Connect with us

DESTAQUES

Encontro das Mulheres Progressistas em Santana debate empoderamento e incentiva participação feminina na política

Publicado

em

A cidade de Santana do Piauí recebeu na tarde deste sábado (26) o Movimento das Mulheres Progressistas. O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva Chiquinho Borges com o tema “Fortalecendo o Futuro” e reuniu diversas mulheres e lideranças políticas do município.

O encontro alusivo ao Dia Internacional da Mulher – celebrado anualmente em 08 de março – foi marcado também pelo momento de filiação de várias mulheres ao Partido Progressistas com a presença da coordenadora estadual do Movimento das Mulheres Progressistas, Erinalda Feitosa. Esse é o 13º encontro somente no mês de março.


CONTEÚDO RELACIONADO

FOTOS | Encontro das Mulheres Progressistas em Santana do Piauí


Ainda na programação foi ministrada uma palestra sobre Empreendedorismo Feminino e Participação na Política.

Publicidade

Em entrevista Erinalda destacou que a missão dada pelo senador licenciado, ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, tem como objetivo fortalecer o movimento no Piauí no sentido de incentivar as mulheres a participar dos espaços públicos de poder, bem como fazer discussões sobre o empoderamento da mulher e participação dela na política.

“A gente está numa tarde maravilhosa em um espaço gostoso, da forma que a mulher gosta […] o partido tem uma pré-candidata a vice-governadora do Piauí  que é a deputada Iracema, uma mulher atuante com um trabalho belíssimo que conhece a realidade de cada município”, disse destacando que o Progressistas do Piauí é o único partido que tem uma senadora (Eliane Nogueira), duas deputadas federais (Iracema Portella e Margarete Coelho), duas deputadas estaduais (Lucy Silveira e Belê Medeiros).

“Temos aqui uma grande representante que é a prefeita Maria José de Santana do Piauí. A gente está no rumo certo que é levar nossa mensagem, dizer que o partido é diferente, incentivando essas mulheres para que elas possam estar com essa participação nos espaços públicos de poder”, acrescentou Erinalda mencionando a deputada federal Iracema Portella que é presidente nacional do Movimento Mulheres Progressistas.

A solenidade foi conduzida pelo professor Victor Leal, que convocou as autoridades para compor a mesa de honra. Tomaram assento ao dispositivo: a primeira mulher advogada do município, Jéssica Leal; a ex-secretária de educação, Amparo; a primeira mulher prefeita e reeleita, Maria José de Sousa Moura (2017-2020 e 2021 – atual); a primeira mulher policial, Elisiene; e primeira vereadora, Rosely Sanfoneira; juntamente com o vice-prefeito, Neli Borges; o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Vinicius; a secretária de Assistência Social, Tarciana Oliveira; a atual secretária de Educação, Maria Inês; e a coordenadora estadual do movimento, Erinalda Feitosa.

O evento foi abrilhantado pela cantora Flávia Santos e pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A prefeita Maria José fez um longo pronunciamento onde através de imagens exibidas em datashow deu exemplos de participação feminina em vários países do mundo em um comparativo com o número de mulheres na política do Brasil. Ela destacou a importância das mulheres buscarem cargos políticos.

“Que a gente possa sonhar, desejar, fazer parte de coisas do nosso município, nossa cidade, que a gente faça a diferença. Lugar de mulher é na política e onde ela quiser. Votem em mulheres que encorajam outras mulheres na política”, enfatizou Maria José. “Ajudem mulheres que queiram se candidatar […]”, concluiu agradecendo pela presença de todos os participantes do evento.

O vereador Marcos Vinicius, presidente da Câmara de Santana, se pronunciou saudando todas as autoridades e o público. Durante discurso parabenizou pelo Dia Internacional da Mulher. “A mulher é mais organizada e mais determinada”, concluiu o discurso.

Juliana Pinheiro é filiada ao Partido Progressistas. Ela é liderança política e foi candidata ao cargo de vereadora pelo grupo de Maria José nas eleições municipais de 2020.

“Quero parabenizar nós mulheres. O dia da mulher não é só dia 08 de março. São todos os dias. A mulher tem um papel muito importante na política e na sociedade, na família. Aonde ela chega há um fortalecimento”, destacou.

Maria Inês é secretária de Educação de Santana e no uso da palavra fez direcionamentos à prefeita Maria José e demais autoridades da mesa de honra. Em geral parabenizou todas as mulheres.

“Agradecer a deputada Iracema Portella que mesmo não estando presente é mulher com presença firme aqui no município de Santana do Piauí. O evento é de vocês, é de nós mulheres santanenses. A partir do momento em que nos propomos a estar aqui é porque acreditamos na nossa força, nossa garra e nossa determinação […]”, destacou.

O vice-prefeito Neli Borges, saudou todas as mulheres de Santana, do Brasil e do mundo. “Parabenizar todas as mulheres progressistas pela sua coragem […] ai de nós se não fosse as mulheres”, declarou Neli.

Publicidade

Jéssica Leal é primeira advogada mulher de Santana. “Ainda hoje a gente passa por preconceitos em uma sociedade machista, infelizmente ainda existe, mas graças a Deus estamos alcançando cada vez mais espaços em todas as áreas”, disse citando profissões como médico, advogado, entre outras.

A primeira mulher policial de Santana esteve presente e discursou. Elisiene declarou alegria em participar do evento e reforçou que “o lugar da mulher é onde ela quiser e Maria José é a prova disso. Ela é inspiração para todas nós mulheres. Então vamos nos unir, batalhar que a gente pode chegar onde quisermos”.

A professora Mauricélia Sousa, da cidade de Valença do Piauí, ministrou palestra no evento sobre empreendedorismo.

“Empreendedorismo é a arte de criar algo novo, a arte de inovar. Empreender a si mesma é você buscar estar sempre inovando, buscar sempre mudar a si mesma. Não se pode conformar com o que tem hoje porque você pode melhorar. Se hoje algo te incomoda, muda! Se não está feliz na profissão, muda! A gente não pode ter medo da mudança porque ela vai fazer a diferença em nossa vida e nesse processo de mudança a gente não pode esquecer dos nossos cuidados. Precisamos estar sempre lindas”, ressaltou Mauricélia durante sua oratória.

Ao final do evento a dupla de cantoras gospel Magda e Sara encerraram cantando a música intitulada Conquistando o impossível, de autoria da cantora Jamily. Após a apresentação da dupla foi servido lanche aos participantes.

Mais de 30 mulheres também tiveram seus nomes mencionados como destaques por atuar em diversas profissões no município.

Além da prefeita Maria José e do vice Neli Borges, prestigiaram o evento os vereadores Marcos Vinicius e Francisquinho, bem como os secretários: Netinho (Agricultura), Maria Inês (Educação), Layrton Carvalho (Saúde), Tarciana Oliveira (Assistência Social), demais servidores do municípios lotados nas secretarias e o público em geral.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS