Connect with us

DESTAQUES

JAICÓS | Racionamento de água, um problema que se arrasta e se agrava a cada ano

Publicado

em

O município de Jaicós há anos enfrenta problemas com a falta de água, o açude Tiririca, responsável pelo abastecimento da cidade, no mês de julho do ano de 2014 chegou a um nível tão crítico, a ponto de serem retirados de lá todos os materiais utilizados para transportar a água para a Estação de Tratamento de Água (ETA). As bombas foram desligadas oficialmente em agosto de 2014, quando não havia mais possibilidade de fornecer água para a população jaicoense em virtude da seca intensa nos últimos anos. Foi interrompido o abastecimento para toda a região, tendo retornado somente no dia 9 de abril de 2015, após um período chuvoso que elevou o nível do açude. Foram nove meses em que a população se manteve enfrentando as enormes filas nos poços, que as vezes também falhavam, ou comprando água.

“Quando assumi a  Agespisa, em março de 2015, como chefe do escritório de Jaicós, a nossa cidade já vinha a mais de nove meses sofrendo a falta d´água. Nos lugares baixos como no Centro, realmente não faltou água durante esse período, que foi de julho de 2014 a março de 2015. Nesse período Jaicós não teve água, tanto é que nesses nove meses que as pessoas ficaram sem água a  Agespisa não cobrou a tarifa. Voltamos a funcionar em março de 2015. Reiniciamos o abastecimento de água já fazendo o racionamento, a gente trabalhava um dia e parava dois, em cada bairro funcionava um dia e parava dois, e assim estamos funcionando a mais de dois anos, já fazendo o racionamento. Só agora que o governador sentiu realmente a grande escassez de água, baixou um decreto atingindo 27 cidades e Jaicós está inclusa” explicou João de Edmundo, chefe do escritório local da Agespisa, em Jaicós.

O governador Wellington Dias (PT), em um decreto assinado no dia 28 de junho deste ano estabeleceu racionamento de água em Jaicós e mais 26 municípios do Piauí por prazo indeterminado. A medida ocorre por conta da estiagem prolongada no semiárido, que provocou a escassez nos reservatórios que abastecem a região, e prevê bônus ou sobretaxa para quem consumir fora das metas estabelecidas.

Edmundo, chefe do escritório local da Agespisa, em Jaicós

“Uma medida do governo para racionamento foi aumentar a tarifa em 4.57% e diminuir a taxa mínima de uso que era de 10 metros por mês, para 6. Antes o consumidor gastando até 10 metros pagava 27, hoje ele vai pagar 33 reais gastando até 6 metros. È outra medida para que o usuário venha a economizar água, porque quando encarece é claro que o usuário passa a usar menos, é realmente uma medida pra forçar o consumidor a economizar, em função da escassez de água” disse João.

Segundo João de Edmundo, este ano o nível do açude Tiririca ficou abaixo de 50% e para que possa ultrapassar o ano é preciso que haja medidas para economizar. Ele também afirmou que o açude, mesmo cheio, hoje é insuficiente para abastecer a cidade, pois a mesma cresceu, mas o reservatório continua com o mesmo volume de água.

Publicidade

“Este ano o nível do açude ficou abaixo de 50% e para realmente ultrapassar o ano é preciso de medidas que venham a economizar para que no próximo ano a gente possa receber mais chuvas e assim ir dando para passar. Porque na verdade o açude Tiririca hoje é insuficiente para atender a cidade, mesmo ele cheio na sua totalidade, porque a nossa cidade cresceu muito e o açude continua com o mesmo volume de água. Para garantir o abastecimento é preciso trazer água de onde tem” ressaltou ele.

A promessa da adutora

Desde o ano de 2011, ou quem sabe até em anos anteriores a esse, se fala no meio político sobre a construção de um sistema adutor da barragem Poço de Marruás, em Patos do Piauí, á Jaicós. O ex-governador Wilson Martins prometeu, o atual governador Wellington Dias (PT) também, mas até hoje a promessa não foi cumprida.

Antigos e atuais vereadores da cidade de Jaicós já apresentaram requerimentos solicitando urgência na construção da adutora, a população já realizou manifestações, mas tudo parece em vão, pois a centenária cidade de Jaicós continua enfrentando o mesmo problema.

O ex-governador Wilson Martins prometeu a construção da adutora.

“Jaicós recebeu uma promessa do governador  Wellington Dias quando ele era candidato ao Governo do Estado do Piauí. Ele prometeu trazer água de Patos através da adutora e o povo de Jaicós espera por isso, o povo de Jaicós está guardando que a promessa seja concretizada para que possamos ter água em abundância, porque trazendo de onde tem não haverá necessidade de racionar como estamos racionando” disse João.

Publicidade

Enquanto as chuvas não vêm, e as promessas não se cumprem e os clamores do povo não são ouvidos, os jaicoenses continuam carecendo da preciosa e “tão difícil” água. Um problema que se arrasta e se agrava a cada ano e que parece caminhar a passos muito largos rumo à resolução.

Confira imagens de situações costumeiras na cidade de Jaicós:

Fonte: Rádio e Portal CantaGalo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS