Connect with us

DESTAQUES

Importante lagoa do Piauí corre o risco de desaparecer nos próximos 2 meses

Publicado

em

Um cenário entristece os antigos moradores de Jardim do Mulato, a 141 km de Teresina. A lagoa com 2.700 hectares vem aos poucos morrendo e corre o risco de desaparecer nos próximos meses.

O agricultor Genival Soares conta que a paisagem era bem diferente da atual. Segundo ele, a água em abundância na lagoa beneficiava a todos da região, mas aos poucos foi sumido por destruição do ser humano.

Emocionado, o agricultor José Nunes é outro que se lembra de como era a lagoa no período de chuva, quando a água chegava à altura da cintura. Agora com o cenário de seca, o medo dele é que os filhos e os netos não vejam o lugar como já viu um dia.

“Daqui a gente pegava o peixe e quando a chuva baixava a gente fazia o plantio de feijão, abóbora e quiabo. Agora a água sumiu e o pouco que restou não deve durar dois meses. Meu sonho é levá-la cheia novamente”.

Em 2002, a Lagoa do Mulato passou a ser área de preservação ambiental, mas mesmo assim as regras não são respeitadas. Além do desmatamento constante, parte do esgoto da cidade vai parar no local, poluindo ainda mais a água, que vem sumindo com a falta das chuvas.

Publicidade

Outro problema, segundo o agricultor José Clarindo de Sousa, são os vários balneários construídos na margem da lagoa. Para ele, as instalações só vêm aumentando a poluição e seca do local.

O coronel Renato Alves, da Polícia Militar, já elaborou dois projetos para revitalizar a lagoa. Um deles foi encaminhado até para o Ministério do Meio Ambiente, mas sem sucesso.

“Por iniciativa própria eu já fiz dois projetos de revitalização da lagoa. Infelizmente pela situação de hoje seriam necessários mais de R$ 500 milhões para salvar o local. O dinheiro que poderia ser conseguido através de apoio do Governo Federal ou através de parcerias do Governo do Estado”, declarou o coronel.

lagoa do mulato 2 lagoa do mulato 3

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS