Connect with us

DESTAQUES

De Marcolândia para o mundo, jovem capoeirista encanta com saltos em países da Europa; vídeos

Publicado

em

O esporte é uma fonte de inclusão social que já elencou muitos talentos no topo de rankings em todo mundo e a cidade de Marcolândia está sendo representada pela força jovem detentora de grande potencial com Francisco Gustavo da Conceição, de apenas 18 anos.

O filho de Maria Lucimar da Conceição vive na Europa graças ao esporte e foi com a capoeira que ele chegou lá.

Por meio de uma videochamada, o Cidadesnanet.com entrou em contato com o jovem que falou um pouco sobre esse “viravolta” na vida.

Tudo começou no ano de 2014 em um projeto em Marcolândia, mas um pouco antes de iniciar na capoeira, ele revelou que já praticava saltos.

Em 2014 entrou no projeto de capoeira no Centro de Convivência e foi quando conheceu o professor George.  

Publicidade

Anos mais tarde em 2020 a chegada da pandemia da Covid interrompeu muitas atividades, mas não foi suficiente para barrar a força de vontade de Gustavo em permanecer saltando, treinando sozinho, mesmo em lugares diferentes.

“O projeto parou e eu continuei treinando sozinho, mesmo que não tivesse um local apropriado, era onde dava”.

No ano passado, em 2021, uma nova oportunidade na vida daria um rumo inesperado. Foi quando conheceu o Fortal Saltos, evento em que participou ao ter suas práticas de salto publicadas em sua conta do Instagram e essas causarem bastante admiração. O encontro aconteceu em Fortaleza e na oportunidade o jovem de Marcolândia foi um dos destaques.

Ele conta que a partir de então surgiram algumas propostas e por conta disso foi para a França. “Nunca pensei que iria estar na Europa com 18 anos. Graças a Deus estou trabalhando com o que eu gosto”.

Além de apresentações na França, Gustavo também mostra seu potencial em países vizinhos como a Itália, Portugal, entre outros.

Em Nice, na França, os shows de capoeira já fazem parte do calendário cultural e as apresentações do jovem Gustavo e demais colegas acontecem em locais que reúnem turistas, de forma regularizada, de acordo com normas da Prefeitura.

Publicidade

A capoeira é muito bem vista no continente europeu. Profissionais da comunicação procuram bastante os jovens para a produção de documentários, entrevistas, entre outros trabalhos. “Aqui eles dão muito valor à capoeira”, disse.

Gustavo, Gustavim, como é chamado está residindo há 1 mês na França representando do Piauí junto com colegas de estados como Pernambuco e Bahia.

“Vivo da capoeira graças a Deus fazendo meu nome aqui na Europa e foi através da capoeira que me possibilitou ter essa oportunidade de mostrar meu esforço pra fora do Brasil”.

Retornar para Marcolândia

Gustavo pretende vir ao Piauí, à sua cidade natal, no final do ano para passar uma temporada. O jovem destacou que passando a temporada retorna à França.  

Saltos

Publicidade

Em vídeos Gustavo salta sobre corda de fogo, salta sobre pessoas, entre outros movimentos acrobáticos.

Os trabalhos de Gustavo podem ser vistos através Instagram no endereço: https://www.instagram.com/gustavin_flip/

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS