políticas de cobrança pelas malas despachadas. O relator é o deputado federal Rodrigo Martins (PSB-PI).

Para a Anac, o fim da franquia de bagagem pode resultar em redução do valor dos bilhetes aéreos no futuro. O que, segundo o deputado Rodrigo Martins, não é factível no curto prazo, porque o mercado brasileiro é controlado por apenas quatro companhias aéreas.

“A extirpação desse benefício de forma abrupta, pouco transparente e sem a devida demonstração de eventuais benefícios de contrapartida configura grave abuso aos direitos do consumidor”, frisou o deputado.

                                                                                                                                                                             Foto: Lucas Dias/GP1

Rodrigo MartinsRodrigo Martins

O parlamentar acrescentou ainda que “mais que um direito dos consumidores do serviço de transporte aéreo, [a franquia obrigatória de bagagem] é uma marca cultural brasileira”. Segundo ele, na cultura de prestação desse serviço, o despacho de bagagem e o transporte do passageiro fazem parte de um contrato único e indissociável.

A proposta será analisada ainda pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário.

Fonte: GP1

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Assaltantes explodem único caixa eletrônico em Conceição do Canindé

Mais uma explosão de caixa eletrônico foi registado no interior do Piauí. Na madrugada deste domingo (28), pelo menos três homens explodiram e levaram todo o dinheiro do posto de

Padre Marcos

Sebrae e Tribunal de Contas realizam Seminário Regional em Picos

Por Danilo Bezerra e Remédios Silva. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Piauí (Sebrae-PI), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), realizou