Connect with us

DESTAQUES

Pré-candidatos à presidência da OAB de Picos, Kléber e David vão continuar lutando por melhorias

Publicado

em

Ocorreu na manhã desta sexta-feira,14, no restaurante do Picos Hotel, situado na av. Senador Helvídeo Nunes, 400, o lançamento da pré-candidatura à presidência da OAB Subseção de Picos.

Na ocasião, estiveram presentes, o pré-candidato à presidência, o advogado Kléber Curica juntamente com o pré-candidato a vice, David Benevides, que encabeçam a chapa concorrendo às eleições presidenciais da Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção de Picos, além dos demais membros da ordem que declararam apoio aos pré-candidatos e a imprensa picoense que participou de uma entrevista coletiva com os presidenciáveis.

A eleições para presidência estão marcadas para o dia 24 de novembro. De acordo com o pré-candidato, Kléber Curica, a OAB Subsecção de Picos abrange 8 comarcas correspondentes a vinte e três municípios da macrorregião e possui em torno de setecentos de vinte e nove advogados que estão ativamente no exercício da profissão. Segundo Kléber, a iniciativa partiu do interesse de maior valorização no que se refere ao perfil do advogado e que se identifique com as militâncias, preocupado nas suas prerrogativas e quanto ao seu dia-a-dia de trabalho.

“Nós vamos montar uma chapa pra trabalhar e proteger o advogado, proteger a Constituição e proteger a democracia. Temos uma preocupação não apenas em Picos, e sim a todos os advogados, pois a subseção abrange oito comarcas em vinte e três cidades” afirmou Kléber Curica

Durante o momento várias indagações foram lançadas aos presidenciáveis. Foram abordadas questões que retratam sobre melhorias para a categoria e também para a sociedade, destacando a missão que tem o ordenamento jurídico cujo o compromisso é primar pela Ordem Jurídica no Estado Democrático de Direitos, Direitos Humanos e da Cidadania que abrange às diversas dimensões sociais quem compreendem a Justiça Social embasadas na Constituição Federativa do Brasil de 1988. Entre as questões abordadas no decorrer da entrevista coletiva foi destacado sobre melhorias em prol da sociedade e quais propostas de reivindicações que seriam levadas ao Tribunal de Justiça.

Publicidade

“Temos várias propostas em relação essa questão de melhorias para o trabalho do advogado na região. Estamos preocupados em trazer melhorias de estruturas como as construções do Fórum de Simões e de Itainópolis, assim como a continuação da construção do Fórum de Picos. Trazer estruturas melhores para os servidores, para os advogados e seus jurisdicionados. Vamos ter sim essa preocupação não só em Picos, mas em todas as comarcas” destacou Kléber Curica.

Outro ponto que chama bastante a atenção é o fato da reeleição, que segundo Kléber explicou os motivos que o atual presidente não se lança como candidato a reeleição para presidência, visto que não existe nenhum decreto de proibição, mas que faz parte de uma tradição seguida na região.

“A questão da não reeleição é salutar porque surgem ideias novas e há a busca de progressos novos, e também é o pensamento dessa nova gestão que vai assumir e gerir para a classe dos advogados como um todo” ressaltou

Em relação a atual gestão que tem como presidente Frank Bezerra, Kléber Curica destacou que o gestor atual trouxe muitos progressos e muitas melhorias e que pretendem continuar com as propostas trazendo mais progressos. Relatou ainda casos que envolveram a população, a exemplo dos comerciantes e ambulantes que foram transferidos para a av. Beira Rio, local considerado ermo e vulnerável às práticas criminosas, tendo em vista que há décadas estavam instalados nas praças e seria mais viável a revitalização dos locais públicos e alocação de forma padronizada do que a brusca transferência.

“A gestão do presidente Frank teve essa preocupação de se aproximar da sociedade e quando houvesse essa discussão com relação aos comerciantes a OAB estava presente e vamos continuar com a proteção dos menos favorecidos sim” declarou

Publicidade

O pré-candidato a vice-presidência da Ordem dos Advogados em Picos, David Benevides, destacou que a iniciativa de lançar o nome para pleitear e concorrer às eleições, partiu do convite e de diversos diálogos com Kléber.

“Eu recebi o convite do Kléber para integrar essa chapa e concorrer nas eleições que estão se aproximando. Eu destaco que essa chapa tem um mote de trabalho e de dar melhores condições de trabalho para o advogado e que esse seja fortalecido socialmente”

Em relação às medidas que viabilizem o desafogamento de demandas, como a realização dos mutirões, que tem por finalidade desafogar as demandas que dificultam o andamento do trabalho, e, que são medidas já existentes. No entanto, ele destacou outras alternativas que serão reivindicadas buscando sanar esse problema.

“Os mutirões são bastante pontuais e em certa medida podemos considerar como proveitosos, mas é insuficiente para atender a demanda que é muito grande. A situação do judiciário hoje da macrorregião picoense precisa de ações permanentes que são a busca de melhorias de trabalho, busca de melhorias de estrutura. Aqui em Picos, nós precisamos de um fórum novo e, que atualmente por questões burocráticas está parado. De forma geral o que a gente precisa para ser liberada essa demanda que está reprimida, é justamente dar mais condições de trabalho para os servidores e para os advogados. O Tribunal de Justiça é uma luta da gente e que designe mais servidores para as comarcas, dê estrutura física de Fórum, venha a equipar as secretarias com equipamentos que atendam a demanda real hoje” acrescentou David.

Indagado sobre as questões que envolvem os albergados e as condições que se encontra hoje a população carcerária, principalmente em Picos, que tem uma média de 400 presos no sistema prisional da Penitenciária João de Deus Barros, possuindo capacidade de aproximadamente 144 presos, Benevides ressaltou que é uma questão de Direitos Humanos e falou sobre as propostas.

Publicidade

“A OAB sempre foi porta-voz da sociedade e tem que se manter forte em todo os direitos. Os presos obviamente não são inferiores a ninguém por estarem presos. Essa é uma questão de direitos humanos de dar melhorias e condições. Não podemos admitir que um sistema que prega a ressocialização amontoe num cubículo quadrado. Essa é uma luta não só da OAB Subsecção de Picos, essa é uma luta nacional” ressaltou

“A gente sabe que a burocracia estatal trola um pouca às nossas ações, mas a OAB sim, vai se manter vigilante e atenta para cobrar esses anseios” declarou o pré-candidato a vice-presidente, David Benevides.

O atual presidente, Frank Bezerra destacou a ocasião como valorosa por estar apoiando uma chapa que tem compromisso com a população picoense. Ressaltou desde tempo passado na época da gestão do Dr. Agrimar Rodrigues quando presidiu a subseção prestando e valorizando a toda classe advocatícia

“Hoje a OAB está presente em todos os assuntos relacionados a população picoense, quando se fala em qualquer discussão de políticas públicas em Picos se pensa logo na OAB que juntamente com o Ministério Público são os porta-voz da sociedade picoense. Isso me orgulha muito. A classe dos advogados vem se fortalecendo muito com esse protagonismo. Fico muito feliz em estar continuando nessa caminhada e tenho certeza que o Dr. Kléber e o Dr. David vão colocar em prática tudo que está sendo feito” disse Frank Bezerra

A advogada e também pré-candidata à presidência da OAB Piauí, Geórgia Nunes, participou da solenidade apoiando os presidenciáveis e avaliou como positivo o lançamento da pré-candidatura destacando a importância para a história da OAB Subseção de Picos e o trabalho e compromisso que os pré-candidatos vão desempenhar em prol da advocacia e da população.

“Ficamos muito feliz com o convite em participar do lançamento da pré-candidatura do Kléber para mostrar o nosso apoio da advocacia  do Piauí como um todo, a esse projeto tão bem-sucedido que vem sendo desenvolvido aqui ao longo dos anos. Um projeto que vem fortalecendo e dando respeito a advocacia junto a sociedade e prestando relevante serviço a toda a sociedade de Picos. É esse modelo de gestão que pretendemos retomar a partir de 2019 com a eleição, atuando e adotando como modelo de gestão que Picos vem desenvolvendo” destacou Geórgia Nunes.

Publicidade

_Veja mais fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS