Connect with us

DESTAQUES

Na disputa pela presidência da APPM, prefeito Toninho apresenta propostas e busca fortalecimento 

Publicado

em

Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, prefeito reeleito de Caridade do Piauí, se prepara para enfrentar um nova disputa, desta vez, para a Associação Piauiense de Municípios (APPM). Toninho é um dos gestores que está na concorrência pela presidência da associação.

Desde que colocou seu nome entre os concorrentes, Toninho tem buscado fortalecimento, e percorrido diversos municípios em busca de apoio. Segundo informações divulgadas pelo gestor, ele já conseguiu até o momento a adesão de 68 prefeitos.

Segundo Toninho, a união dos gestores pelo municipalismo, é a melhor forma de conseguir fortalecimento. “Acredito que somente unidos pelo municipalismo podemos nos fortalecer para o enfrentamento dos novos desafios que teremos a partir de 2021. Por isso mesmo estou trabalhando fortemente pelo consenso, por acreditar que essa seja a forma mais saudável e produtiva para escolha da gestão de nossa instituição”.

O gestor também disse que está preparado para atuar em prol de todas as cidades. “Estamos preparados para trabalhar em prol de todos os municípios piauienses e acredito que unidos vamos avançar nas mais diversas pautas municipalistas. Acredito na importância de uma representativa ativa, agregadora e responsável para lutarmos por uma APPM me cada vez mais forte e mais próxima dos prefeitos e prefeitas”.

Toninho também divulgou algumas de suas principais propostas de trabalho. Descentralizar as ações da APPM, levando cursos, treinamentos e capacitações de Norte a Sul do Piauí, em parceria com as associações regionais, fortalecendo os laços e proporcionando a participação de mais gestores e técnicos dos municípios, é uma delas.

Publicidade

O gestor também visa construir uma solução junto a equatorial Piauí, para que os débitos em atraso dos municípios piauienses, sejam divididos em parcelas de até 1% da receita bruta do município de forma que não comprometa o orçamento das prefeituras, e ao mesmo tempo, favoreça o pagamento do débito junto à empresa, a exemplo do que ocorre com o INSS.

Outra proposta, “é construir um aproximação maior dos municípios junto aos órgãos de controle, como TCE-PI, TCU e Ministério Público, para que possamos atuar de forma preventiva com ações de capacitação e orientação”.

Entre seus objetivos também está capacitar os municípios para desburocratizar o recebimento dos recursos disponibilizados na Plataforma Mais Brasil, através de emendas, e fortalecer o plantão jurídico, com advogados da APPM disponíveis para consultas e esclarecimentos dos prefeitos.

A chapa que tem sido visada, é com Toninho como presidente da APPM, Paulo César (Progressistas) 1º vice-presidente, Nestor Elvas (MDB) 2º vice-presidente e Magno Soares (PT) 3º vice-presidente. A intenção do gestor é que os demais espaços na mesa diretora sejam indicados pelas associações regionais de prefeitos.

A Assembleia Geral Ordinária para escolha dos novos membros dos conselhos Deliberativo, Fiscal e Diretor da entidade, para o biênio 2021-2022, será realizada no dia 08 de janeiro. A Assembleia, da qual só poderão participar prefeitos filiados e adimplentes com a Associação, acontecerá de forma presencial, no auditório da APPM, em Teresina, das 9h às 17h.

Publicidade

Nesta terça-feira (15) será realizado um encontro com os prefeitos do Vale do Itaim. O evento, promovido pela APPM com o objetivo de apresentar os candidatos à presidência da associação, será realizado em Picos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS